Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Avaliações

Os 30 melhores apps educacionais para a escola

Por estarmos no meio de uma pandemia sem precedentes, o ano escolar está um pouco diferente. Por sorte, graças à tecnologia moderna, é possível continuar os estudos mesmo quando ficamos em casa. Em 2020, houve um grande aumento na popularidade dos apps educacionais novos ou antigos. Hoje vamos examinar alguns dos melhores apps para ajudar nos estudos. Praticamente todos eles podem ser baixados tanto para iPhone quanto Android.

Conteúdos:

Apps para aprendizado virtual

Por mais que um aplicativo móvel nunca possa substituir a presença de um professor, os sistemas escolares de hoje estão encontrando uma série de formas criativas para continuar conectados.

Zoom

Prostock-studio/Shutterstock.com

2020 tem sido o ano de reuniões no Zoom, festas no Zoom, aulas no Zoom e muito mais! Há um bom motivo pelo qual esse programa para chamadas de vídeo virou a escolha mais comum dos professores por toda a parte: funcional e fácil de usar, o Zoom permite chamadas de vídeo fáceis e sem limite de participantes.

Flipgrid

Prostock-studio/Shutterstock.com

Usado por professores e escolas para ensino em todos os graus, o Flipgrid é uma forma divertida e inovadora de facilitar discussões em classe e o compartilhamento de opiniões. O educador pode fazer uma pergunta ou postar um tópico, deixando que cada aluno responda com sua própria mensagem de vídeo. Os alunos também podem acessar as respostas dos colegas, o que gera um clima de comunidade mesmo através do estudo virtual.

Google Classroom

Prostock-studio/Shutterstock.com

O Google Classroom, ou Google Sala de Aula, está virando rapidamente uma das plataformas de aprendizado virtual mais populares com escolas do mundo todo. O programa oferece todos os recursos de que os professores precisam para facilitar o aprendizado à distância em qualquer idade ou nível.

Apps para o ensino domiciliar (homeschooling)

Quer dar o próximo passo e educar por conta própria esse ano? Você não está sozinho – e há uma variedade de aplicativos que podem ajudar! Aliás, seus filhos provavelmente já conhecem alguns dos apps que vamos ver em seguida.

BrainPOP

Prostock-studio/Shutterstock.com

This popular app that is used by many schools nationwide is a great choice for homeschooling families as well. Students can learn information from a variety of subjects in small video snippets that are developmentally appropriate for their grade. Interactive elements also include unit studies, quizzes and games. Brain Pop Jr. is designed for students in grades K-3 and Brain Pop is best suited for grades 4-8. From the periodic table to the color wheel, this educational app has everything you need to teach kids the basics.

Turma da Galinha Pintadinha

Prostock-studio/Shutterstock.com

Para os pais que têm filhos bem pequenos, esse app é uma opção ideal para aquele dia onde há menos tempo a ser dedicado às crianças. Com histórias divertidas, conteúdo musical e atividades educativas, esse app serve para entreter e instruir seu filho em um ambiente virtual agradável e confortável.

Kahoots!

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um app que, além de estimular o aprendizado do inglês, dá a pais e professores uma oportunidade de acompanhar os estudos em outras plataformas com opções de ensino divertidas e fáceis de usar. O app usa jogos de perguntas e respostas estilo quiz, permitindo o estudo em uma série de temas que inclui ciências, história, biologia e matemática.

Duolingo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Esse app gratuito virou a forma mais popular de aprender idiomas estrangeiros para todas as idades. Milhões de estudantes no mundo todo o usam para aprender mais de 38 línguas. O aplicativo apresenta informações de forma lúdica e fácil de entender, e é uma ótima forma de complementar a educação em casa.

Quizlet

Prostock-studio/Shutterstock.com

Usado por pessoas de todas as idades, esse aplicativo de flashcards ajuda as crianças a estudar, praticar e memorizar qualquer coisa. O usuário pode criar seus próprios flashcards ou acessar materiais de estudo criados por outros estudantes. Pais e professores podem criar pilhas de flashcards e testes para o estudo das crianças.

LingoKids

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com foco em crianças até 8 anos de idade, esse é um app popular que permite o aprendizado de línguas em um ambiente seguro e divertido. As diversas opções de estudo permitem ao aluno acompanhar seu progresso de forma lúdica e envolvente.

Khan Academy Kids

Prostock-studio/Shutterstock.com

O Khan Academy Kids é uma ferramenta muito popular tanto para o ensino domiciliar, ou homeschooling, quanto como complemento de aulas tradicionais. O app, que é vencedor de vários prêmios, inclui ferramentas para professores, agendas de planejamento semanal, material para impressão e muito mais! Centenas de livros, atividades e vídeos gratuitos ensinam crianças de 2 a 7 anos a ler, jogar e aprender.

Apps para pais e professores

Classroom management apps and parent/teacher communication apps are more important than ever this year. Many of the best classroom apps allow students and teachers to submit assignments and comments in real-time.

Google Tarefas

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um dos apps mais úteis para pais e professores é o Google Tarefas. Embora não seja uma plataforma voltada exclusivamente para o ensino, esse app leva a organização de aulas e projetos para um novo patamar, permitindo que professores, pais e alunos se coordenem virtualmente através de suas contas Google. O app inclui planejamento, agendas compartilhadas, lembretes e compartilhamento de links.

Kindle

Prostock-studio/Shutterstock.com

O Kindle é mais conhecido por ser o leitor de livros digitais da Amazon e um dos pioneiros da área de leitura digital. Mas você sabia que o Kindle também é um aplicativo disponível tanto para Android quanto iPhone? Com ele, o aluno pode fazer leituras mais instrutivas, gerando notas, marcando pontos favoritos ou importantes em seus livros e compartilhando passagens com outros.

TED

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com mais de 2 mil palestras disponíveis, o app TED dá acesso a todo um mundo de palestrantes, com informações sobre os mais variados temas. O app serve como um ótimo complemento para aulas de ciência, história, matemática e muitos outras temas. Um ótimo jeito de reforçar um tema já estudado ou apresentar o aluno a novas ideias.

ClassDojo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Essencialmente um app de comunicação entre professores, pais e alunos, o ClassDojo tem uma popularidade enorme nos EUA e agora também está disponível em português. O app permite criar uma verdadeira sala de aula virtual (mesmo durante a pandemia!) e motivar as crianças conforme elas avançam com seus estudos. Vale a pena conferir, e lembrando que o app é gratuito.

Google Drive

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com o Google Drive, professores podem criar apresentações de Powerpoint, compartilhar documentos de texto, áudio, vídeo ou imagem, criar planilhas compartilhadas… e muito mais! O Drive também permite que vários usuários colaborem e editem documentos em conjunto, o que é ideal para qualquer projeto em grupo. Vale lembrar que, como todos os serviços do Google, o Google Drive é gratuito.

Findmykids

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com toda a violência e criminalidade do mundo de hoje, é com apreensão que muitos pais mandam seus filhos para a escola. Compreensível. Mas com o aplicativo Findmykids, você recupera a sua paz de espírito – o app permite ver onde seus filhos estão a qualquer momento. Se a criança não estiver atendendo o celular, você pode ativar uma função especial de escuta ambiente que permite ouvir tudo o que acontece ao redor do celular dela.

Com registros de localização GPS, alertas de movimentação e outras notificações, você consegue ficar de olho em seus preciosos filhotes mesmo quando estiver ocupado com outras coisas. Comece a usar o app Findmykids já!

Dropbox

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com o Dropbox, o professor pode armazenar, fazer backup, sincronizar e compartilhar documentos e arquivos de todos os tipos, tamanhos e formatos com uma conta gratuita. Os arquivos podem ser acessados até mesmo offline; arquivos importantes, por outro lado, podem ser protegidos com senhas. Para o envio de arquivos pesados, o Dropbox também é uma das melhores opções.

Apps para o aprendizado em sala de aula

Entre os apps que ajudam professores a manter as crianças envolvidas e prestando atenção durante a aula, aqui temos alguns dos mais úteis e populares.

PlayKids

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um app que existe desde 2013, o PlayKids se tornou uma das opções mais populares para ensinar ou reforçar o aprendizado de diversas matérias – línguas, história, ciências – através de histórias, desenhos, jogos, atividades interativas e personagens divertidos.

Canvas Student

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um app ideal para a organização do conteúdo sendo ensinado, o Canvas Student permite ao professor criar e enviar tarefas, acompanhar o progresso dos alunos, marcar atividades em uma agenda comum, criar discussões compartilhadas, compartilhar vídeos ou outros tipos de arquivo, e assim por diante.

Freckle

Prostock-studio/Shutterstock.com

Embora não seja compatível atualmente com smartphones, o Freckle é usado em muitas salas de aula em tablets e Chromebooks. O Freckle possui jogos e atividades para todos os graus em uma variedade de assuntos, incluindo matemática, inglês, artes, ciência e estudos sociais. Projetado especialmente para salas de aula e professores, o Freckle permite gerar registros detalhados do progresso dos alunos. Além disso, os planos de aula se enquadram com os padrões educacionais das escolas públicas. A plataforma está disponível principalmente em inglês.

ABCya

Prostock-studio/Shutterstock.com

Este app criado por professores possui mais de 400 jogos projetados para alunos até o 6º grau. As áreas de estudos incluem matemática, ciência, estudos sociais, arte e música. Usado em muitas escolas nos Estados Unidos, o app só está disponível em inglês no momento, mas para alunos bilíngues é uma ótima opção que oferece jogos instrutivos e divertidos para jogar em casa.

Canva

Prostock-studio/Shutterstock.com

Geralmente, um novo software pode exigir que o professor passe várias horas só para aprender como tudo funciona. Esse não é o caso do Canvas, que para muitos é o app ideal de ensino. Com ele, é possível criar apresentações compartilhadas com os alunos, bem como acompanhar o processo criativo dos alunos eles mesmos. O melhor da história? O app é gratuito, embora haja planos pagos para garantir o acesso a todas as suas funcionalidades.

Apps para alunos de ensino médio e faculdade

Uma variedade de plataformas de ensino, apps de organização, apps de notas e de comunicação na sala de aula tem uma utilidade especial para alunos de ensino médio ou já na faculdade. Aqui estão alguns dos mais comuns:

Coursera

Prostock-studio/Shutterstock.com

Coursera é uma plataforma de renome internacional que oferece cursos em praticamente tudo o que você pode imaginar. Com conteúdo gerado por profissionais de alto nível, o Coursera é inteiramente gratuito – o aluno tem acesso livre ao conteúdo, precisando pagar somente caso queira obter o certificado de aprendizado, após concluir um curso.

Babbel

Prostock-studio/Shutterstock.com

Para quem precisa aprender um outro idioma, o Babbel é uma das melhores opções. Embora não seja gratuito, como o Duolingo, o app é uma opção muito mais em conta do que aulas tradicionais – e, para muita gente, é muito mais eficaz. O app promete levar à fluência em algumas semanas, e embora essa afirmação seja um pouco exagerada, ele garante um progresso rápido e efetivo no estudo de qualquer idioma.

SimpleMind

Prostock-studio/Shutterstock.com

Com esse divertido app, o aluno pode criar seus próprios mapas mentais para ajudar a ter ou organizar novas ideias. A plataforma é considerada fácil de usar e intuitiva, com uma série de ferramentas disponíveis para criar a solução de que você precisa. Para deixar ainda melhor, o SimpleMind é gratuito.

StudyBlue

Prostock-studio/Shutterstock.com

Muito popular por sua grande base de dados educacionais, geralmente em inglês, o StudyBlue é uma plataforma crowdsourced – sua biblioteca possui informações geradas por milhões de estudantes no mundo todo. O StudyBlue permite criar flashcards e jogos de trívia, que a seguir podem ser estudados ou compartilhados pelo app. Crie seu próprio material ou aprenda com o material de outros estudantes e professores.

Evernote

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um app extremamente popular para fazer anotações e comentários, o Evernote existe já faz décadas e pode ser sincronizado com todos os seus dispositivos – incluindo, é claro, o seu computador. As notas permitem que seja incluído conteúdo de texto, fotos, vídeos e mais. Além disso, as notas podem ser organizadas, pesquisadas, editadas e arquivadas conforme necessário. A possibilidade de criar vários cadernos de anotações também ajuda a separar as notas do trabalho ou de diferentes matérias na escola. Finalmente, além de ser gratuito o Evernote é simplesmente um dos melhores apps para a organização e gestão de projetos.

Forest

Prostock-studio/Shutterstock.com

O Forest é mais um app de produtividade do que de educação, mas o incluímos aqui por ser tão popular com estudantes. Com o app, você cria uma floresta virtual durante todo o tempo em que não usa o celular para atividades desconectadas da tarefa atual. O aluno inicia um temporizador para ajudar a se concentrar no estudo e uma árvore começa a crescer. Quando o aluno usa o celular como distração, a árvore morre. Pode soar meio bobinho, mas funciona para milhares de pessoas no mundo todo!

My Study Life

Prostock-studio/Shutterstock.com

Esse app para estudantes é como se fosse uma versão digital de um planejador de estudos. Um app muito compreensivo, ele permite que os alunos monitorem suas aulas, projetos, tarefas e atividades em um só lugar. O app permite sincronizar todos os dados entre vários dispositivos e envia lembretes de testes que se aproximam ou de outros prazos importantes. As tarefas podem ser organizadas de acordo com importância ou urgência. Nunca mais se atrase nos estudos com o My Study Life!

Para concluir

Por diferente que esse ano escolar seja dos outros, a tecnologia nos dá formas novas de manter o contato uns com os outros, permitindo-nos explorar possibilidades de aprendizado diferentes e cultivando a nossa criatividade. Praticamente todos os apps para alunos e professores que listamos acima podem ser acessados tanto por dispositivos Android quanto iOS, e muitos deles são gratuitos.

Você tem um app de educação favorito que não foi mencionado acima? Diga qual é nos comentários, logo abaixo!

2
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X