Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
História do Usuário

Chantagem na adolescência! Como chegar a um acordo com crianças “não tão crianças assim”?

Uma de nossas leitoras compartilhou seu relato:

“Minha filha tem quase 16 anos e está sempre usando a técnica de me chantagear. Por exemplo, ela fala “posso fazer uma festa do pijama no sítio para comemorar meu aniversário de 16 anos?”. Eu respondo que “não”. E ela diz, “então não quero ver nenhum parente no meu aniversário e também não vou mais fazer isso ou aquilo”.

O que eu faço? Como eu consigo conversar com uma menina adolescente, chegar a um acordo e acabar com essas chantagens?”

Dicas dos especialistas

Nós perguntamos a duas especialistas e pedimos as suas recomendações aos pais que estão enfrentando problemas de chantagens com seus filhos, crianças ou adolescentes.

Como lidar com um adolescente – dicas de uma psicóloga

Prostock-studio/Shutterstock.com

Marta Gonçalves, uma especialista com 20 anos de atuação como psicóloga infantil, acredita que é importante conversar com a criança “em pé de igualdade”, mas a decisão final deve ser tomada com base na experiência de vida dos pais:

“A chantagem é um mecanismo comum usado por adolescentes quando se comunicam com seus pais. Seu objetivo é mostrar e provar aos pais que eles cresceram e agora podem conversar de igual para igual: “Você tem o direito de exigir algo de mim. Eu também tenho o mesmo direito de exigir algo de você agora!”

Por um lado, esta é uma manifestação natural durante o crescimento. Muito provavelmente, esse comportamento indica que a criança está testando a si mesma no papel de adulto. No entanto, não é fácil para os pais perceberem tais mudanças e manifestações em seus filhos.

Como assim alguém está tentando “tirar” do pai o seu papel de autoridade?! Esses episódios podem desencadear ansiedade nos pais, bem como medo e uma incapacidade em controlar alguém que até pouco tempo era obediente e submisso. Os pais ficam inseguros e o adolescente consegue perceber isso imediatamente.

Portanto, ao lidar com um adolescente, é muito importante fazer o seguinte:

  1. Ouça atentamente o seu filho, conversem juntos sobre cada situação.
  2. ENTRETANTO, a decisão deve ser tomada com base no julgamento adequado da situação como pai/mãe.

Caso se trate de um comportamento realmente perigoso ou inadequado à idade da criança, a tarefa dos pais é proibir e prevenir isso. Às vezes, basta conversar com seu filho e dizer “Isso pode ser muito perigoso e eu me preocupo com você”.

Não se esqueça que um adolescente não pode ser impedido de fazer tudo sempre, caso contrário, ele começará a perder a confiança que tem em você como pai. Com isso, inevitavelmente, surgirá uma grande tentação em quebrar essas regras.

Permita que seu filho adolescente faça o que você acha necessário e importante para ele. Tente estabelecer uma conversa como se vocês fossem iguais, mas não se esqueça de que trata-se de uma relação pai-filho. Ainda que a criança já seja adolescente, ela precisa da sua orientação e, por mais paradoxal que isso pareça, ela está de alguma forma esperando que você imponha limites.

Faça as suas escolhas: a opinião de uma professora

Prostock-studio/Shutterstock.com

A professora e mãe Bárbara Peres tem certeza de que o problema da chantagem inicialmente decorre de alguns erros dos pais:

“A chantagem de um adolescente é sempre um problema que começa com os pais. Acredito que a primeira coisa a pensar é quando isso começou?

Se esse comportamento não existia antes dos 16 anos, o problema pode ser resolvido com conversas francas. Por que sua filha está agindo assim? Caso a criança fuja do diálogo, observe as suas próprias ações em relação a ela. Na maioria das vezes, esse comportamento surge em adolescentes cujos pais restringem demais sua liberdade. O que quero dizer com isto:

  • manter um controle constante sobre quem são os amigos do filho;
  • criticar constantemente o ambiente do adolescente;
  • rejeitar e ignorar os hobbies dos filhos;
  • impor constantemente a sua visão, opinião e desejos.

Nessa idade, a criança precisa de alguma independência. A tarefa dos pais é amá-los, protegê-los e guiá-los, mas definitivamente não impor sua opinião aos seus filhos.

Nesta situação, é importante perguntar aos pais: por que vocês estão preocupados com o pernoite da sua filha no sítio? Você não sabe quem estará lá e o que vão fazer? Esta é a sua supervisão. Acredito que é preciso estar sempre (realmente) interessado em saber mais sobre os amigos e os interesses de um adolescente.

Uma outra opção é sugerir de ir com eles, mas sem atrapalhar ou ficar o tempo todo com os jovens. Vou contar uma experiência pessoal da minha família. Minha filha estudou em uma escola de fotografia. Eles faziam passeios para tirar fotos noturnas de estrelas cadentes. O grupo tinha pessoas de diferentes idades e eu estava muito preocupada, então me ofereci para ir junto. O tempo voou: os adolescentes estavam ávidos pelas atividades, os adultos relaxavam por perto… Lembramos sempre dessa viagem e de como ela foi prazerosa. As fotos também ficaram ótimas!

Prostock-studio/Shutterstock.com

Converse com sua filha e diga que você está realmente preocupada com ela e com sua segurança. Quando você confia no seu filho e no seu grupo de amigos, não há porque ter medo: um adolescente já é capaz de se defender e entrar em contato com você pelo telefone, caso seja necessário. Confiar nos filhos e aceitar que estão crescendo é muito importante nesta fase.

Um aplicativo de controle parental pode ajudar a ficar mais tranquilo com seu filho. Não apenas você verá onde a criança está e o que está fazendo, mas também permitirá que seu filho te avise em caso de qualquer perigo, graças ao botão SOS. No entanto, é muito importante conversar com a criança sobre a instalação deste app e sobre os limites do que é permitido a ambos. O aplicativo pode ser baixado na AppStore e no GooglePlay.

Uma última dica: nesta fase, é muito importante estar ao lado do seu filho ou filha ao longo do caminho e deixar que faça as coisas que gosta. Você não precisa estar fisicamente ao seu lado, mas deve saber o que está acontecendo na vida dos seus filhos e apoiá-los”.

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X