É aceitável que seus filhos o vejam nu? | FindMyKids Blog
Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
Dicas parentais

É aceitável que seus filhos o vejam nu?

tw vk fb copy
fb vk tw
Link copiado

A nudez é um estado natural: ficar nu em frente de seus filhos pode ser salutar, desde que isso aconteça dentro de uma certa faixa etária. Mas a questão de se devemos ou não deixar que nossos filhos nos vejam nus é uma das mais complexas com que pais se defrontam. A nudez dos genitores, desde que mantida em um contexto de compreensão e entre os limites de certas idades, é benéfica. Em última análise, contudo, os detalhes de cada situação vão depender de cada caso de relacionamento entre pais e filhos.

Conteúdos:

Os seus filhos podem ver você nu(a)?

A resposta rápida é que sim – mas com limites e compreensão, permitindo que a experiência seja uma de conexão e crescimento. A criança precisa entender certos conceitos essenciais de privacidade e segurança pessoal. Ao ver as figuras paterna e maternas nuas em situações como um banho de bebê ou ao aprender a usar o banheiro, forma-se uma fundação de entendimento que molda a forma como a criança vê o corpo e seus limites. Não há problema algum em seus filhos o virem nu, mas somente até que a modéstia tenha se desenvolvido naturalmente.

Os prós e contras da nudez nos pais

Há prós e contras na nudez dos pais, mas de forma geral ela pode ser benéfica para o desenvolvimento da infância. A nudez não-sexualizada dentro da casa nunca causa mal a uma criança. Pelo contrário, é desta forma que a criança consegue desenvolver os próprios limites e chegar a um nível saudável de privacidade.

Prós

A nudez é uma parte natural do desenvolvimento da criança. Tomar um banho com um bebê ou trocar-se na frente dele é algo que não incomodaria a ninguém, mas quando chega a pré-adolescência, a situação muda de aspecto. Aqui, tudo depende da forma como você aborda as diferentes situações. Uma nudez saudável promove os seguintes benefícios:

Reforça a autoimagem e desenvolve uma autoconfiança saudável

O conforto com o próprio corpo e a auto-estima da pessoa estão ligados de perto. Quando você ajuda a criança a se sentir confortável com o próprio corpo e com os de outros, você a estimula a formar uma autoimagem clara. Não raro a autopercepção é obscurecida pelas visões e julgamentos da sociedade, por conclusões falsas e opiniões externas. A liberdade equivale a uma confiança bem equilibrada que aceita quem você é de verdade. E isso, essencialmente, começa com o corpo.

Ensina às crianças a diferença entre nudez e sexualidade

Nudez e sexualidade são duas coisas bem diferentes, mas sem o nível necessário de abertura em relação à nudez e ao corpo, essas linhas podem se borrar. Para alguns pais, esta ambiguidade pode parecer boa, mas o fato é que ela leva a problemas no futuro. Estar nu quando as crianças se encontram por perto encoraja o compartilhamento de informações objetivas em relação a sexualidade, situações sexuais, o desenvolvimento sexual e a idade na qual ele acontece. Isto também inicia discussões relativas ao consentimento e a casos onde a nudez não é apropriada.

Forma uma percepção dessexualizada do corpo 

O corpo humano não deve ser sexualizado. Ao ver os pais nus, a criança pode descobrir como é o corpo adulto sem qualquer interferência subjetiva. Ver um corpo de mulher nu ajuda a criança a entender que não se deve ter vergonha do corpo; ao mesmo tempo, isso serve como oportunidade de educar. As discussões relativas à sexualidade começarão na idade certa, sem que uma visão saudável do corpo seja suprimida por linhas borradas e por estigmas.

Contras

Embora você deva levar esses contras em consideração, eles também podem ser vistos como oportunidades para a criança se desenvolver e estabelecer uma conexão maior com você. Com a atitude certa, qualquer observação feita em relação à nudez e ao corpo pode ser transformada em potencial para crescimento. Aqui estão as únicas potenciais áreas onde a sua abordagem pode exigir ajustes:

Prepare-se para um monte de perguntas estranhas

Quando você fica nu na frente dos filhos ou aceita a nudez no nível que lhe for mais confortável, questões surgem. Encare todo questionamento como uma oportunidade de comunicação e ensine aos seus filhos sobre seus corpos, limites, e – quando já estiverem mais crescidos – sobre sexualidade e consentimento. Ter respostas prontas é uma boa ajuda para os pais que sentem algum algum tipo de desconforto ao conversar sobre nudez.

Prepare-se para uma possível falta de comunicação

A comunicação não-verbal traz consigo todas as informações necessárias para moldar a forma como você lida com a nudez em relação a seus filhos. Nem toda criança vai querer manifestar abertamente o que estiver sentindo ou pensando. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais que ela dá. Mostras de uma modéstia maior indicam que ela está começando a sentir maior necessidade de privacidade em relação aos corpos e a nudez de outros. Isso também lhe dá uma ideia de como mudar a forma como você está se comunicando a fim de abordar melhor as necessidades da criança.

Quando a nudez é apropriada?

Quando ficar nu e quando não se expor – isso sempre depende do ambiente familiar. Para muitos membros de certas famílias, é perfeitamente normal dormir nu ou ser visto nu ao andar até o banheiro. Na maior parte dos relacionamentos saudáveis, há um nível de conforto com a nudez, ao mesmo tempo em que ninguém também se esforça por ser visto sem roupas. As crianças precisam aprender a se sentir confortáveis com os seus corpos, desenvolvendo o próprio sentimento de privacidade e de compreensão do corpo.

A nudez nos pais tem um impacto psicológico para a criança?

Quando os pais se recusam a aceitar que seus filhos são seres sexuais, isso põe as crianças em risco de um desenvolvimento confuso – sem falar em consequências mais catastróficas, como situações de abuso sexual. Toda criança se torna extremamente curiosa quando não há ninguém presente para educá-la, o que a coloca em uma posição vulnerável onde ela pode nem sempre compreender o perigo de certos sinais ou situações. É por isso que é fundamentalmente importante desenvolver um contexto de compreensão para a nudez e o corpo, bem como a distinção entre eles e a sexualidade.

A idade afeta essa questão?

A idade tem, sim, um impacto, mas não existe um momento definitivo a partir do qual a nudez se torna desconfortável. Cada casa é um caso, de forma que os pais devem prestar atenção a seus filhos, procurando identificar os sinais de um começo de modéstia e de necessidade de privacidade. Mas tendo dito isso, com a idade de seis anos a criança já desenvolveu uma identidade definitiva e costuma sentir acanhamento em relação ao próprio corpo e a questões privadas. Isto não significa que a criança se sinta desconfortável em relação a si mesma, mas sim que ela está prestando atenção aos limites sentidos nos outros e determinados para si mesma.

É normal comparar corpos?

É completamente natural comparar e discutir o corpo humano. Seu filho precisa desenvolver um sentimento de conforto em relação a si mesmo. As crianças mais novas começam comparando o próprio corpo com o dos pais. Em situações assim, dê sempre respostas factuais a qualquer pergunta e não deixe de usar a oportunidade para ensinar à criança quando é que a nudez é aceitável. Assim que surgirem os questionamentos sexuais, juntamente com o sentimento de modéstia, está na hora dos pais começarem a se cobrir.

Como posso começar a conversar sobre o corpo e a nudez?

Limites impostos no próprio ambiente familiar não são usados por toda família, mas podem servir como um ótimo jeito de conversar sobre a nudez. É essencial que haja um equilíbrio entre o gerar transparência e preparar a criança para o mundo. Se você deixa a criança vê-lo nu, esteja pronto para as questões que você sabe que surgirão; você pode responder a elas em um contexto da família ou de limites no ambiente de casa. Algumas famílias não se importam com nudez em áreas como o banheiro ou em meio à natureza, enquanto que para outras, outros parâmetros podem se aplicar. Independemente do jeito como você lidar com estas questões, nunca transmita um sentimento de vergonha.

Quando devo conversar sobre limites e desencorajar uma nudez imprópria?

É necessário discutir com a criança sobre quando é inaceitável ver alguém nu. A criança precisa aprender que tocar não é aceitável, e você precisa ajudá-la a não só seguir cegamente, mas sim a entender, os muitos fatores conectados com a nudez. Se uma criancinha pequena agarra uma parte do seu corpo, desencoraje, mas deixe as explicações para uma idade quando criança conseguirá entender do que você está falando. Estabeleça regras de acordo com diferentes situações, usando sinais, questões e reações para descobrir o que precisa ser abordado.

O sexo da criança faz diferença?

Embora é claro que qualquer aspecto da nudez no ambiente de casa seja relativo, o sexo da criança realmente faz uma diferença na maioria dos casos. Geralmente, meninos começam a se sentir desconfortáveis em relação a nudez junto à mãe mais cedo do que meninas. Da mesma forma, meninas se tornam mais desconfortáveis com nudez perto dos pais mais cedo do que garotos. Quando começam as questões e comentários relativos a diferentes aspectos físicos, está na hora de começar a informar a criança sobre seu corpo.

A partir de qual idade é melhor parar de se trocar na frente dos filhos?

A criança começa a desenvolver a necessidade de privacidade a partir de quatro ou cinco anos de idade. Isto indica que ela experimentará desconforto ao ver os pais nus. Certos indivíduos começam a desenvolver uma identidade consciente mais cedo; outros, mais tarde. O essencial é prestar atenção naquilo que a criança vê como confortável ou desconfortável, usando a reação dela como um sinal de quando parar de se despir em frente a ela. Nem todas as crianças são iguais: algumas não se importarão com nudez até um estágio mais tardio da pré-adolescência, enquanto outras já a partir dos quatro anos.

Sinais para parar de se despir em frente aos filhos

Como explicado, o nível de conforto de cada criança varia. Assim, a idade na qual você deve deixar de mostrar o próprio corpo varia. Vejamos alguns sinais de que a criança está desenvolvendo o sentimento de modéstia:

  • Questões constantes em relação às partes privadas;
  • Risadas ou piadas sobre partes do corpo;
  • A criança tenta tocar partes privadas;
  • Ela desvia os olhos quando é vista nua ou quando o vê nu;
  • Olhares fixos para partes privadas;
  • A criança pede privacidade;
  • A criança lhe diz para cobrir a sua nudez.

Assim que os seus filhos começam a ver os órgãos genitais como sendo explicitamente sexuais, está na hora de deixar de aparecer nu na frente deles.

Informe o seu filho sobre diferenças culturais e sociais

Nenhuma expressão da identidade pessoal deve ser associada com vergonha. Isto inclui a forma como a criança vê a nudez de outros. Em muitas áreas da Europa a nudez em público é aceitável. Por exemplo, na Alemanha certas piscinas públicas permitem que crianças nadem nuas até os seis anos de idade. Ensine ao seu filho o que é o nudismo (caso você mesmo já não seja relaxado a este ponto com a própria nudez) e ajude-o a respeitar aos outros sem fazer julgamentos.

O que diz a comunidade psicológica

Ao examinarmos estudos psicológicos recentes, vemos que não foi encontrado qualquer impacto negativo em crianças de três a seis anos de idade que viram os pais nus. Por outro lado, no entanto, para crianças entre seis e onze anos a nudez dos pais levou a atitudes mais abertas em relação a sexo e a uma maior atividade sexual na vida adulta. Nenhum desses estudos deve ser encarado como conclusivo – o que eles mostram é que não há conclusões finais a serem obtidas. Cada família é diferente.

Como lidar com a nudez em casa

Idealmente, cada casa deve aceitar a nudez em algum nível a fim de garantir que cada criança tenha a melhor possibilidade de desenvolvimento sexual e possa desenvolver um bom senso de identidade pessoal. Desta forma, é muito menos provável que no futuro surjam questões relativas ao próprio corpo ou a autopercepção da criança. No entanto, a aceitação da nudez varia de família para família. Tudo depende daquilo com que você se sente confortável e como as suas crenças pessoais e a sua família abordam a questão da nudez.

As crianças sabem quando é o melhor momento

Na maior parte do tempo, seus próprios filhos lhe dirão quando não quiserem que você fique nu na presença deles. Esteja preparado e tenha um plano em mente para lidar com assuntos delicados a fim de encorajar um relacionamento sincero.

Como foi o seu caso quando você era criança? Você está educando seus filhos com as mesmas visões gerais sobre o corpo e a nudez? Conte-nos nos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo com outros pais recentes que precisem aprender um pouco sobre o assunto.

brazilian banner fmk

email

Assine agora!

Enviamos artigos que auxiliam os pais.Só vantagens!
Комментарии для сайта Cackle
Leia mais

Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «Find My Kids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X
Assine o blog subscription