Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Educação

Criando Filhos na Era Digital: Como Ser Um Pai Incrível

Não há como negar. A criação de filhos na era digital pode ser extremamente difícil, não importa a idade do seu filho. A tecnologia está, aos poucos, se tornando parte do nosso cotidiano e muitas crianças, hoje, são criadas em um ambiente completamente dominado por aparelhos digitais, como smartphones e tablets.

Manter-se atualizado com as últimas tecnologias é fundamental se você deseja ser um bom pai.

Neste artigo, vamos discutir como você pode ser o melhor pai possível para seus filhos nesta era digital.

Conteúdos

Criando Filhos na Era Digital: Tendências Entre as Crianças

Prostock-studio/Shutterstock.com

Saber como a tecnologia impactou a criação dos filhos é extremamente importante. Ainda que a tecnologia possa oferecer enormes vantagens para nossa sociedade, existem ainda impactos negativos enormes que podem afetar muito seu filho.

Diversos estudos mostraram o impacto negativo das tecnologias digitais nas crianças. O uso excessivo de computadores desde cedo pode afetar inúmeras áreas da vida de uma criança, inclusive seu desempenho acadêmico.

Como os estudos sugerem, o uso de dispositivos digitais pode desencadear uma baixa concentração, desorganização, habilidades linguísticas subdesenvolvidas e uma grave falta de criatividade.

A criação de filhos na era da tecnologia digital pode ser difícil, já que eles têm um acesso muito mais fácil ao conteúdo malicioso disponível online.

Muitas crianças se tornam vítimas do uso de jogos de videogame violentos e de conteúdo pornográfico explícito, o que pode prejudicar seriamente o seu desenvolvimento mental e emocional. Como forma de prevenir e mitigar estes efeitos negativos da tecnologia em seus filhos, os pais se vêem constantemente encarregados de monitorar o comportamento e a atividade online e nos aparelhos digitais de seus filhos.

Aqui estão algumas dicas importantes sobre como evitar que os efeitos negativos de dispositivos inteligentes afetem seu filho.

Como Prevenir os Efeitos Negativos da Tecnologia no Seu Filho

Prostock-studio/Shutterstock.com

A tecnologia transformou a maneira como nossos filhos interagem entre si e com o mundo. Ainda que existam benefícios no uso de tecnologia pelas crianças, como é o caso dos aplicativos educacionais, seus efeitos negativos são inquestionáveis.

Atualmente, a tecnologia da informação e a criação de filhos caminham de mãos dadas. Portanto, você deve estar ciente a respeito das medidas que pode implementar de modo a garantir a segurança e o bem-estar de seu filho ao usar dispositivos digitais.

Criando Filhos em um Mundo Digital Usando Aplicativos de Controle Parental

Muitos dispositivos, incluindo smartphones, oferecem aplicativos para download que podem ser instalados para impedir que seu filho acesse um conteúdo online potencialmente malicioso.

Tais aplicativos de tecnologia para pais, como o aplicativo «Findmykids», permitem que você acompanhe as atividades de seus filhos em seus smartphones ou tablets. Você poderá ver quais sites eles visitaram e aplicativos que usaram.

find-my-kids-gp-brazil

Prostock-studio/Shutterstock.com

Outras plataformas úteis para o monitoramento e limitação das atividades online do seu filho são:

  • Qustodio – abrange a maioria dos aparelhos, inclusive iOS, Android, Kindle, Mac e Windows.
  • Mobicip – disponível para aparelhos iOS, Android e Windows.
  • KidLogger – disponível para Mac OS, Windows e Android.
  • StayFocused – uma extensão do Google Chrome que limita o tempo passado em sites específicos, inclusive nas redes sociais.

Utilizando estes aplicativos, você também poderá bloquear sites específicos, o que significa que seus filhos não poderão acessar conteúdos que sejam potencialmente mal-intencionados.

Você também poderá limitar a quantidade de tempo gasto nos sites, inclusive nas plataformas de mídias sociais, que podem distraí-los do objetivo pelo qual eles devem usar seus aparelhos.

Mantendo Seu Filho Ativo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Não existem dúvidas de que a obesidade infantil está se tornando uma epidemia em nossa sociedade moderna.

Esta crise marcada pela obesidade infantil é causada por inúmeros fatores, incluindo os hábitos alimentares e a inatividade. À medida que a tecnologia fica mais enraizada, torna-se menos provável que as crianças optem por sair e brincar com os amigos como forma de diversão, já que podem jogar vídeo games e interagir com seus colegas online.

Esta é uma situação muito triste, pois seu filho pode crescer se tornando inadequado e incapaz de desenvolver habilidades sociais essenciais.

Para diminuir as chances do seu filho se tornar preguiçoso em decorrência do uso de aparelhos inteligentes, você deve combinar intervalos de horários diários como forma de garantir que seu filho se mantenha ativo.

Seguem algumas idéias sobre como manter seus filhos ativos:

  • Juntando-se a eles nas atividades extra-classe
  • Organize encontros com os amigos para que eles possam socializar
  • Estimule a prática de esportes
  • Leve-os para passear nos parques próximos
  • Leve-os para nadar

Conforme seus filhos participam regularmente de mais atividades, eles percebem estas atividades como sua principal fonte de diversão, no lugar de estar sempre usando aparelhos digitais.

Não apenas a atividade regular é excelente para a saúde física do seu filho, mas também traz enormes benefícios para o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

Construindo Uma Relação Com Seu Filho

Prostock-studio/Shutterstock.com

Normalmente, as crianças se perdem rapidamente no mundo virtual sem sequer perceber a importância do tempo em família.

Quando exposto a aparelhos digitais por muito tempo, seu filho ficará cada vez menos alheio aos momentos em família. Por isso você se certificar de manter uma rotina para se relacionar com seu filho regularmente.

Nada disto precisa ser algo grandioso, apenas algum tempo em que você e seu filho possam construir o relacionamento de vocês, longe de aparelhos digitais.

Algumas sugestões de atividades para estabelecer um vínculo entre vocês são:

  • Garantir que vocês jantem juntos a maioria das noites da semana
  • Levar seu filho para passeios em família
  • Ler um livro com seu filho
  • Cozinhar ou preparar bolos juntos

São pequenas coisas, como as atividades sugeridas acima, que ajudarão você a criar e manter um vínculo saudável com seu filho, distante das distrações oferecidas pelos aparelhos digitais.

Os Prós e Contras do Uso da Tecnologia pelas Crianças

Prostock-studio/Shutterstock.com

Existem muitos prós e contras quando falamos do uso da tecnologia pelo seu filho. Embora a tecnologia, em alguns casos, possa causar impactos negativos no desenvolvimento do seu filho, existem também diversos benefícios que podem advir do seu uso.

Aqui estão alguns dos prós do uso de tecnologia pelo seu filho:

1. Preparar Seu Filho Para Sua Futura Profissão

Seus filhos e a tecnologia vão progredir juntos. Isso significa que a probabilidade de seu filho ingressar em uma carreira tecnológica estará aumentando.

Atualmente, a maioria das indústrias exige que seus funcionários tenham habilidades técnicas suficientes para desempenhar bem seu trabalho. Essas habilidades incluem o domínio da utilização de inúmeros softwares e da execução de tarefas online.

Esta é uma das vantagens de expor seu filho à tecnologia desde cedo já que isto lhe dará tempo para desenvolver suas habilidades tecnológicas. Quando atingirem a idade ingressar no mercado de trabalho, muitas crianças terão habilidades proficientes no uso das tecnologias digitais.

Isso ocorre principalmente porque foram criados em ambientes que lhes permitiram aproveitar o conhecimento avançado de muitos softwares diferentes.

2. Ferramentas Educacionais

Prostock-studio/Shutterstock.com

Graças à tecnologia, muitas crianças agora têm um acesso fácil a diversas ferramentas educacionais que as ajudam a progredir nos estudos.

Esta é uma grande vantagem e uma das principais razões pelas quais você deve incentivar seu filho a usar aparelhos digitais.

Muitas ferramentas educacionais online ou aplicativos ajudam a ter uma melhor experiência educacional para seu filho ao gamificar toda esta experiência. Seu filho muitas vezes receberá recompensas no aplicativo por concluir suas atividades, o que funciona como um grande incentivo.

Procure baixar aplicativos como o Monkey Word School Adventure, o Todo Math e o Duolingo no aparelho do seu filho e incentive seu uso regularmente.

3. Melhorando as Funções Cognitivas

Estudos mostram que as crianças que jogam vídeo games regularmente possuem habilidades cognitivas mais avançadas quando comparadas com crianças que não jogam.

Esta pesquisa publicada sugere que os vídeo games projetados especificamente para melhorar a cognição podem ser extremamente benéficos. Esses jogos, muitas vezes chamados de jogos de treinamento cerebral, mostraram um aumento significativo do desempenho cognitivo e de raciocínio.

4. Acesso à Informação Facilitado

Prostock-studio/Shutterstock.com

Ainda que isso possa ser visto como algo negativo, dar aos seus filhos um acesso mais fácil à informação pode melhorar drasticamente a velocidade de seu aprendizado.

As crianças podem ser extremamente curiosas a respeito de muitas coisas. Às vezes, pode parecer difícil tentar acompanhar todas as perguntas que eles estão fazendo.

Incentivar seu filho a utilizar os mecanismos de pesquisa e outros recursos online para aprender mais sobre o mundo ao seu redor pode ser muito benéfico.

Isso não apenas irá encorajar seu filho a se tornar mais independente em suas pesquisas, mas também aumentará sua capacidade de aprendizado.

Aqui estão alguns contras do uso de tecnologia pelo seu filho:

1. Habilidades Sociais Pouco Desenvolvidas

Um dos efeitos colaterais mais infelizes e comuns entre as crianças que utilizam a tecnologia moderna regularmente é a falta de interação com outras pessoas na vida real.

Isso leva as crianças a crescerem sem desenvolver as habilidades sociais essenciais que são necessárias para a vida. O que pode resultar em dificuldades na formação de amizades e de relacionamentos com outras pessoas à medida que crescem e durante a vida adulta.

2. Crianças Ficam Sedentárias

Prostock-studio/Shutterstock.com

O uso constante da tecnologia pode resultar em crianças que se tornam cada vez mais sedentárias, já que dependem de aparelhos digitais para a grande maioria dos aspectos de sua vida, incluindo a socialização, o entretenimento, o aprendizado etc.

Estilos de vida sedentários estão associados a diversos problemas de saúde, na medida em que as crianças não são minimamente ativas no mundo real, o que nos remete à obesidade infantil.

3. Vício em Tecnologia

Muitas vezes, as crianças podem acabar se tornando seriamente dependentes do uso de aparelhos, como smartphones e tablets.

Isto pode gerar mais consequências negativas, incluindo comportamentos indesejáveis quando proibidas de utilizar tais dispositivos. As crianças podem adquirir problemas comportamentais que prejudiquem seu desenvolvimento como resultado deste vício.

4. Riscos de Segurança

É inegável que existem uma infinidade de riscos à segurança que surgem com o uso da internet.

Já está provado que muitas crianças têm acesso à conteúdo malicioso online, inclusive imagens e vídeos pornográficos.

Muitas crianças são deixadas sem qualquer supervisão durante seu uso de internet, o que lhes garante um passe livre para visitar qualquer site e até se envolver com pessoas maliciosas online.

Dicas sobre Criação de Filhos na Era Digital

Prostock-studio/Shutterstock.com

Como você pode ter notado, ser pai na era digital pode ser difícil. No entanto, isto não significa, necessariamente, que você precise abolir qualquer forma de tecnologia da vida dos seus filhos.

Aqui estão algumas dicas sobre a criação de filhos na era digital que vão te ajudar a melhorar a vida cotidiana tanto de você, como de seu filho.

Ensine aos Seus Filhos a Importância da Interação na Vida Real

Aparelhos digitais e aplicativos de redes sociais são frequentemente vistos, pelas crianças, como substitutos da interação da vida real. Mas, como todos sabemos, isto não é bem assim.

Ainda que existam argumentos que podem ser ditos sobre os benefícios das mídias sociais para a vida social de seu filho, você deve mostrar para eles como as interações sociais da vida real são cruciais para a saúde física e mental.

Os seres humanos são conhecidos por serem criaturas sociais, com pesquisas mostrando como os seres humanos mais ativos socialmente tendem a ter uma expectativa de vida maior. Seu filho deve compreender que nenhuma tecnologia digital pode substituir as interações sociais ao vivo.

Estabeleça Limites Claros

Estabelecer momentos específicos quando seus filhos podem usar seus aparelhos tecnológicos também a chave para a criação de filhos na era digital.

Alguns dos momentos onde o uso de aparelhos deve estar proibido são:

  • Uma hora antes de dormir
  • De noite, antes que terminem seus deveres de casa
  • Antes da escola
  • Quando parentes e amigos estiverem visitando
  • Durante as refeições

Determinar esses limites vai ajudar a reduzir significativamente os efeitos negativos associados ao uso excessivo de aparelhos.

Considere a Faixa Etária na Introdução da Tecnologia

É importante considerar em qual idade você pretende introduzir o uso de aparelhos ao seu filho.

Conforme os estudos indicam, o uso de aparelhos digitais desde muito cedo podem apresentar efeitos positivos e negativos, a depender do propósito com o qual o aparelho foi utilizado e por quanto tempo.

Entretanto, é recomendável que as crianças menores de 2 anos não sejam expostas aos aparelhos eletrônicos com frequência da mesma forma que as crianças mais velhas.

Você pode considerar limitar o uso de aparelhos tecnológicos por seu filho até que ele esteja em idade escolar. Muitas crianças precisarão utilizar a tecnologia durante sua vida escolar, então faz sentido iniciar a introdução dela para a crianças antes que esteja na escola.

Interaja Com Seu Filho Usando a Tecnologia

Usar a tecnologia não precisa sempre ser uma experiência solitária.

Separe um tempo para interagir com seu filho através de aparelhos tecnológicos como os computadores, smartphones e tablets.

Existe uma oferta enorme de aplicativos que pais e crianças podem usar e que se mostram eficazes para promover experiências benéficas para que estreitem os laços.

Na próxima vez que seu filho estiver jogando um jogo em seu aparelho, sente com ele e peça para que ele explique como funciona o jogo. Então sugira que vocês busquem um jogo que vocês dois possam brincar juntos.

Dicas Sobre a Parentalidade Positiva

Prostock-studio/Shutterstock.com

Para saber como administrar o desenvolvimento do seu filho ao longo desta era digital, é importante que você se informe bem sobre os benefícios e riscos da tecnologia moderna.

No entanto, também é importante adotar uma série de práticas parentais positivas e sem tecnologia como forma de garantir que seu filho cresça e confie nele próprio.

Aqui estão algumas formas de você ser um pai positivo que ajuda seu filho a crescer em um ambiente positivo, o que será extremamente benéfico para o seu desenvolvimento.

Estimule a Independência

Estimular seu filho a se tornar uma pessoa independente vai ser extremamente importante para seu futuro como adulto.

Existem diversas maneiras que você pode fazer isso, inclusive encorajando seu filho a explorar o mundo digital com segurança. Você pode começar permitindo que seu filho utiliza um navegador sem monitoramento ao mesmo tempo em que o educa sobre os perigos do ambiente da internet.

Comunique-se Abertamente

Prostock-studio/Shutterstock.com

É extremamente importante criar um ambiente que encoraje a criança a conversar abertamente sobre qualquer coisa.

Conforme já falamos, quando você cria seus filhos em uma era digital, você deve estar ciente dos riscos oferecidos pela tecnologia. Se seu filho demonstrar quaisquer aspectos negativos em decorrência do uso da tecnologia, eles precisam saber que podem conversar com você a respeito.

Com a popularização das mídias sociais, casos de pedofilia e bullying virtual estão se tornando comuns demais. É por isso que você lembrar ao seus filhos que eles podem conversar sobre quaisquer questões que se sintam desconfortáveis.

Interação Positiva

Certifique-se de interagir de forma positiva com seu filho com mais frequência. Isto vai ajudar a estimular seu filho a ter um mindset positivo e aprender a se divertir.

Esta interação pode ser com ou sem o uso de aparelhos digitais, mas estimular atividades divertidas longe da tecnologia vai mostrar ao seu filho que existe muito mais além dos aparelhos tecnológicos.

Seja O Aluno

Prostock-studio/Shutterstock.com

Frequentemente, como pai, você quer ensinar seu filho tudo que possa lhes ajudar a se desenvolver até a vida adulta com sucesso.

Entretanto, algumas vezes é importante reservar alguns momentos para deixar que seus filhos te ensinem alguma coisa nova a cada dia. As crianças são curiosas por natureza. Encontre algo que eles gostem muito e demonstre seu interesse pelo tema.

Ao encorajar que te ensinem algo, eles vão desenvolvendo sua autoconfiança, especialmente conforme vão entrando na fase escolar.

É bom lembrar que este processo pode se dar sem o uso de aparelhos tecnológicos. Entretanto, incentivar seu filho a pesquisar mais sobre um assunto que adora utilizando a Internet como ferramenta reforçará as boas práticas online e incentivará o uso de aparelhos digitais como ferramentas de aprendizagem.

Limites e Marcos Tecnológicos para Cada Faixa Etária

Prostock-studio/Shutterstock.com

É importante considerar a idade do seu filho ao introduzir os aparelhos digitais como smartphone e tablets.

0 – 18 Meses

Você deve ser cauteloso em sua abordagem para dar aos seus filhos o acesso à dispositivos digitais. Muitos especialistas recomendam a não exposição de crianças a aparelhos inteligentes antes dos 18 meses de idade. Isso faz sentido, já que seu filho está nos estágios mais importantes de seu desenvolvimento nesta idade e você não deseja que a tecnologia interrompa seu desenvolvimento natural.

Pré-escola

Conforme seus filhos crescem e entram na fase pré-escolar, você deve considerar introduzir o uso da tecnologia em sua rotina diária. Ainda que isto não signifique dar acesso às mídias sociais, você deve encorajá-los a utilizar os aparelhos com finalidades apenas educacionais.

Idade Escolar

Prostock-studio/Shutterstock.com

Quando seus filhos começam a ir para a escola, eles já devem ter contato aos aparelhos digitais para facilitar seu progresso de estudos.

É importante educá-los sobre quando eles podem utilizar tais aparelhos e estimular práticas de segurança para garantir que não sejam expostos ao conteúdo malicioso online.

Você também pode considerar adquirir um relógio digital como o nosso, o que viabiliza a comunicação entre vocês, ao mesmo tempo em que controle-se seu paradeiro.

Pré-adolescentes

Agora que seu filho atingiu um certo grau de maturidade, provavelmente vão querer mais acesso aos serviços digitais, como tablets e smartphones. Os smartphones são adequados nesta faixa etária, pois seu filho terá aprendido a usar estes materiais e com segurança.

Os smartphones também permitem que seu filho tenha acesso às mídias sociais. Caso seu filho esteja na pré-adolescência, você deve educá-lo sobre os riscos de acessar as mídias sociais e deixá-lo a vontade para conversar abertamente sobre suas atividades online.

Utilizar várias ferramentas, como as previamente listadas neste artigo, vai te ajudar a ter certeza de que seu filho está utilizando seu aparelho com segurança.

Conclusões Sobre a Criação de Filhos na Era Digital

Prostock-studio/Shutterstock.com

Ainda que a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento do seu filho, especialmente no que tange o acesso aos portais educacionais.

Aprender você mesmo antes de liberar o uso irrestrito da tecnologia na educação dos seus filhos é a chave. Também é super importante conversar abertamente e educar seus filhos sobre as tecnologias, tanto seus aspectos positivos quanto negativos.

Pode ser difícil ser um pai, não importa em quais circunstâncias. Criar os filhos na era digital é especialmente complicado, já que você terá a obrigação de monitorar as atividades online de seu filho, evitando que acessem conteúdos impróprios ou que sofram com as consequências negativas ligadas ao uso excessivo de aparelhos inteligentes.

Para estar de olho no bem-estar do seu filho, use algumas das dicas expostas neste artigo e tente experimentar as ferramentas certas para monitorar a atividade do seu filho durante o uso dos seus aparelhos tecnológicos de modo a ter certeza que eles cresçam sabendo usar a tecnologia de forma segura e benéfica.

brazilian banner fmk

Prostock-studio/Shutterstock.com


Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X