Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Bebê de 4 meses: principais marcos de desenvolvimento do bebê

No quarto mês, seu bebê está crescendo e mudando mais rápido do que nunca. Conheça os marcos e comportamentos típicos de um bebê de 4 meses, além das melhores dicas sobre como oferecer um crescimento saudável.

Conteúdos:

Habilidades físicas de um bebê de 4 meses

Como pais, é emocionante ver seu filho crescendo e desenvolvendo novas habilidades físicas. Aos 4 meses de idade, os bebês começam a exibir algumas habilidades físicas incríveis que podem ajudá-los a explorar o mundo. Desde rolar até agarrar objetos, tais habilidades são essenciais para o desenvolvimento de uma criança.

Nessa idade, os bebês já conseguem rolar de trás para frente, e vice-versa, e manter a cabeça erguida por breves períodos de tempo, quando colocados de bruços. Além disso, é nessa fase que começam a alcançar e agarrar objetos com as mãos, conforme se tornam mais conscientes do ambiente ao seu redor. Os bebês de 4 meses costumam chutar com as pernas e balançar os braços em resposta aos estímulos do ambiente.

Essas habilidades físicas são marcos importantes no desenvolvimento de um bebê e continuarão evoluindo à medida que crescem. Como pais, é importante oferecermos aos nossos filhos o apoio e a orientação enquanto aprendem a usar essas novas habilidades!

As diferenças entre meninos e meninas

Prostock-studio/Shutterstock.com

Aos 4 meses, as diferenças entre meninos e meninas tornam-se ainda mais evidentes. Os meninos tendem a ser mais vocais e ativos, enquanto as meninas geralmente são mais calmas e alegres.

Os meninos também são mais propensos a se sentar sozinhos nessa idade, enquanto as meninas ainda podem precisar de ajuda. Elas, no entanto, tendem a apresentar habilidades motoras finas mais apuradas, como pegar pequenos objetos com os dedos.

É interessante destacar que bebês de 4 meses, de ambos os sexos, podem exibir sinais de ansiedade de separação, mas os meninos costumam ser os que se expressam por meio de choro alto ou acessos de raiva.

O que uma criança deve ser capaz de fazer aos 4 meses?

É por volta dos 4 meses que a criança começa a descobrir o mundo que a rodeia. Nessa fase, os bebês dão os primeiros sinais de reconhecer rostos e vozes familiares, desenvolvendo suas habilidades motoras e aprendendo a se comunicar com os outros.

A importância de entender quais marcos seu bebê deve atingir nessa idade é para que ele cresça e se desenvolva adequadamente. Este artigo apresenta as principais ações que uma criança de 4 meses deve ser capaz de fazer para estar compatível com que é esperado em sua faixa etária.

Reflexos

Prostock-studio/Shutterstock.com

Aos quatro meses, os bebês apresentam alguns reflexos fundamentais para o seu processo de aprendizagem. Do reflexo de sobressalto ao de enraizamento, essas reações são essenciais para o desenvolvimento do bebê em seu primeiro ano de vida.

A família pode observar tais reflexos em seu filho e usá-los para entender como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo.

Desenvolvimento intelectual

Como pai, você provavelmente está ansioso para aprender sobre o desenvolvimento intelectual do seu bebê de 4 meses. Nessa fase da vida, as crianças começam a reconhecer rostos familiares, a balbuciar e até a rir. Também se tornam mais conscientes do ambiente que as cercam e já são capazes de estender a mão para alcançar os objetos que desejam.

Os bebês de 4 meses estão desenvolvendo suas habilidades cognitivas, como a memória, a resolução de problemas e o processamento de linguagem. Já conseguem reconhecer padrões em seu ambiente e usá-los para fazer previsões. Por meio de atividades recreativas, como a brincadeira de esconder e o empilhamento de blocos, seu bebê aprende habilidades motoras essenciais ao desenvolvimento futuro.

Ao completar 4 meses, seu bebê deve ser capaz de reagir quando você fala ou canta para ele, seja sorrindo ou balbuciando de volta. Este é um marco importante do seu desenvolvimento intelectual e ajuda na construção de laços fortes com os pais e demais membros da família.

Estado psicoemocional

Prostock-studio/Shutterstock.com

Um bebê de 4 meses está em um estágio único e especial de desenvolvimento, já que é nesta fase que adquire novas habilidades e estabelece vínculos com as pessoas ao seu redor.

Ao começar a reconhecer os rostos e as vozes dos pais, os bebês já são capazes de expressar suas emoções por meio de expressões faciais e vocalizações. Além disso, começam a entender comandos simples como “não” ou “vem”. Este período de desenvolvimento é importante para os pais entenderem o estado psicoemocional de seu bebê, auxiliando na criação de um ambiente seguro no qual seu filho possa prosperar e desenvolver laços saudáveis com os outros.

Sono, nutrição e rotina diária

Um bebê de 4 meses está passando por uma fase importante do seu desenvolvimento. É essencial garantir um sono adequado, uma alimentação balanceada e uma rotina diária que os ajude a crescer e se desenvolver adequadamente.

O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde de um bebê. Aos 4 meses, eles precisam de cerca de 14 a 16 horas de sono por dia, com cochilos diurnos variando de 1 a 4 horas. A nutrição adequada também é fundamental para o seu desenvolvimento, sendo o equilíbrio certo de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas essenciais para um crescimento saudável. Por fim, é importante que seja criada uma rotina diária para garantir horários regulares de alimentação e muitas brincadeiras para estimular a mente e o corpo.

Como ajudar no desenvolvimento sem prejudicar seu filho

Prostock-studio/Shutterstock.com

Todo pai quer ajudar seu filho a se desenvolver e crescer de forma saudável, mas pode ser difícil saber como fazer isso sem causar danos. É importante lembrar que cada criança é única e exigirá abordagens diferentes para atingir todo o seu potencial.

Este artigo apresenta algumas informações para te ajudar no desenvolvimento do seu bebê sem prejudicá-lo. Desde criar um ambiente de acolhimento até o estímulo da sua curiosidade nata, essas dicas abrem caminhos para promoção de um relacionamento positivo com seu filho, ajudando-o a atingir seus objetivos.

A foto na primeira página: Prostock-studio/Shutterstock.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X