A verdade sobre o tráfico de crianças✔️: por que o tráfico de crianças está ficando tão grave? | FindMyKids Blog
Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
4
fb vk tw
Link copiado
Segurança

A verdade sobre o tráfico de crianças

4
tw vk fb copy

Mesmo no mundo de hoje em dia, o tráfico de crianças continua a ser um problema enorme. O tempo todo são registradas ocorrências de tráfico humano por todo o mundo, frequentemente levando a terríveis tragédias.

A ideia do tráfico humano, seja de que tipo for, é horrível. Mas a situação fica ainda pior quando você ouve contar sobre inocentes crianças sendo traficadas por gangues que as exploram para o próprio lucro.

Neste artigo, revelar o verdadeiro estado do tráfico de crianças de acordo com o que as estatísticas nos mostram. Também oferecemos sugestões de como garantir que o seu filho não vire uma vítima de tráfico, incluindo como educar o seu filho e quais apps usar para monitorar o paradeiro dele.

Conteúdos:

O que é o tráfico de crianças?

A definição de tráfico de crianças é parecida com a de tráfico humano. Trata-se do ato de transportar e explorar crianças para diferentes fins, geralmente maliciosos.

Entre as formas pelas quais são exploradas as crianças vítimas de tráfico humano temos o trabalho escravo, bem como a exploração sexual.

O tráfico de crianças tem gerado muita preocupação nos últimos anos. Apesar de várias ações do governo e medidas enérgicas tomadas por diferentes instituições, o tráfico é um problema que só tem aumentado no mundo todo.

Em 2012, o número de vítimas de tráfico era de cerca de 20,9 milhões. Desde então, o número quase dobrou, com a contagem global de vítimas de tráfico chegando a 40,3 milhões. Só no Brasil, todo ano são registrados mais de 50 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Fonte da imagem: stopthetraffik.org/about-human-trafficking/the-scale-of-human-trafficking/

Em 2017, a Sociedade das Crianças (Children’s Society) relatou que mais de 560 crianças haviam sido traficadas e exploradas sexualmente só no Reino Unido. No Brasil, país com maior incidência de tráfico humano em toda a América do Sul, mais de 175 casos de exploração sexual de crianças e adolescentes foram registrados entre 2012 e 2016.

O site stopthetraffic.org também informa que cerca de 25% de todas as vítimas de tráfico no mundo são crianças – aproximadamente 10,1 milhões. Destas crianças, traficadas por gangues criminosas, 37% entraram em casamentos forçados. Estima-se que 21% (212,100) tenham sido vítimas de exploração sexual.

Os números são horríveis. Para muita gente, é quase difícil de acreditar que o tráfico humano seja um problema tão grande até nos tempos de hoje. Mas a verdade é que gangues de tráfico ainda conseguem se aproveitar de pessoas vulneráveis – especialmente crianças – e transportá-las através de uma rede global clandestina para depois explorá-las.

Embora gangues de tráfico humano sejam as responsáveis mais diretamente culpáveis, vale notar que há uma série de diferentes circunstâncias que favorecem a proliferação do tráfico de crianças e fazem do Brasil o país com o pior problema de tráfico de toda a América do Sul.

Por que o problema do tráfico de crianças está ficando cada vez mais grave?

A verdade é que o tráfico de crianças acontece por toda a parte, e às vezes parte dos lugares mais inesperados. Veja o caso dos EUA, por exemplo. Lá, tudo indica que a própria agência de Serviços de Proteção das Crianças, a famosa CPS, não está protegendo as crianças contra os riscos do tráfico.

Em 2018, o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas ou Exploradas (NCMEC) descobriu que, de entre mais de 25,500 crianças registradas como fugitivas (geralmente fugindo de abrigos para crianças), quase 15% eram provavelmente vítimas de tráfico sexual.

Já no Brasil, foram até mesmo descobertas redes de tráfico de crianças que usavam de creches ou mesmo missões religiosas para aliciar crianças.

Mas além disso, os fatores que têm agravado o problema do tráfico de crianças são muitos.

Por um lado, temos a facilidade de movimentação de pessoas pela fronteira, especialmente na divisa entre o Brasil e Paraguai, onde não é exigida documentação para passar de um lado para o outro.

Por outro lado, a corrupção também é um elemento central no tráfico de crianças. Policiais recebem propinas para fechar os olhos ao que acontece por baixo dos panos.

Finalmente, a demanda gerada por mercados como os do turismo sexual, da prostituição e da pornografia infantil tem aumentado ainda mais, o que torna o tráfico mais lucrativo do que nunca.

Quais crianças estão em maior risco?

Como vimos, muitas crianças que deviam ser protegidas pelo sistema de assistência social acabam se encontrando em alto risco de se tornar vítimas de exploração infantil.

Crianças vulneráveis, sem lar ou provenientes de famílias muito pobres são as que mais correm risco. As crianças que fogem de abrigos de assistência social, por exemplo, tendem a já se defrontar com uma série de instabilidades psicológicas a partir de uma tenra idade. Por causa da falsa sensação de estabilidade que os traficantes oferecem, essas crianças são vítimas fáceis do tráfico.

Contudo, crianças de áreas bem diversas da sociedade podem se encontrar no mesmo nível de risco – especialmente se não aprenderem as técnicas adequadas para se proteger destes perigos.

Geralmente, criminosos visam crianças mais jovens, já que estas são muito mais vulneráveis em comparação com crianças mais velhas ou adolescentes, que possivelmente já sabem como se defender em um ambiente de crime.

Como proteger os seus filhos do tráfico de crianças

Embora o tráfico afete uma quantidade enorme de crianças que fazem parte do sistema de assistência social, é possível acontecer com uma criança de qualquer área da sociedade que ela seja aliciada, sequestrada e forçada a entrar no horrível mundo do tráfico infantil.

Há diversas maneiras de impedir que o seu filho vire uma vítima do tráfico infantil. Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer.

O que podem fazer os pais

Dispositivos de rastreamento GPS

Uma das melhores medidas que você pode tomar para garantir a segurança de seus filhos é usar algum tipo de dispositivo de rastreamento.

Dispositivos de rastreamento podem vir em muitas formas diferentes. Todos têm funções ligeiramente diferentes, mas a ideia essencial é a mesma: ajudar você a localizar os seus filhos a partir de qualquer lugar.

Através de uma combinação de satélites GPS, torres de celular e conexões Wi-Fi, esses aparelhos de rastreamento conseguem identificar a localização da criança no mapa, mostrando a você o paradeiro exato de seu filho ou filha.

É comum que o dispositivo de rastreamento seja preso diretamente à roupa da criança – por exemplo, em um bolso da calça. Você também pode comprar relógios de pulso do tipo smartwatch, que permitem o monitoramento por GPS.

Aparelhos de rastreamento de crianças

Outra forma excelente de garantir a segurança do seu filho, especialmente se ele tem um smartphone, é usar um app de rastreamento.

Another great way to ensure the safety of your child — especially if they have a smartphone — é usar um app de rastreamento. Há muitos apps de rastreamento disponíveis para baixar, tanto para Android quanto para aparelhos iOS.

Esses apps de rastreamento fazem uso da mesma tecnologia dos dispositivos de rastreamento: satélites GPS, sinais de torres de celular e conexões Wi-Fi.

Você pode instalar facilmente um app de rastreamento no dispositivo móvel de seu filho, não só para ajudá-lo a monitorar a localização dele em tempo real, mas também para controlar a atividade no smartphone. Muitos apps, incluindo o Find My Kids, o ZoeMob e o FamiSafe permitem que você monitore mensagens ou e-mails suspeitos recebidos pela criança. Isso permite que você perceba imediatamente caso maus elementos estejam tentando se aproximar de seu filho.

fmk_05_andr_1024_preview Instale o app Find My Kids
Para poder sempre conferir a localização de seu filho e saber que está tudo bem!
snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-53-51 snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-54-01

Educar seus filhos

É fundamental educar os seus filhos sobre os riscos que pessoas desconhecidas podem apresentar. Há uma série de táticas que um desconhecido mal intencionado pode usar para aliciar e raptar a criança, inserindo-a no sistema de tráfico.

Para educar seus filhos sobre estes riscos, é essencial ensiná-los a identificar os sinais de perigo. Se as crianças souberem como responder do jeito certo, elas saberão se esquivar do perigo assim que possível.

O podem fazer as crianças

Aprender a reconhecer os sinais de perigo

Há muitas técnicas diferentes que malfeitores podem usar para colocar as crianças em atividades de exploração.

Algumas destas técnicas incluem:

  1. Fingir que há uma emergência: esta é uma técnica comum usada por criminosos para atrair crianças – trata-se de fingir que aconteceu uma emergência envolvendo os pais da criança. O criminoso encoraja a criança a entrar no seu veículo a fim de ir direto para a cena da emergência.
  2. Agir como amigo: o criminoso finge que é amigo dos pais da criança. Ele pode dizer que veio pegar a criança para levá-la para casa, para os pais.
  3. Pedir ajuda: por exemplo, pedir instruções de como chegar a um lugar, ou então pedir que a criança ajude a encontrar alguém – essa é outra técnica comum usada por malfeitores para sequestrar crianças.

Há muitos outros truques usados por criminosos para aliciar e sequestrar crianças, mas ensinando esses truques para os seus filhos, você os ajuda a ficar um passo à frente dos malfeitores.

Uma vez que os seus filhos conheçam todas essas técnicas, você precisa ensiná-los a responder do jeito certo. Mostre para eles que é necessário sempre dizer “Não” ou “Não posso ajudar você se não estiver com um adulto”. O tom de voz da criança deve sempre ser firme.

Você também precisa ensinar seus filhos a manter a distância certa quando forem abordados por desconhecidos – pelo menos 5 passos de distância. As crianças também devem ser treinadas para procurar um adulto responsável (pai, responsável ou professor) imediatamente após um evento semelhante.

Aprendendo sobre os perigos do aliciamento online

O aliciamento online ainda é uma ameaça muito presente. É comum que criminosos – especialmente os que fazem parte de uma rede de tráfico de crianças – recorram a plataformas de redes sociais para aliciar crianças vulneráveis.

Você deve mostrar às crianças o que fazer para se manter em segurança online – como reconhecer os sinais de perigo e reagir a eles. É importante encorajar a criança a avisar você imediatamente caso haja qualquer preocupação com segurança online.

Através de um app de rastreamento de Internet ou de smartphones, você consegue monitorar qualquer atividade suspeita nas plataformas de rede social de seus filhos – incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp. Uma vez que você tenha detectado qualquer indício de perigo, você poderá alertar a criança e mostrar como reagir.

As mais das vezes, a melhor forma de reagir a qualquer potencial ameaça é bloquear a conta de rede social, endereço de e-mail ou número de telefone em questão e impedir que continuem a se corresponder com a criança.

Para se informar melhor sobre como ensinar os seus filhos a ficar seguros online, clique aqui

Um problema cada vez maior

O tráfico de crianças é um problema que se torna cada vez maior. É absolutamente essencial fazermos todo o possível para abolir as gangues criminosas que exploram crianças.

Embora as mais vulneráveis sejam as crianças educadas nos sistemas de assistência social, os criminosos também visam crianças de todas as áreas da sociedade, usando táticas maliciosas a fim de atraí-las para longe da segurança e levá-las ao sistema de tráfico de crianças.

Você precisa tomar todas as medidas necessárias para impedir que os seus filhos se tornem vítimas do tráfico de crianças. Combinando dispositivos de rastreamento por GPS, apps de monitoramento de redes sociais e a educação adequada para que as crianças saibam como reagir a ameaças do jeito certo, você ajudará a manter seus filhos em segurança e protegê-los das ameaças geradas por gangues de tráfico de crianças.

Se você conhece alguma pessoa que possa tirar proveito deste artigo, por favor, compartilhe com ela e ajude-nos a conscientizar a população e ajudar a eliminar o tráfico de crianças.

brazilian banner fmk

4
Комментарии для сайта Cackle
Leia mais

Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X
Assine o blog subscription