Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Bebê de 3 meses: o que uma criança deve ser capaz de fazer?

Aprenda sobre os marcos de desenvolvimento, físico e emocional, que seu bebê de 3 meses deve atingir. Veja dicas sobre como ajudá-los a crescer e se desenvolver, criar hábitos saudáveis e estabelecer conexões significativas.

Conteúdos:

Desenvolvimento físico e novas habilidades

Alena Ozerova/Shutterstock.com

Aos 3 meses, o desenvolvimento físico de um bebê começa a decolar. Nessa idade, eles são capazes de levantar e sustentar a cabeça e o peito quando estão deitados de bruços, mexem os braços e as pernas com mais controle e podem até rolar.

Um bebê de 3 meses está começando a desenvolver novas habilidades, como alcançar objetos, agarrar itens colocados em suas mãos e levar objetos à boca. Essas conquistas são a base para o desenvolvimento de habilidades mais complexas futuras, como engatinhar e andar.

Altura e peso da criança

Aos 3 meses, o tamanho e o peso de um bebê podem variar muito, a depender de sua composição genética, estilo de vida e alimentação. Em média, os bebês nessa idade têm cerca de 60 centímetros de comprimento e pesam entre 4,5 e 6,5 quilos.

Embora seja importante acompanhar o crescimento do seu bebê para garantir que ele esteja saudável, também é fundamental lembrar que cada bebê se desenvolve de maneira diferente. Alguns podem ser menores ou maiores do que o tamanho médio para sua idade, por isso é essencial o acompanhamento com um pediatra.

O que uma criança deve ser capaz de fazer aos 3 meses

Alek-Sa/Shutterstock.com

Aos três meses, o desenvolvimento de um bebê está apenas começando. Eles estão aprendendo a reconhecer rostos familiares, a expressar suas emoções e a interagir com o mundo ao seu redor.

Como pais, é emocionante ver seu filho crescer e desenvolver novas habilidades. Conhecer os marcos que seu filho deve alcançar aos três meses te ajudará a garantir que ele esteja no caminho certo para um desenvolvimento saudável.

Reflexos

Aos 3 meses, os reflexos do bebê ainda estão amadurecendo. Esta é uma etapa importante do desenvolvimento, pois ajuda o bebê a interagir com seu ambiente.

Alguns dos reflexos que podem ser observados nessa idade são o reflexo de enraizamento, de sobressalto e o de moro. Esses reflexos auxiliam o bebê em seu aprendizado, na interação com o ambiente e na resposta aos estímulos recebidos. À medida que esses reflexos amadurecem, o bebê começa a desenvolver novas habilidades motoras, como agarrar objetos e engatinhar.

Atividade física

Natalia Deriabina/Shutterstock.com

Aos 3 meses, a capacidade motora de uma criança está em constante mudança. Eles são capazes de levantar a cabeça e o peito enquanto estão deitados de bruços e podem mover os braços e as pernas com algum controle.

Além disso, um bebê de 3 meses consegue estender a mão para pegar objetos, rolar virando de barriga para baixo e segurar um brinquedo em uma das mãos. À medida que os seus músculos se fortalecem, os bebês serão capazes de chutar com mais força e segurar objetos por mais tempo.

As habilidades motoras nessa idade são uma etapa importante no desenvolvimento físico de uma criança, pois estabelecem as bases para atividades futuras, como engatinhar e andar.

Necessidades básicas: sono e alimentação

UvGroup/Shutterstock.com

Os cuidados com um bebê de 3 meses são fundamentais, sendo as duas necessidades básicas mais importantes, o monitoramento do sono e da alimentação. Uma rotina de sono é essencial para sua saúde física e mental do bebê, pois os ajuda no seu desenvolvimento saudável.

Por outro lado, a alimentação é o que fornece a energia que precisam para se manterem ativos durante o dia e descansarem o suficiente à noite. Uma dieta equilibrada com frutas e vegetais é essencial para o seu crescimento, desde que liberada pelo pediatra. Também é importante garantir que eles recebam líquidos suficientes ao longo do dia, como leite materno ou fórmula, se necessário.

Órgãos dos sentidos e emoções

Aos 3 meses, os órgãos dos sentidos do bebê ainda estão se desenvolvendo e eles estão começando a experimentar o mundo ao seu redor. Eles já conseguem ver, ouvir, cheirar, sentir gosto e tocar. Todos esses sentidos os ajudam a explorar seu ambiente e a formar fortes conexões emocionais com seus cuidadores.

Nessa idade, os bebês podem perceber as diferenças entre expressões faciais e reagir demonstrando emoções, como de felicidade ou tristeza. Também aparecem os primeiros indícios de reconhecimento quando ouvem vozes ou veem rostos familiares. Essas primeiras experiências com emoções ajudam a criança a desenvolver um forte senso de autoconsciência e a construir confiança nos seus familiares.

Desenvolvimento do bebê de 3 meses: conselhos aos pais

Lopolo/Shutterstock.com

Ter um bebê é uma experiência desafiadora, mas gratificante. Como pais, é importante fornecer o melhor cuidado possível para seu filho. Aos três meses, seu bebê está crescendo rapidamente e aprendendo novas habilidades. É importante entender os diferentes estágios de desenvolvimento e como melhor apoiar o crescimento do seu filho neste período.

Neste artigo, abordamos os aspectos mais importantes do desenvolvimento do bebê de 3 meses, além de fornecer conselhos aos pais sobre como ajudar seu filho a atingir todo o seu potencial.

A foto na primeira página: Dmitry Naumov/Shutterstock.com

1
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X