Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

De onde – e de quando – vem o Papai Noel? A verdade sobre o mago natalino

Dezembro já está quase aqui, e com ele se aproxima a época do Natal. Com este mês virão muitas das costumeiras tradições e artefatos natalinos: árvores de Natal, cartões, caçadas de presentes, panetones, reuniões com familiares que há tempos não víamos… isso tudo e muito mais.

No entanto, o aspecto mais famoso do Natal é justamente aquele que, para muita gente, não é nem sequer real. Isso mesmo: estamos falando do velhinho barbudo do Polo Norte que entra pela sua chaminé – mesmo quando você não tenha uma! – e coloca todos os presentes embaixo da árvore (exceto para quem está na lista de crianças desobedientes, claro).

Mas talvez você se surpreenda de ficar sabendo que o Papai Noel não é só uma ficção, um produto da imaginação coletiva. Pelo contrário: ele é uma figura de significância histórica e cuja origem se encontra em um passado bem distante.

Vamos descobrir um pouco mais sobre a história do Papai Noel.

Conteúdos:

Origens do Papai Noel

Prostock-studio/Shutterstock.com

A história do Papai Noel começa há muito tempo, por volta do ano 270. Foi neste ano que nasceu, em uma rica família na vila de Patara, região que atualmente faz parte da Turquia, o homem que viria a ser conhecido como São Nicolau.

Seus pais o educaram como um devoto cristão, e os ensinamentos deles tiveram um impacto significativo na vida do jovem. Após morrerem os pais, em uma epidemia, São Nicolau herdou uma grande fortuna.

Voltando-se a Deus em busca de orientação, São Nicolau começou a seguir o exemplo de muitos ensinamentos famosos do cristianismo. Por exemplo, ele gostava de dar dinheiro aos necessitados, usando sua considerável herança para ajudar a muitos.

Encontrando tanta alegria no auxílio aos outros, S. Nicolau decidiu dedicar sua vida à fé cristã, e acabou por se tornar bispo da cidade de Mira. Ao longo dos anos, sua fama ao ajudar as pessoas pobres se espalhou e, aos poucos, foi crescendo uma lenda em torno de seu nome.

Prostock-studio/Shutterstock.com

Para mostrar o tipo de pessoa que ele era, basta ver algumas das mais famosas histórias sobre ele – histórias que se transformaram em uma tradição de Natal que seguimos até hoje.

Por exemplo, na época de S. Nicolau esperava-se que cada pai fornecesse um dote ao homem que se casasse com sua filha. O valor do dote geralmente indicava a facilidade com a qual a moça encontraria um bom marido.

Ora, eis que S. Nicolau ficou sabendo de um homem pobre que, apesar de ter três filhas, não tinha dinheiro algum para os dotes delas.

Sendo assim, seria provável que suas filhas não se casassem e pudessem até mesmo acabar vendidas como escravas. Mas, um belo dia, o velho e suas filhas descobriram, ao chegar em casa, um saco com moedas de ouro que havia sido atirado por uma janela aberta e caído dentro de uma meia.

O dinheiro era um presente de S. Nicolau, destinado a servir como dote para os casamentos das jovens. E foi daí que veio a tradição de pendurar meias na Véspera de Natal, para receber os presentes de S. Nicolau.

Quem inventou o Papai Noel?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Agora que você conhece a história de S. Nicolau, fica claro de onde vem a imagem do Papai Noel como a pessoa que dá presentes. Mas o que dizer da imagem do próprio Papai Noel? A barba branca e macia, o gorro e capote de um vermelho vivo, o rosto alegre, a barriga proeminente – tudo isso ficou enraizado na nossa cultura.

Pois a história real por trás desta representação do Papai Noel começa em 1931. Antes disso, o Papai Noel havia sido retratado em diversas obras e publicações, mas cada imagem era diferente da outra. Não havia um padrão de como deveria ser o Papai Noel. Isso tudo mudou quando a companhia Coca-Cola empregou o cartunista Harold Sundblom para desenhar o Papai Noel com o que são suas feições e vestimenta atuais. Desde então, o personagem do Papai Noel adquiriu uma vida própria.

Onde mora o Papai Noel?

Por mais que até hoje nenhum explorador humano tenha se deparado com a propriedade dele, sabemos que o Papai Noel reside no Polo Norte, onde ele e seus dedicados ajudantes elfos trabalham o ano todo a fim de produzir os melhores e mais divertidos brinquedos para todas as crianças boas do mundo.

Não se preocupe com o seu filho se ele estiver viajando nas férias. Com o app Findmykids, você nunca perde a criança de vista no mapa e consegue ouvir o som no ambiente a seu redor.

Outros nomes do Papai Noel

Prostock-studio/Shutterstock.com

O Papai Noel é um personagem que todos conhecem e amam pelo mundo todo. Inúmeras culturas diferentes celebram o Natal, cada uma de sua própria forma. Além disso, existem diversos nomes para o Papai Noel.

Mas o que quer dizer “Noel”? Fácil: é uma palavra que vem do francês antigo e quer dizer justamente “Natal”. Assim, Papai Noel significa simplesmente “Papai Natal”. E aliás, é assim que ele se chama em Portugal: Pai Natal.

Em inglês, igualmente, o Papai Noel costumava ser chamado de Father Christmas. Hoje em dia, seu nome é Santa Claus – o Claus vem do nome São Nicolau!

Tradições e rituais do Papai Noel

Prostock-studio/Shutterstock.com

Geralmente, começamos a ver o Papai Noel todo ano em cartazes ou anúncios de centros comerciais, anunciando a chegada das promoções de Natal. Muitas lojas têm seus próprios Papais Noéis, completos com traje vermelho e barba postiça.

Até mesmo o uso do Papai Noel para fins de publicidade virou tradição, com quase todas as companhias do mercado procurando explorar ao máximo a boa vontade e as associações do Papai Noel com marcas famosas.

O Papai Noel, é claro, é associado ao costume de dar presentes. Crianças no mundo todo aguardam ansiosamente a sua chegada na noite de Natal, quando ele vem de mansinho, entrando pela chaminé e deixando seus presentes sob a árvore de Natal.

Mas isso só para as crianças que se comportam bem! Uma outra tradição, popular em vários países da Europa, diz que, para as crianças mal-comportadas, o Papai Noel só dá pedaços de carvão. Muitos pais, como não poderia deixar de ser, usam esse fato para ameaçar seus filhos: “Se você não obedecer, só o Papai Noel vai deixar um carvão de presente para você!”

Prostock-studio/Shutterstock.com

Também é uma tradição deixar um copo de leite e alguns biscoitos com gotas de chocolate para o Papai Noel. Assim, ele pode fazer um pequeno lanche antes de voltar a sua tarefa de entregar presentes a todas as boas crianças do mundo.

Para deixar a lenda ainda mais real para as crianças, muitos pais se vestem de Papai Noel e aparecem à meia-noite para deixar embaixo da árvore de Natal os presentes que compraram. A ideia é que as crianças estejam acordadas, mas não vejam de muito perto a fim de não estragar a surpresa.

O Papai Noel, é claro, não faz tudo por conta própria. Ele usa seu trenó mágico, puxado por renas. As renas foram apresentadas pela primeira vez no poema de Clement Moore, Uma visita de São Nicolau.

A verdadeira lenda

Prostock-studio/Shutterstock.com

Acima de tudo, o Papai Noel é uma ótima figura para introduzir às vidas de crianças pequenas, já que ele mantém vivos o espírito e a mágica da infância.

Alguns pais fazem a lenda virar tão real que, quando a criança já está mais crescida, fica difícil explicar que o Papai Noel é só um personagem fictício! Mas, seja como for, o Papai Noel é um personagem que deve ser um aspecto proeminente de seus Natais e que dá a todos uma ótima oportunidade de fortalecer os laços com seus filhos e criar memórias inesquecíveis.

Quais são as melhores memórias do Papai Noel que você tem de sua infância e gostaria de recriar com seus filhos? Conte-nos nos comentários!
1
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X