Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Educação

Como se Preparar Para o Primeiro Dia de Aula: Dicas para os Pais

O primeiro dia de aula é um verdadeiro desafio para os pais no que se refere ao controle do estresse. Será que os adultos vão ser capazes de preparar a criança corretamente para escola ou não? Como se pode observar, é mais fácil para as famílias que preparam um plano de ação antes do dia D. Afinal, a preparação escolar é algo que demanda responsabilidade. Há o risco de você esquecer um item do planejamento e todo seu dia pode dar errado. Para evitar isso, preparamos várias perguntas básicas e, ao respondê-las, você estará completamente preparado para o Dia do Conhecimento.

Conteúdo

Momentos cotidianos. O que comprar e preparar?

É melhor começar a preparar as coisas com antecedência de um ou dois meses. Esse tempo será suficiente para comprar os itens básicos do material escolar:

1. Mochila.

Prostock-studio/Shutterstock.com

É importante escolher uma mochila com a parte traseira rígida para não afetar a postura do aluno. Há uma regra básica: o peso da mochila deve ser cerca de um décimo do peso da criança. Ao escolher a cor e o modelo da mochila, não se esqueça que meninos e meninas costumam ter gostos diferentes. Fique de olho em mochilas com tecidos refletivos, assim a criança estará mais visível na rua mesmo de noite.

2. Uniforme escolar: para aula e para educação física.

A roupa do dia a dia costuma ser determinada pela coordenação da escola ou discutida na reunião de pais. Ao escolher as roupas, um estilo formal e cores discretas são preferíveis. Um detalhe importante, o tecido deve ser de fibras naturais. Você deve estar atento a qualidade quando for escolher a roupa de ginástica. Ela deve ser leve, confortável e de tecido respirável.

3. Sapatos.

Não economize em algo tão importante quanto os sapatos. A criança deve se sentir confortável para passar o dia todo com suas botas ou tênis.

4. Material escolar de papelaria.

Prostock-studio/Shutterstock.com

Faça um estoque de cadernos, canetas e outros itens de papelaria. Mostre para seu filho onde fica a papelaria mais próxima para que possa comprar o material necessário por conta própria.

5. Crie um ambiente de estudo para o aluno.

Este local deve ser bem equipado. Remova todas as coisas que podem distrair a criança durante o dever de casa.

6. Cuide da segurança do seu filho.

Equipamentos modernos e aplicativos móveis ajudam os pais a sempre saber onde estão seus filhos. Um dos aplicativos mais populares que você pode instalar em seu telefone é o Findmykids.

Organização

Prostock-studio/Shutterstock.com

Para tornar a rotina escolar fácil e tranquila, você precisa ajudar seu filho a organizar seu processo de aprendizado:

  • Ensine o aluno a ser independente e seguir um planejamento de estudos.

Descanso e lazer devem ser alternados com a realização de tarefas e deveres de casa. É importante criar uma rotina diária, colocar o despertador para acordar de manhã e ir deitar no mesmo horário.

  • Converse sobre a escola com seu filho ou filha.

Converse sobre como se comportar em um grupo, sobre o valor do conhecimento e das habilidades no mundo atual e por que é necessário ir para a escola.

  • Conheça os professores.

Seria bom conhecer mais sobre a escola onde seu filho está estudando. Conheça sua história, os professores e coordenadores.

  • Faça um cronograma de alimentos

A época dos chocolates e biscoitos acabou. A criança deve entender que precisa de energia para estudar e uma alimentação balanceada é a chave para uma boa saúde.

  • Pergunte ao aluno o que ele quer fazer além de estudar.

Isto vai ajudar a encontrar um hobby ou escolher uma atividade extra-curricular.

  • Aprenda o caminho até a escola.

Percorra com seu filho o caminho até a escola diversas vezes, mostre os principais pontos e ensine-o as regras e cuidados com o trânsito.

Plano de preparação para a escola. Fatores psicológicos

Prostock-studio/Shutterstock.com

Arrumar a mochila e acostumar a criança a uma nova rotina não são os únicos pontos importantes. O aspecto psicológico é fundamental para a preparação para a escola:

  • Estudar não deve ser um fardo. Converse com seu filho sobre as vantagens e a importância da educação.
  • Relembre as histórias didáticas da sua infância e tirem as conclusões de vocês juntos.
  • Estude em casa com seu filho ou filha. Quando a escola começar, a criança já estará pronta. Ensine a escrever e contar antes do primeiro dia, conte informações sobre o mundo, assim, a criança não estará diferente dos colegas.
  • Explique que cada pessoa é diferente. Enquanto alguém é bom em matemática, o outro pode precisar de muita atenção para resolver um problema, mas consegue correr muito rápido ou sabe escrever belas poesias.
  • Não pressione. Não exija apenas notas boas da criança. A habilidade de assimilar o conhecimento e de, posteriormente, aplicá-lo é muito mais importante.
  • Não incomode. Use aparelhos ou aplicativos para rastrear seu filho ao invés de lhe enviar mensagens a cada dois minutos. Dê liberdade ao seu filho.

Dicas para os pais

Prostock-studio/Shutterstock.com

Após comprar todo o material necessário e resolver todas as questões burocráticas, você deve pensar em criar um ambiente alegre e dar um presente para a criança. Especialmente se o Dia do Conhecimento é o primeiro deste tipo na vida do seu filho. Escolha um presente perfeito para ajudar o futuro aluno.

Outro ponto importante é a segurança e o controle sobre a criança. Para não se preocupar com seu filho e também não ligar diversas vezes por dia, experimente um equipamento ou aplicativo moderno:

  • relógio com localização GPS – você sempre saberá onde seu filho está, podendo acompanhar seus movimentos e entrar em contato com ele a qualquer hora do dia;
  • aplicativo «Findmykids» para celular e relógio GPS – monitore a localização da criança, acompanhe seus movimentos, escute os sons ao redor da criança e imediatamente receba um alarme em caso de perigo.

O primeiro dia de aula é um dia importante na vida de todos os estudantes e seus pais. Uma preparação adequada vai te ajudar a evitar desgaste, poupar tempo e dinheiro. Compre o que você precisa, prepare seu filho e cuide da segurança das crianças através do aplicativo «Findmykids» ou de um relógio GPS e seu novo ano letivo terá apenas momentos bons!

brazilian banner fmk

Prostock-studio/Shutterstock.com

1
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X