Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Os melhores esportes para meninos: escolhendo as atividades extracurriculares certas

São muitos os fatores que afetam a saúde de uma criança. Uma alimentação adequada e caminhadas regulares ao ar livre são importantes para manter uma rotina diária saudável na vida da criança. Um dos pontos mais importantes é a prática de uma atividade física. A escolha de um esporte deve ser feita com responsabilidade para que a criança obtenha o maior benefício possível desta prática. Então, em qual atividade inscrever seu filho, como não errar na tomada da decisão? Vamos discutir esse assunto com mais detalhes.

Conteúdos:

Escolhendo a atividade esportiva certa: o que deve ser levado em consideração

Os pais geralmente optam por atividades considerando apenas o valor da mensalidade e a distância de casa. Esta é uma abordagem equivocada. Para se obter um bom resultado no esporte, é necessário levar em consideração o biotipo do menino, seus interesses bem como seu temperamento e saúde. Também é uma boa ideia pedir uma orientação do seu pediatra. O médico explicará as possíveis contraindicações para você.

O biotipo do seu filho

Prostock-studio/Shutterstock.com

A medicina adota critérios ao classificar os principais tipos de constituição corporal. Cada pessoa tem um determinado tipo de corpo e, por isso, tem o tipo certo de esporte perfeito para si.

Biotipo estênico

Crianças desse tipo são magras e têm músculos pouco desenvolvidos. Essa criança tem ombros estreitos e cintura fina, pernas compridas e finas. Em geral, nota-se uma inclinação na coluna ou ainda omoplatas que se projetam para fora. O principal critério para essas crianças deve ser o acolhimento psicológico, por isso é importante estar atento ao escolher a atividade certa para elas.

Partindo dessas informações, vôlei, esqui, esgrima, ginástica e ciclismo serão esportes perfeitos para estes meninos.

Biotipo harmônico (mesomorfos)

Físico harmonioso, ombros e quadris de igual largura, tórax largo, sistema muscular semi-desenvolvido. Esses meninos são bastante ativos, será útil para eles desenvolverem a resistência e praticarem esportes nos quais a velocidade é muito importante.

O futebol, a patinação, capoeira, kart e caiaque são esportes em que seu filho poderá tirar o máximo proveito.

Biotipo musculoso

É caracterizado por uma estrutura óssea larga e músculos bem desenvolvidos. Crianças com este tipo de corpo são fisicamente fortes e, provavelmente têm um bom desempenho em lutas, hóquei e montanhismo. O levantamento de peso e a musculação também costumam ser boas opções para esses meninos.

Biotipo endomorfo

Os meninos com este tipo de corpo são geralmente mais baixos, têm um peito bem largo e também algum sobrepeso. Eles não são muito ativos e costumam ser bem desajeitados. Para esses meninos, é melhor escolher esportes como as lutas marciais. Hóquei e musculação também seriam opções interessantes caso a criança tenha interesse.

Tipos de temperamento

Prostock-studio/Shutterstock.com

Alcançar o sucesso nos esportes não depende apenas do físico, mas também da personalidade da criança. Ao escolher a atividade certa, os traços do temperamento devem ser levados em consideração. Aqui estão os quatro tipos de temperamentos:

  1. Pessoas sanguíneas são líderes natos. São meninos que não têm medo e gostam de correr riscos, então você precisa dar a eles a chance de mostrar sua força e superioridade. Para tanto, alpinismo, artes marciais e rafting são esportes adequados por serem desafiadores.
  2. Crianças com temperamento colérico podem ser descritas como altamente emotivas. Elas se preocupam não apenas com si mesmas, mas também com seus colegas, por isso ficam felizes com o sucesso do outro da mesma forma que com o seu próprio. Portanto, esses meninos provavelmente vão aproveitar os esportes coletivos.
  3. Pessoas fleumáticas são determinadas e calmas; possuem um grande senso de perseverança. Elas enfrentam ações repetitivas comuns em um treinamento sem irritação, portanto, são capazes de obter bons resultados no xadrez, na ginástica e na patinação artística.
  4. Pessoas melancólicas são caracterizadas por sua sensibilidade e vulnerabilidade. São crianças que se ofendem com facilidade e um treinador rigoroso pode acabar com seu desejo de continuar no esporte. Elas podem ter sucesso em esportes equestres, capoeira e dança.

Ao escolher a atividade esportiva certa para seu filho, considere a proximidade do clube até sua casa, mas também fatores de segurança. Para não ficar tão preocupado com seu filho quando ele estiver a caminho da aula e ter a chance de entrar em contato a qualquer momento, baixe o aplicativo Findmykids ou compre um smartwatch infantil para seu aprendiz de atleta!

Quais mudanças esperam a criança

Prostock-studio/Shutterstock.com

A prática de esporte é benéfica não apenas para a saúde física da criança. Além de aumentar sua resistência, força e outros indicadores, as qualidades pessoais do menino também mudam à medida que são influenciadas pelos seguintes esportes:

  1. As artes marciais ajudam o menino a ser mais paciente e humilde. A criança poderá escolher as táticas corretas de seu comportamento em diferentes situações e aprenderá a pensar usando a lógica. Além disso, seus reflexos, sua autoconfiança e sua flexibilidade também irão melhorar drasticamente.
  2. Os esportes coletivos ensinam a criança a agir dentro de um grupo e permitem o desenvolvimento da capacidade de comunicação. São esportes particularmente úteis para as crianças tímidas que tenham dificuldade em fazer amigos.
  3. Os esportes criativos, como dança ou ginástica rítmica, irão influenciar o desenvolvimento do lado artístico e apurar o senso de ritmo. O corpo da criança se tornará mais flexível e bem construído.
  4. A prática de esportes de inverno, ainda que não seja comum no Brasil, ensinam a criança a se esforçar para alcançar seu objetivo e superar as dificuldades. Eles constroem habilidades de caráter e liderança.

Além dessas qualidades, o menino desenvolve uma forte disciplina, além de se tornar mais comprometido e concentrado em seus objetivos.

Quais atividades esportivas matricular o seu filho

Ao decidir em qual atividade matricular seu filho, você deve considerar sua idade e seu tipo físico. Por exemplo, cargas pesadas sobre o sistema muscular e ósseo são inaceitáveis em crianças com menos de 5 anos de idade. Durante os primeiros cinco anos de vida, os ossos de uma criança estão se formando ativamente e o treino intensivo só irá prejudicá-los. No entanto, a flexibilidade pode ser desenvolvida desde cedo.

A tabela a seguir lista as faixas etárias adequadas a cada tipo de esporte:

Prostock-studio/Shutterstock.com


Agora, vamos avaliar as vantagens e desvantagens de alguns tipos de esportes para meninos. Estas informações são importantes para tomar uma decisão ponderada.

Patinação artística

Prostock-studio/Shutterstock.com

Este é um esporte que pode ser classificado como uma atividade complexa e que requer habilidades de coordenação altamente desenvolvidas.

Vantagens:

  1. Ajuda na melhoria da coordenação motora, desenvolver a acuidade visual e melhora a flexibilidade.
  2. O impacto do esporte é distribuído uniformemente por todos os grupamentos musculares.
  3. Fortalece a imunidade, desenvolve a resistência da criança e permite que ela se torne mais obstinada.
  4. É benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

Desvantagens:

  1. Risco de acidentes.
  2. É difícil encontrar aulas com um treinador bom e confiável.
  3. Requer despesas financeiras significativas.

Contraindicações:

  1. Pé chato.
  2. Problemas neurológicos.
  3. Problemas de visão.
  4. Doenças pulmonares.
  5. Problemas no sistema vestibular.

Tênis

Prostock-studio/Shutterstock.com

Este é um esporte em que dois jogadores ou duas equipes jogam umas contra as outras. Cada equipe é composta por no mínimo dois participantes. O jogador usa sua raquete para mandar a bola para o lado do adversário tendo como objetivo evitar que o adversário consiga rebater a bola no seu campo.

Vantagens:

  1. Apresenta um efeito positivo no sistema cardiovascular.
  2. Desenvolve a coordenação motora, melhora o tempo de reação e a resistência.
  3. Tem baixo risco de lesões.
  4. A criança aprende a desenvolver melhores táticas e estratégias de jogo.

Desvantagens:

  1. O esporte pode ser bem caro, pois os treinos costumam ser particulares.
  2. Se o impacto da carga for distribuída incorretamente, aumenta o risco de escoliose.

Contraindicações:

  1. Problemas nas articulações do joelho.
  2. Problemas de visão.
  3. Problemas no sistema muscular e ósseo.

Natação

Prostock-studio/Shutterstock.com

É o tipo de esporte que consiste em nadar distâncias variadas buscando o bater o menor tempo.

Vantagens:

  1. Fortalece a imunidade.
  2. Reconhecida como método de reabilitação para crianças que foram submetidas a cirurgia ou têm alguma lesão.
  3. É uma atividade que previne resfriados e doenças da coluna.
  4. A natação é ótima para a circulação sanguínea.

Desvantagens:

  1. A água da piscina com alta concentração de cloro pode ser a causa de reações alérgicas e do surgimento de rinite crônica.
  2. É possível que a criança tenha resfriados após o início dos exercícios regulares em algumas estações do ano.

Contraindicações:

  1. Fase aguda de qualquer doença crônica.
  2. Doenças cardíacas.
  3. Doenças virais.
  4. Problemas de pele.
  5. Doenças renais.
  6. Convulsões.

Futebol

Prostock-studio/Shutterstock.com

Atividade da equipe esportiva que ocorre na quadra ou na grama que usa uma bola.

Vantagens:

  1. Desenvolve o espírito de equipe, o equilíbrio, a resistência e a coordenação motora.
  2. Fortalece os sistemas imunológico, muscular e esquelético visivelmente.
  3. Tem um efeito positivo no sistema nervoso.
  4. Promove o senso de responsabilidade, a capacidade de organização e disciplina.

Desvantagens:

  1. Alto risco de lesões.
  2. As melhores chuteiras podem ser caras.

Contraindicações:

  1. Problemas de visão.
  2. Pé chato.
  3. Asma.
  4. Algumas doenças do sistema digestivo.
  5. Doenças cardíacas.

Artes marciais

Prostock-studio/Shutterstock.com

As artes marciais costumam ser divididas em três grupos: chinesas, japonesas e tailandesas. As artes marciais chinesas, em sua maioria, envolvem a autodefesa e a principal estratégia é usar a força do oponente contra si mesmo. A mais famosa é o kung fu.

As artes marciais japonesas são caracterizadas pelo uso de técnicas de arremesso e alto impacto nas articulações, sendo as mais famosas o jiu-jitsu, o judô, o caratê e o aikido.

O boxe tailandês envolve alguns golpes de combate fortes, portanto, é recomendável começar a praticar esses esportes não antes dos 12 anos de idade.

Vantagens:

  1. Desenvolvimento da capacidade de autodefesa.
  2. Trabalho constante em si mesmo, na capacidade de lidar com medos e limitações internas.
  3. Desenvolve a coragem.
  4. Desenvolve um tipo físico harmonioso.

Desvantagens:

  1. O sucesso no domínio das artes marciais depende inteiramente de um bom treinador, por isso é fundamental encontrar um bom mentor, o que também pode ser difícil. É muito importante que a criança não se acostume a resolver seus problemas pela força física e adote os fundamentos da filosofia oriental, que constituem a base das artes marciais.
  2. Um risco de lesão pequeno, mas existente.

Contraindicações:

  1. Doenças do sistema muscular ou ósseo.
  2. Problemas de visão.
  3. Doenças renais.
  4. Doenças cardiovasculares.

Basquete

Prostock-studio/Shutterstock.com

O basquete é um esporte coletivo apreciado por muitos jovens. Há muito se indicava apenas para crianças altas, mas hoje é perceptível os diversos benefícios para todos os apaixonados pelo esporte.

Vantagens:

  1. Desenvolve e fortalece a coluna ajudando a manter uma postura correta.
  2. Melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório.
  3. Melhora a resistência física, a reação e a coordenação motora.
  4. Desenvolve o espírito de equipe.
  5. Desenvolve a capacidade de comunicação.
  6. Estimula a tomada rápida de decisões.
  7. É um esporte de baixo custo.

Desvantagens:

  1. Alto risco de lesões.

Contraindicações:

  1. Pé chato.
  2. Problemas cardiovasculares.
  3. Hérnias na coluna.

Kickboxing

Prostock-studio/Shutterstock.com

Este é um tipo de arte marcial em que socos com as mãos e os pés são permitidos.

Vantagens:

  1. Contribui para um bom desenvolvimento muscular.
  2. Livra a criança de medos, complexos, estresse e outras emoções negativas.
  3. Tem uma influência positiva no desenvolvimento da coordenação motora, reação e postura.
  4. É um ótimo treinamento de força.

Desvantagens:

  1. Alto índice de lesões, especialmente em eventos de competição.
  2. Problemas organizacionais (os programas de treinamento não são bem pensados e não existem regras claras de combate).

Contraindicações:

  1. Estágios agudos de qualquer doença crônica.
  2. Problemas nas articulações e na coluna.

Capoeira

Prostock-studio/Shutterstock.com

Credit: commons.wikimedia.org. Author: bongo vongo

Capoeira é a arte marcial nacional brasileira que combina elementos de dança, acrobacia e jogos.

Vantagens:

  1. Desenvolve os músculos com eficiência.
  2. Livra a criança de medos, complexos, estresse e outras várias emoções negativas.
  3. Influencia de forma positiva o desenvolvimento da coordenação motora, reação e postura.
  4. Um ótimo treino.

Desvantagens:

A capoeira tem apenas uma desvantagem principal – não é fácil encontrar um bom treinador profissional para este tipo de esporte. Ainda que este esporte seja bastante popular nas grandes cidades, existem regiões em que os pais encontram dificuldade em achar bons mentores disponíveis.

Contraindicações:

  1. Lesões.
  2. Doenças cardiovasculares.

Acrobacias

Prostock-studio/Shutterstock.com

Uma das modalidades de ginástica que inclui exercícios para agilidade e flexibilidade e também para manter o equilíbrio.

Vantagens:

  1. As acrobacias são boas para se livrar do excesso de energia.
  2. Melhora o metabolismo.
  3. Tem um efeito positivo na psique e na atividade mental da criança.
  4. Tem um impacto uniforme em todos os grupos musculares.

Desvantagens:

A maior desvantagem é o alto risco de lesões, sendo mais comuns os casos de entorses e contusões.

Contraindicações:

  1. Epilepsia.
  2. Problemas cardiovasculares.
  3. Doenças do sistema muscular ou esquelético.
  4. Miopia.

Hipismo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Este esporte envolve competições esportivas enquanto a criança está montada em um cavalo.

Vantagens:

  1. As interações regulares com animais têm um efeito positivo no bem-estar psicológico da criança.
  2. É um excelente método de relaxamento.
  3. Desenvolve os músculos, o equilíbrio e a coordenação motora.

Desvantagens:

A única desvantagem é que esse tipo de esporte nem sempre está disponível a todos. Podem não haver estábulos nas proximidades e as aulas em si exigem despesas financeiras altas com equipamento.

Contraindicações:

  1. Doenças cardíacas.
  2. Risco de trombose.

Dicas para os pais de meninos

Prostock-studio/Shutterstock.com

O esporte tem um efeito inigualável não apenas no corpo da criança, mas também em seu estado mental. Os pais não devem esquecer da importância da educação para uma criança. Qualidades como liderança, autodisciplina e responsabilidade são particularmente importantes para um futuro homem e podem ser aprendidas com mais prazer na prática de um esporte.

Os hobbies da criança devem influenciar a escolha da atividade esportiva, no entanto, os pais têm a última palavra neste processo de tomada de decisão. É preciso estar atento ao desenvolvimento do menino e à sua personalidade.

O menino pode praticar esportes desde cedo, já que a atividade física é benéfica para crianças pequenas e também para as mais velhas. É importante que não se force o esporte para uma criança. A principal tarefa dos pais é estimular o interesse do menino. As atividades quando são obrigadas à criança não serão benéficas. Pelo contrário, eles se tornarão uma fonte de irritação e agressão.

Saiba mais:

2
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X