Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Bebê de 2 meses: o que um bebê de dois meses deve saber fazer?

Seu bebê tem 2 meses e esse período agrada e surpreende os pais: há apenas algumas semanas, seu filho só comia e dormia, mas agora está cada vez mais acordado e começa a explorar o mundo pela primeira vez.

É por volta dos dois meses que as mães, especialmente as mais jovens, têm suas primeiras crises de ansiedade. Nem tudo pode ser aprendido com livros e avós experientes e algumas questões perturbam os novos papais: a criança está se desenvolvendo corretamente, o que um bebê de 2 meses deve ser capaz de fazer? Devemos nos apegar aos marcos rígidos de desenvolvimento?

Se você é apenas um pai que se preocupa com o desenvolvimento do seu filho, pode ficar tranquilo. Os marcos de desenvolvimento de crianças de 2 meses foram estabelecidos há muito tempo pelos pediatras e você mesmo pode avaliar se seu bebê os atinge e quando intervir.

Conteúdos:

Desenvolvimento físico do bebê de 2 meses

Prostock-studio/Shutterstock.com

O desenvolvimento físico de um bebê de 2 meses é extremamente importante para o seu crescimento e saúde. Neste período, seu corpo começa a ganhar força e coordenação motora e ele aprende a controlar os movimentos do corpo.

Estudos mostram que estimular o desenvolvimento físico do bebê neste período pode ajudá-lo a se tornar mais ativo, ágil e consciente dos seus movimentos no futuro. Neste artigo, vamos explorar as principais áreas do desenvolvimento físico de um bebê de 2 meses, incluindo sua força muscular, coordenação motora e habilidades

O que um bebê de 2 meses deve ser capaz de fazer?

O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e fascinante. Aos dois meses de idade, as crianças começam a mostrar sinais de crescimento e desenvolvimento significativos. No entanto, é importante lembrar que todas as crianças são diferentes e seu desenvolvimento pode variar.

À medida que completam os dois meses, as crianças podem começar a mostrar algumas habilidades básicas, como segurar objetos, reagir a estímulos visuais e auditivos e até mesmo sorrir.

Atividade motora e reflexos da criança

Aos 2 meses de idade, as crianças começam a apresentar algumas habilidades motoras importantes, além de reflexos que serão fundamentais para o seu pleno desenvolvimento. Entre tais habilidades estão a capacidade de manter a cabeça erguida, o movimento dos braços e pernas e outros movimentos mais complexos.

Além disso, esta é também uma fase em que os reflexos básicos são desenvolvidos e começam a ser usados para guiar o comportamento da criança.

Desenvolvimento intelectual da criança

Prostock-studio/Shutterstock.com

Aos 2 meses de idade, as crianças começam a desenvolver sua inteligência e habilidades cognitivas. É neste momento que alguns bebês começam a reconhecer as vozes que lhe são familiares, expressar emoções e reagir a estímulos externos. Além disso, também começam a se comunicar por meio de sons e gestos simples.

Durante este período, as crianças também iniciam o desenvolvimento das suas habilidades motoras básicas como agarrar objetos, girar o pescoço e conseguir se sentar com apoio. Estes são os primeiros passos no desenvolvimento intelectual da criança que se torna mais evidente à medida em que ela continua crescendo.

Desenvolvimento emocional da criança

O desenvolvimento neuropsíquico de uma criança aos 2 meses é marcado por um rápido crescimento e desenvolvimento. Nestas primeiras semanas, as crianças podem apresentar as primeiras reações emocionais aos seus pais, como a demonstração de sinais de tristeza, raiva ou felicidade.

Estes sentimentos são importantes para o desenvolvimento da personalidade da criança e para que ela possa estabelecer relações saudáveis com outras pessoas ao longo da vida.

Órgãos sensoriais

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os sentidos desempenham um papel importante na vida de uma criança. A partir dos dois meses de idade, há um grande desenvolvimento dos órgãos dos sentidos do seu bebê, o que lhe ajudará a explorar o mundo e aprender mais sobre tudo que o cerca. Estes órgãos incluem olhos, ouvidos, nariz, boca e pele.

O desenvolvimento destes órgãos é vital para que as crianças possam ter experiências sensoriais ricas e variadas. É sempre muito interessante observar as reações do seu bebê aos diferentes sons, cheiros e texturas, por isso desde pequenas, as crianças já podem ser estimuladas com atividades que aguçam os seus sentidos.

Tônus muscular

Aos 2 meses, o tônus muscular de uma criança já está se desenvolvendo. O tônus muscular é um indicador importante do desenvolvimento motor da criança e pode variar entre diferentes faixas etárias.

Nessa idade, é possível notar que o bebê já consegue segurar com força os objetos e tenta manter seu pescoço erguido, mas é muito importante que os pais não forcem essas atividades, sob risco de uma lesão.

Rotina diária de um bebê de 2 meses

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os bebês de 2 meses são adoráveis e divertidos. Eles estão começando a desenvolver suas habilidades motoras, sociais e cognitivas. Ao mesmo tempo, a atuação dos pais fornecendo um ambiente seguro e saudável para seu bebê crescer é muito importante.

Uma rotina diária adequada é essencial para que o bebê possa desfrutar de uma boa saúde mental e física. Ainda que os horários de sono ainda não estejam ajustados, é normal que seu bebê ainda durma boa parte do dia, com períodos acordados que vão se alongar cada vez mais com o passar dos meses.

Como desenvolver um bebê: dicas para os pais

Como pais, é importante que você saiba como desenvolver seu bebê da melhor maneira possível. É importante que você entenda as necessidades do seu bebê e saiba como fornecer o cuidado adequado para cada etapa da vida do seu filho.

Neste artigo, abordamos alguns aspectos que merecem atenção dos pais e dicas sobre como desenvolver um bebê de forma eficaz. Estas dicas incluem a importância de estimular o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo do seu filho, além de oferecer atividades divertidas que estimulam o crescimento emocional e social do bebê.

A foto na primeira página: Prostock-studio/Shutterstock.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X