Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Bebê de 6 meses: o que uma criança deve ser capaz de fazer? Dicas para pais

Você é pai de um bebê de 6 meses? Veja os conselhos sobre o que esperar do desenvolvimento do seu filho e dicas para ajudá-lo a atingir marcos comuns nessa idade. Descubra as atividades e brinquedos que ajudarão seu filho a crescer e prosperar plenamente.

Conteúdos:

O que uma criança deve ser capaz de fazer aos 6 meses

Prostock-studio/Shutterstock.com

Aos 6 meses, a criança está apenas começando sua jornada de exploração do mundo ao redor. Ela está aprendendo novas competências e desenvolvendo suas habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais. Como pais, é importante entender quais marcos eles devem atingir nessa idade para fornecer o suporte necessário para o seu desenvolvimento.

Um bebê de 6 meses deve ser capaz de sustentar a cabeça e o peito quando está deitado de bruços, seguir objetos com os olhos, reconhecer rostos e vozes familiares, reagir a instruções simples, como acenar ou bater palmas, e emitir sons, como balbuciar ou arrulhar. Eles também devem ser capazes de rolar de frente para trás e vice-versa.

A cada dia, seu filho cresce e se desenvolve, portanto, essas habilidades se tornarão mais refinadas à medida que aprendem coisas novas.

Habilidades essenciais

Os bebês se desenvolvem rapidamente durante o primeiro ano de vida e aos 6 meses já são capazes de proezas incríveis. Nessa idade, os bebês podem rolar, sentar-se com apoio, balbuciar e entender quando chamamos seu nome. Eles também podem reconhecer rostos e objetos familiares e até transferir objetos de uma mão para a outra.

Essas habilidades são marcos importantes no desenvolvimento de um bebê, estabelecendo as bases para outras ainda mais complexas no futuro.

Habilidades motoras e reflexos da criança

Prostock-studio/Shutterstock.com

Embora as habilidades motoras e os reflexos de uma criança ainda estejam se desenvolvendo, esse processo é muito dinâmico em um bebê de 6 meses. À medida que se tornam mais conscientes do ambiente onde vivem e do mundo ao seu redor, sua atividade motora se torna mais complexa.

É nesse momento que eles começam a pegar objetos, rolar, sentar com apoio e agarrar objetos com as mãos. Também é quando surgem alguns reflexos importantes, como o reflexo de enraizamento, que os ajuda a encontrar comida quando ela é colocada perto da boca.

Desenvolvimento intelectual

É durante os seis meses que o desenvolvimento intelectual de uma criança passa por um estágio importante de crescimento. À medida que aprendem a interagir com o ambiente, os pequenos começam a adquirir as habilidades necessárias para a resolução de problemas e aquisição da linguagem. Por meio da exploração e da brincadeira, os bebês desenvolvem suas habilidades cognitivas e aprendem a pensar criticamente.

Durante esse período, os pais devem se concentrar em oferecer atividades estimulantes que ajudem a promover o desenvolvimento intelectual de seus filhos. Isso pode incluir a leitura de histórias juntos, o contato com a música e jogos lúdicos, além da introdução de novos brinquedos que estimulem a criatividade e a exploração.

Ao participar dessas atividades com o filho, os pais ajudam a estabelecer as bases para uma vida inteira de aprendizado e descoberta.

Desenvolvimento psicológico

O cérebro de um bebê de 6 meses está em constante desenvolvimento. Este é um período crucial para o psicológico da criança, pois é quando ela começa a aprender a linguagem, formar os vínculos e explorar seu ambiente.

Durante esta fase, os bebês estão aprendendo a interpretar e reconhecer as emoções dos outros, a responder a gestos e a desenvolver a confiança nas pessoas que os rodeiam. É importante fornecer um ambiente seguro e estimulante para o seu bebê durante esse período, de modo que ele possa atingir todo o seu potencial.

Órgãos sensoriais

Prostock-studio/Shutterstock.com

Os órgãos dos sentidos do seu bebê de 6 meses estão em pleno desenvolvimento. Eles agora podem ver, tocar, escutar o ambiente, além de sentir cheiros e gostos. A visão está melhorando e ficando mais nítida, por isso conseguem reconhecer rostos e objetos familiares à distância. Além disso, são capazes de identificar sons e responder a eles com sorrisos e gritos.

Os bebês nessa idade também começam a explorar o mundo por meio do olfato e do paladar, sempre levando os objetos até a boca para senti-los. Por fim, também é interessante ressaltar que o seu tato também está sendo aprimorado com a exploração das texturas e formas com as mãos e os pés.

Fala

A fala do bebê é um marco importante no desenvolvimento de uma criança. Aos 6 meses, eles começam a emitir sons de arrulhar e balbuciar, que são os primeiros passos para falar. Este é um momento emocionante para os pais, pois é quando o bebê começa a ter maior interação com a família e com o mundo ao seu redor.

Um bebê de 6 meses também pode reconhecer rostos e objetos familiares, reagir quando escuta seu nome e reproduzir sons simples como “mamãe” ou “papai”. Eles podem começar a gesticular, seja com acenos ou apontando para indicar o que desejam. Esta é uma grande oportunidade dos pais estimularem o desenvolvimento da linguagem dos filhos, sendo receptivos quando seus pequenos fazem essas tentativas de comunicação.

Sono, alimentação e rotina diária

Prostock-studio/Shutterstock.com

É fundamental que os pais entendam a importância do sono, da nutrição e da rotina diária para seu bebê de 6 meses. Nessa idade, as crianças estão se tornando mais ativas e alertas. Por isso, precisam de quantidades adequadas de sono, boa nutrição e uma rotina diária regular para seu bom desenvolvimento.

Um bebê de 6 meses deve dormir entre 11 e 15 horas por dia, mas também é fundamental que tenha horários de sono e cochilos consistentes ao longo do dia para garantir o descanso que precisam. Eles também devem começar a introdução de alimentos sólidos, como frutas amassadas e legumes, complementando o leite materno ou a fórmula.

Além disso, é importante que os pais estabeleçam uma rotina diária regular para o bebê, que inclua atividades estimulantes como ficar de barriga para baixo, brincar com brinquedos, ler histórias e cantar músicas. Isso os ajudará a desenvolver sólidas habilidades físicas, cognitivas e sociais que os prepararão para o sucesso mais tarde na vida.

Jogos e brinquedos infantis

Aos 6 meses, seu bebê está pronto para explorar o mundo ao seu redor por meio de brincadeiras. Jogos e brinquedos podem oferecer a oportunidade para o seu filho desenvolver suas habilidades motoras, linguagem e comunicação, habilidades de resolução de problemas e desenvolvimento socioemocional.

De chocalhos e mordedores aos jogos de empilhamento, classificadores de formas e livros macios, existem diversos tipos de brinquedos que ajudam a estimular o desenvolvimento infantil nessa idade. Esses brinquedos não apenas ajudam na coordenação motora, mas também no desenvolvimento cognitivo, introduzindo formas, cores, números, letras, animais e muito mais.

Ao fornecer uma variedade de jogos e brinquedos para o seu bebê de 6 meses, você está dando a ele a oportunidade de explorar o mundo de maneira segura enquanto se diverte ao mesmo tempo!

Cuidados com o bebê de 6 meses

Prostock-studio/Shutterstock.com

Ter um filho é uma das experiências mais gratificantes da vida. Aos seis meses, seu bebê estará crescendo e se desenvolvendo rapidamente, aprendendo novas habilidades todos os dias.

Como pai, é importante garantir que seu bebê receba os melhores cuidados possíveis nesse período. Este artigo oferece um panorama geral do que esperar de seu bebê aos 6 meses de idade, além de trazer dicas sobre como promover os melhores cuidados para o seu filho.

Como você pode ajudar seu filho a se desenvolver?

Quando seu bebê atinge os 6 meses, você pode estar se perguntando o que pode fazer para ajudá-lo a atingir seus marcos de desenvolvimento. Com a orientação e incentivo certos, seu bebê poderá aprender e crescer de maneira saudável e positiva.

Reunimos algumas informações essenciais e esperamos ajudar os pais de primeira viagem, ainda assustados com tantas mudanças, que acontecem tão rapidamente com seus filhos.

A foto na primeira página: Prostock-studio/Shutterstock.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X