Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Férias em Família: para onde ir com crianças e como aproveitar o fim de semana

O fim de semana é o melhor momento para uma viagem em família. São 48 horas de diversão com as pessoas que você ama. Nós preparamos para você as melhores ideias para um feriado com as crianças.

Conteúdo

Planejamento

Claro que você pode brincar de «pedra, papel e tesoura» em uma reunião familiar e escolher o programa que o vencedor preferir. No entanto, a experiência mostra que um fim de semana deve ser planejado com o mesmo cuidado que seus dias úteis.

Uma das regras básicas para um fim de semana perfeito é não deixar muitas tarefas domésticas para fazer no sábado e domingo. Se você dedicar um pouco mais de tempo durante a semana para essas atividades, como pagar contas e fazer compras, então o fim de semana estará completamente livre.

Durante o planejamento, você deve considerar qual o tempo livre de cada membro da família. Se as crianças, por exemplo, praticam esportes no domingo de manhã, então uma viagem longa para fora da cidade com um pernoite pode ser uma má ideia. Você deve considerar quantas horas vocês têm, tentar usá-las da forma mais eficiente possível e isso já é quase uma ciência. A disciplina de administrar o tempo é objeto de estudo em diversos institutos educacionais mundo afora.

Prostock-studio/Shutterstock.com

Mas também não tente manter todo mundo em um horário rígido. Não há necessidade de encher o dia com dezenas de atividades e tentar enlouquecidamente cumprir todas elas sem conseguir se divertir.

Seja objetivo. No final de semana, você deve se deixar relaxar ao mesmo tempo em que recarrega as energias para uma nova semana. Se você estiver correndo de um lado para o outro durante os 5 dias da semana, então você deve evitar programas cansativos. Se for este o caso, um descanso merecido pode ser melhor opção; uma ida ao cinema ou uma caminhada com um piquenique no parque. Já para aqueles que estavam morrendo de tédio no escritório durante a semana, é melhor buscar opções divertidas como uma pedalada, jogar futebol, laser tag e parques de diversões.

Também é necessário estar atento para as necessidades individuais de cada um. Não proponha caminhar na floresta à pessoas que têm muita alergia a picadas de inseto ou, para aqueles mais medrosos, um passeio de rafting. Além disso, sempre escute o que seu filho deseja fazer. Você adora ir ao teatro, mas seu filho dorme em todas as peças? Neste caso, uma atração cultural como essa pode se tornar um foco de discórdia na sua família.

O que fazer em casa nos finais de semana?

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. Organize uma noite de culinária. Será interessante vocês cozinharem juntos. A família estará unida e ninguém vai ficar com fome.
  2. Faça uma noite de karaokê. Todo mundo vai poder escolher seu repertório e tentar marcar 100 pontos. Você também pode usar a sua imaginação e montar um palco caseiro de show e avaliar as performances. Mas sempre julgue honestamente!
  3. Um dia de jogos. Ainda bem que não faltam jogos atualmente, então você pode encontrar os jogos que seus pais brincavam, como bingo ou dominó, e outros que são mais legais para os membros mais jovens da sua família.
  4. Faça artesanato. Tire do armário a argila, papéis coloridos, lápis de cera etc. Aos poucos, esse passatempo se tornou antiquado, o que é injusto. Essas atividades ajudam a desenvolver a coordenação motora fina e a conscientização. Inclusive, você pode combinar o lazer com o trabalho: faça sabonetes artesanais caseiros em formatos interessantes.
  5. Não se esqueça que a sua casa pode se transformar em uma pequena academia. A parede sueca, alguns halteres e um tapete de yoga são suficientes para te deixar em boa forma.

Para onde ir no fim de semana?

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. A opção mais fácil é visitar amigos e parentes. Isto vai te permitir manter contato com eles, relaxar e também não vai sair um passeio caro.
  2. Shoppings modernos e centros de entretenimento são lugares de diversão. Aproveite: você pode ir às compras ou fazer a unha enquanto seus filhos brincam no parquinho. Em seguida, podem ir ao cinema juntos. Esses shoppings multifuncionais estão presentes não apenas nas grandes cidades, como também nas periferias.
  3. Vá ao zoológico ou ao circo. Aqui, tanto os adultos como as crianças passam o tempo se divertindo. Em duas ou três horas, toda a família poderá relaxar e se encher de energia positiva.
  4. Sessão de fotos. Esta é uma excelente oportunidade de atualizar o álbum de fotos da família. Pegue sua câmera e procure locais bonitos na cidade.
  5. Shows, partidas de esportes, eventos na cidade. Em geral, todos os grandes eventos na cidade se tornam um feriado local. Basta aparecer no lugar marcado, na hora certa.

Atividades ao ar livre

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. Vá para o estádio ou parque mais próximo sem pensar duas vezes! Correr ou jogar uma partida com os amigos e familiares vai te alegrar e te fazer esquecer dos seus problemas do dia a dia.
  2. Você pode praticar esportes no seu quintal. Pegue sua raquete, peteca, bolas ou um frisbee e organize as competições e torneios!
  3. O fim de semana é uma ótima oportunidade para andar de bicicleta. Pedalar 10 ou 20 quilômetros pela cidade vai ajudar você a relaxar sua cabeça. O mesmo pode ser dito sobre andar de patins, mas você deve tomar cuidado: se possível, ande em parques, praças ou locais apropriados.
  4. Trilhas. Toda cidade tem lugares interessantes. Você pode mostrar ao seu filho ou sua filha os lugares mais bonitos da sua cidade, contar mais sobre eles e lembrar de histórias engraçadas da sua vida. É legal pesquisar primeiro a história da sua terra natal para contar para seus filhos. Desligue seu celular, aproveite a natureza e respire o ar puro.
  5. No sábado ou domingo, é um bom dia para cair no mar. Se ele estiver a quilômetros de distância, uma piscina ou parque aquático também servem. Nadar é uma ótima maneira de fortalecer os músculos, que são pouco trabalhados na nossa rotina diária. Depois de nadar, sua musculatura vai melhorar visivelmente.

Para onde ir saindo da cidade?

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. Toda a família pode fazer um piquenique. Elabore um cardápio com antecedência, pense na logística e aproveite sua comida favorita ao ar livre.
  2. Pescar, colher frutas e pegar cogumelos. Fazer uma trilha ao longo do rio e da floresta vai mostrar coisas novas para as crianças. Eles poderão aprender como os cogumelos nascem não apenas pela Wikipedia, mas também ver ao vivo. Além do mais, os que você pegarem podem virar o prato principal do jantar de vocês.
  3. Uma opção simples que as famílias não costumam lembrar é de dar um passeio pelas redondezas. Vá até a cidade mais próxima, apenas para mudar o ambiente por alguns dias. O passeio do fim de semana vai ajudar as crianças a expandir sua visão de mundo e conhecer melhor as paisagens e culturas do seu país.
  4. Turismo. Faça as malas e vá acampar. Alguns dias dormindo em barracas, sem aparelhos eletrônicos, vai te ajudar a deixar a sua cabeça mais leve. Se você não consegue viver sem um conforto mínimo, escolha acampamentos mais organizados, onde há chalés com todas as comodidades.
  5. Pessoas que precisam de adrenalina devem escolher fazer um rafting, arvorismo e bungee jumping. O mais importante é não ser inconsequente.

Como deixar seu feriado divertido e seguro?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Pais precisam estar sempre um passo à frente. Se você planeja fazer uma trilha nas montanhas no sábado de manhã, tudo que você vai levar deve estar pronto na noite de sexta. Vale muito a pena explorar as redondezas. Pergunte a amigos, leia dicas na internet. Se você vai para algum lugar é melhor saber o que te espera por lá.

Prepare um «kit de primeiros socorros». Ele deve conter tudo que seja útil para você não apenas nas suas aventuras. Aqui está uma pequena lista do que é recomendado ter sempre em mãos.

  • analgésico e antialérgico;
  • repelentes e pomadas para mordidas de mosquito e outros insetos;
  • filtro solar.

Não confie apenas na sua opinião. Pergunte o que seus familiares acham e assim podem surgir boas ideias.

Estabeleça um limite de uso de internet. Por exemplo, se você estiver programando um fim de semana agitado, você pode limitar seu tempo gasto no celular em 15 a 20 minutos.

Não se esqueça de uma dieta balanceada e de uma rotina diária. Nos finais de semana que você precisar de um bom descanso, durma e se alimente adequadamente.

Preste atenção aos que seus filhos falam durante os finais de semana. Na correria do dia a dia, algumas vezes não temos tempo para uma boa conversa. Tente entender como é a vida do seu filho ou filha e quais são seus interesses.

Em resumo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Em uma entrevista, o fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que há 20 anos ele estaria feliz em passar o fim de semana no trabalho, mas agora ele está mais sábio e aproveita dias livres com a família.

Nos perfis de muitas celebridades nas mídias sociais, você pode ver fotos felizes em família. Se eles conseguem dar um jeito de arrumar tempo nos finais de semana para os parentes, é até injusto as pessoas culparem a falta de tempo.

O fim de semana em família começa com o desejo de passar mais tempo junto. Cada momento do seu sábado e domingo podem ser alegres, inesquecíveis e, o que é mais importante, fazer parte de uma memória que você construíram juntos.

brazilian banner fmk

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X