Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Desenvolvimento e cuidados com um bebê de 10 meses

Os pais de um bebê de 10 meses se alegram muito ao ver suas pequenas conquistas, mas costumam ficar chateados quando, na opinião deles, seu desenvolvimento está atrasado. Para não tirar conclusões precipitadas, é importante saber com clareza como se dá o desenvolvimento de uma criança aos 10 meses de acordo com os padrões geralmente aceitos pelos pediatras.

Essas informações ajudarão você a entender quando realmente vale a pena soar o alarme e o que pode ser feito para ajudar seu bebê a ter um grande sucesso em aprender sobre o mundo ao seu redor.

Conteúdos:

Desenvolvimento físico do bebê de 10 meses

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os 10 meses de idade é um importante marco no desenvolvimento físico de qualquer criança. Nesta etapa, seu filho já está adquirindo algumas habilidades motoras que vão lhes permitir explorar o mundo à sua volta e vivenciar novas experiências.

Durante este período, os bebês começam a engatinhar, levantar com apoio e dar seus primeiros passos ainda com bastante insegurança. Eles também desenvolvem a capacidade de manipular objetos com as mãos e usá-los para explorar o ambiente. Além disso, os bebês também começam a compreender palavras simples e expressões faciais.

O que um bebê de 10 meses deve ser capaz de fazer?

Aos 10 meses de idade, os bebês estão começando a desenvolver habilidades motoras e cognitivas fundamentais. Neste período, eles já são capazes de segurar objetos pequenos, sentar-se sozinhos, balbuciar suas primeiras palavras e começar a entender frases e comandos simples.

Além disso, eles estão aprendendo a engatinhar e andar, mas ainda com o auxílio de alguém. Os bebês também podem identificar objetos familiares e apontar para pessoas e coisas que querem tocar, além de expressar seus sentimentos por meio de sorrisos e choros.

Nesta idade, é comum que os bebês estejam bastante curiosos sobre o que está acontecendo à sua volta e gostem de explorar novas experiências e ambientes.

Atividade motora e reflexos

Prostock-studio/Shutterstock.com

Aos 10 meses de idade, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras significativas. Elas já são capazes de se sentar sozinhas, engatinhar e até mesmo andar com ajuda. Isso é possível graças às capacidades reflexivas que as crianças desenvolvem nessa idade. Estes reflexos são importantes para o desenvolvimento da coordenação e das habilidades motoras da criança.

Além disso, as atividades motoras realizadas pelos pais também contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. Não deixe de estimular seu filho sempre que possível, os brinquedos lúdicos podem auxiliar a diversificar as atividades.

Desenvolvimento intelectual

O desenvolvimento intelectual ou mental de um bebê de 10 meses é um processo extremamente importante para o futuro da criança. Nesta fase da vida, os bebês começam a reconhecer palavras e sons, a interagir com objetos e pessoas, e a estabelecer relações entre causa e efeito.

É também nesta fase que as crianças começam a mostrar sinais de curiosidade, aprendizado e expressão de sentimentos. Estas habilidades são fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual e mental futuro.

Aspectos psicológicos: emoções e humor da criança

Prostock-studio/Shutterstock.com

O bebê de 10 meses está começando a desenvolver uma consciência de si mesmo e do mundo ao seu redor. Esta é uma fase essencial do desenvolvimento no qual as crianças começam a demonstrar emoções, humor e outras habilidades psicológicas.

Durante este período, os pais devem observar o comportamento dos filhos para entender melhor como ela está se desenvolvendo emocional e psicologicamente.

Jogos e brincadeiras

Os bebês são curiosos e desenvolvem habilidades de brincar ao longo dos primeiros 10 meses de vida. Neste período, eles começam a aprender a explorar o mundo à sua volta, descobrindo novas formas de se divertir. Eles se divertem experimentando os diferentes objetos e tentam interagir com outras crianças, o que é importante também para a formação de vínculos sociais.

Ao longo deste período, os bebês também desenvolvem habilidades motoras finas, que lhes permitem manipular objetos pequenos e realizar atividades divertidas. Neste artigo, exploramos as principais habilidades do bebê de 10 meses e como é possível estimular seu filho de forma lúdica.

Habilidades sociais

HTeam/Shutterstock.com

Os bebês começam a desenvolver habilidades sociais desde o nascimento e são essas habilidades que se desenvolvem mais rápido nos primeiros seus 10 meses de vida. Durante esse período, os bebês aprendem a reconhecer e responder aos outros, a interagir com seus cuidadores e também a expressar suas emoções.

Sono, alimentação e rotina diária da criança

O desenvolvimento nutricional de uma criança é um processo muito importante para seu crescimento saudável. Aos 10 meses, o bebê já tem uma rotina alimentar e hábitos nutricionais que precisam ser seguidos para garantir seu desenvolvimento adequado.

Ainda que seu filho ainda esteja sendo amamentando, o aleitamento não é mais exclusivo. O bebê de 10 meses já se alimenta de frutas e comidas salgadas. É importante seguir a orientação do pediatra sobre a alimentação, já que algumas comidas são perigosas para o bebê ou devem ser introduzidas gradualmente.

Cuidados com o bebê

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os 10 meses de vida do bebê são um marco importante para o desenvolvimento infantil. Nesta fase, o bebê já está pronto para se locomover e explorar o mundo a sua volta. Por isso, é importante que os pais sejam cuidadosos com as atividades e brincadeiras que oferecem ao bebê.

Como saber se seu filho tem algum atraso no desenvolvimento e quando vale a pena buscar ajuda?

O desenvolvimento de uma criança é um processo complexo e importante para o seu bem-estar e sucesso futuro. É importante entender que, às vezes, as crianças podem estar atrasadas em seu desenvolvimento mas que eventualmente vão acompanhar os demais sem necessidade de nenhuma intervenção. Por isso, é importante saber quando vale a pena soar o alarme e procurar ajuda profissional.

Caso seu filho não esteja apresentando algum dos marcos de desenvolvimento mencionados, não se desespere. Toda criança tem o seu tempo, o que não significa que tenha algo de errado com o seu bebê. Para tranquilizar, uma conversa com o pediatra sempre trará mais segurança.

Como promover o desenvolvimento do bebê: dicas para os pais

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do bebê. Desde o nascimento, é importante que os pais forneçam ao seu filho as ferramentas necessárias para alcançar um desenvolvimento saudável, tanto física quanto mentalmente.

Neste artigo, abordamos algumas dicas para os pais sobre como promover o desenvolvimento do bebê de forma eficaz. Com estas dicas, os pais poderão ajudar seus filhos a crescer de forma saudável e prepará-los para enfrentar os desafios da vida adulta de maneira adequada.

A foto na primeira página: Prostock-studio/Shutterstock.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X