Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Segurança

Os 15 Principais Jogos do Roblox Inadequados para Crianças

O Roblox é uma plataforma extremamente popular entre as crianças, mas muitos pais não têm consciência do que exatamente é o Roblox ou dos riscos que ele pode representar. Este artigo é destinado aos pais, como nós, que têm apenas uma vaga noção do Roblox e querem garantir que seus filhos estejam seguros online. Com cada vez mais crianças conhecendo o Roblox, você já deve estar sentindo os efeitos do “poder da insistência”, à medida que seus filhos pedem para ter acesso à plataforma e seus jogos. Como saber quais jogos são apropriados para a idade e quais podem representar um perigo? Explorar esse novo ambiente digital pode ser desafiador para os pais.

Abaixo, analisamos exatamente o que é a plataforma Roblox e como você pode garantir que seu filho não acesse nenhum de seu conteúdo explícito ou de outra forma inadequado. Além disso, entregamos o conhecimento necessário para tomar as melhores decisões para você e seu filho.

Conteúdo:

O Que é o Roblox e Por Que Ele é Tão Popular?

inappropriate games

Fonte: youtube.com

O Roblox é uma plataforma de jogos online onde milhares de jogos separados podem ser acessados, todos através de um único aplicativo. Os controles parentais estão habilitados por padrão para usuários menores de treze anos e a Common Sense Media classifica o Roblox como “seguro” para aqueles com treze anos ou mais. Conta com um sistema monetário chamado Robux, uma moeda digital que deve ser comprada com “dinheiro real” e pode ser usada para comprar skins, acessórios para personagens e muito mais.

A grande quantidade de jogos disponíveis é uma das principais razões para a extrema popularidade do Roblox; atualmente, a plataforma possui mais de quarenta milhões de opções. Além disso, os jogos podem ser criados por qualquer pessoa. Só em 2021, o Roblox pagou mais de 500 milhões de dólares aos seus criadores.

O Que os Pais Devem Saber Sobre os Jogos do Roblox?

games on roblox

Fonte: cdnb.artstation.com

Como mencionamos, existem literalmente milhões de jogos disponíveis no Roblox em uma variedade de gêneros, incluindo terror. Há também muitos jogos que apresentam conteúdo sexual ou conteúdo de outra forma inadequado para crianças.

Além disso, muitos jogos no Roblox incorporam um bate-papo que permite aos jogadores se comunicarem uns com os outros, algo que a maioria dos pais prefere que seus filhos não utilizem. Embora tenha um sistema de censura destinado a bloquear linguagem obscena ou ofensiva, existem maneiras fáceis de contornar isso, o que significa que essa proteção pode não ser totalmente confiável.

15 Jogos Mais Inadequados que as Crianças Podem Encontrar no Roblox

inappropriate roblox games

Fonte: youtube.com

Survive the Killer

Quando o assunto são jogos inadequados para crianças no Roblox, o Survive the Killer definitivamente se encaixa nessa categoria. Embora os gráficos sejam caricatos, o conteúdo e os temas não são adequados para crianças. Baseado no gênero de terror, os personagens devem se esconder do assassino em série para evitar serem suas próximas vítimas. Da mesma forma, um jogador pode escolher ser o assassino e caçar outros jogadores.

Classificado na plataforma como adequado para crianças a partir de nove anos, este é um jogo do Roblox que provavelmente causará ansiedade em crianças, especialmente mais novas, e deve ser tratado com cautela, mesmo que seu filho esteja acima da faixa etária recomendada.

Obby Games

Muitos jogos na plataforma Roblox se encaixam em categorias distintas e os jogos Obby estão neste grupo. De forma simples, o Obby Games são jogos de obstáculos, não devendo ser confundidos com o uso do termo no Minecraft, onde é abreviação de obsidiana!

No entanto, embora esses tipos de jogos pareçam inofensivos, existem muitos Obby Games no Roblox que são assustadores, perturbadores ou com conteúdo adulto. Por exemplo, o Escape Mr Funny’s Toy Shop está classificado como adequado para todas as idades, mas contém imagens assustadoras e pode assustar as crianças pequenas, ocasionando pesadelos e ansiedade diurna. É essencial avaliar os Obby Games com a mesma atenção que você daria a outros tipos de jogos no Roblox antes de permitir que seu filho jogue.

Dance Club e Club Iris

Jogos de clube de dança no Roblox devem ser vistos com extrema cautela. Embora alguns sejam projetados para crianças, é importante lembrar que, mesmo quando o conteúdo é apropriado, muitas vezes as crianças são incentivadas a fazer amigos ou conversar com outros usuários, o que representa um perigo inerente.

Além dos clubes de dança para meninos e meninas, existem também clubes “hangout” na plataforma, como o Club Iris, que, embora promovido como um jogo de dança, tem a reputação de ter conteúdo adulto. Por exemplo, já surgiram histórias de jogadores fazendo danças sensuais e avanços sexuais para outros jogadores. Este é um dos jogos inadequados que é mais importante garantir que seus filhos se mantenham afastados.

Welcome to Bloxburg

Este popular jogo do Roblox está no gênero de interpretação de papéis e é muito semelhante ao The Sims. Os jogadores navegam por várias situações do “mundo real” e interagem com outros usuários. O objetivo é manter seu avatar feliz, aprender novas habilidades e ganhar dinheiro.

Os problemas potenciais vêm do foco na comunicação com os demais. Exceto se você configurou os controles parentais para permitir que seu filho fale apenas com determinados outros usuários (ou nenhum), nunca se sabe quem seu filho pode encontrar e conversar online. Também vale a pena estar ciente de que este jogo incentiva compras dentro do jogo, então os pais precisam ficar atentos a isso.

Shedletsky’s Dirty Place

Frequentemente aparecendo em listas dos jogos do Roblox mais inadequados para crianças, o Shedletsky’s Dirty Place, como o nome sugere, não deve, em nenhuma circunstância, ser acessado por crianças. É um dos jogos de sexo infames do Roblox e apresenta conteúdo explícito para adultos.

É importante estar ciente de que o jogo pode parecer atraente para as crianças, apesar de sua classificação etária de dezoito anos ou mais, mas pode ter sérias consequências subsequentes para as crianças que interagem com ele. Este é um bom exemplo do porquê é tão importante garantir que você tenha os controles parentais ativados nas contas do Roblox dos seus filhos e certificar-se de que as suas informações de conta (caso tenha) não possam ser encontradas por seus pequenos.

Shower Simulator

Além do conteúdo violento, os pais também precisam estar cientes dos muitos jogos sexuais no Roblox, que muitas vezes são alguns dos jogos do Roblox mais inapropriados de todos. Os jogos de simulador de chuveiro se enquadram nesta categoria.

Como parte do jogo, os avatares dos participantes entram em um vestiário comunitário e as conversas online costumam ter caráter sexual e erótico. Os pais devem tomar muito cuidado para que seus filhos não tenham acesso a jogos de simulador de chuveiro no Roblox. As recomendações de idade disponíveis online para esses tipos de jogos podem dificultar a identificação do conteúdo inapropriado: por exemplo, a classificação etária para o jogo Shower Simulator é simplesmente listada como “NA” em alguns sites.

Jogos Inspirados em Poppy Playtime

Certos jogos da plataforma do Roblox podem parecer inofensivos, mas definitivamente não são adequados para crianças. O Poppy Playtime é um dos jogos do Roblox que, apesar do nome inocente, é inapropriado e pode facilmente levá-lo a pensar que é voltado para crianças. No entanto, este jogo, em particular, se encaixa bem no gênero de terror. Para jogar, o usuário deve sobreviver aos brinquedos vingativos e assustadores em uma fábrica abandonada, encontrar seus amigos e escapar.

Crianças pequenas, em particular, provavelmente acharão os gráficos e a história perturbadores e este jogo pode levar a muitas noites sem dormir para os pequenos, apesar de ser frequentemente listado como adequado para todas as idades.

Vibe Place

Se seus filhos jogam Roblox, eles podem ter encontrado um jogo gratuito chamado Vibe Place; é um jogo de exploração projetado como um espaço para os usuários interagirem e relaxarem. Ainda que possa parecer inofensivo, é essencial estar ciente dos perigos que pode representar, especialmente para crianças: seus filhos podem estar conversando com literalmente qualquer pessoa. Há muitas conversas de cunho sexual ou de outra forma inadequadas no Vibe Place, por isso esse jogo deve ser visto como uma boate para adultos e abordado da mesma forma, para garantir que as crianças não tenham acesso.

É uma ótima ideia ajustar as configurações da conta do Roblox para evitar que seu filho receba mensagens no aplicativo ou participe de chats, para mantê-los seguros.

Fashion Famous

Antes conhecido como Fashion Frenzy, este título não parece, à primeira vista, estar em uma lista inadequada. Para jogar, os usuários podem escolher roupas para seu avatar em um vasto guarda-roupa de roupas e acessórios, para então desfilar com suas criações na passarela. O visual de cada participante é então julgado pelos outros jogadores para determinar o vencedor.

No entanto, o que tem causado consternação com os pais é como as crianças sentem a necessidade de alterar a aparência física de seu avatar (além de apenas suas roupas) para se tornarem “aceitáveis”. Um pai descreveu ser “perturbador” assistir sua filha mudar a cor da pele e do cabelo de seu avatar, junto com o nariz e a forma do corpo.

The Maze

The Maze é um jogo de aventura de terror em que os jogadores devem sobreviver o máximo possível, evitando os monstros residentes do jogo: The Cajoler e The Orotund. Por que The Maze é um jogo inadequado? Bem, os jogadores devem percorrer uma série de túneis subterrâneos ameaçadores cheios de esqueletos e há vários sustos ao longo do caminho, o que pode deixar as crianças menores com medo. Além disso, os monstros apresentados, cujo objetivo é rastrear e matar os jogadores, podem causar pesadelos nos pequenos. Crianças mais velhas, com treze anos ou mais, provavelmente ficarão bem com The Maze, mas este é um jogo que deve definitivamente ser abordado com cautela para crianças mais novas.

Alone in a Dark House

Os pais precisam saber que alguns jogos do Roblox podem ser adequados apenas para crianças mais velhas: Alone in a Dark House é um exemplo disso, tendo sua classificação etária recomendada para nove anos ou mais. Este jogo de terror gira em torno de um detetive particular que viaja para uma cidade pequena na tentativa de resolver um assassinato brutal… e acaba descobrindo segredos sombrios e perturbadores sobre uma das famílias residentes da cidade. Com cenas de sangue, violência e gore, os pais devem se familiarizar com o jogo antes de permitir que seus filhos, mesmo com mais de nove anos, acessem para garantir que não causará problemas.

Mortem Metallum

Este jogo de luta coloca o jogador contra o lutador; cada participante pode escolher entre uma variedade de armas diferentes para causar dano ao oponente em uma batalha até a morte. O Roblox conduziu uma revisão deste jogo em 2019, pois, apesar de ser listado como “adequado para todas as idades”, o nível de sangue e gore que contém faz dele um jogo do Roblox inadequado para crianças. Os jogadores podem decapitar ou causar amputações no adversário e o dano que as várias armas de longo e curto alcance são capazes de causar é horrível.

SCP-3008

Um jogo de terror de mundo aberto no qual os jogadores devem sobreviver procurando comida, construindo bases e interagindo com outros jogadores, evitando os humanoides que se tornam agressivos à noite. Os participantes podem optar por trabalhar em conjunto na construção de bases massivas e personalizadas para seus avatares neste jogo infinito, que se baseia no interior de uma grande loja Ikea.

Embora crianças mais velhas provavelmente apreciem este jogo desafiador (e muitas vezes engraçado) o nível de ameaça, terror, violência e elementos de assassinato acaba contribuindo para sua inclusão em nossa lista de jogos do Roblox inadequados para crianças.

The Horror Mansion

Este é um dos diversos jogos de sobrevivência de comédia e terror no Roblox. Os usuários o classificaram como “sombrio” e “perturbador”. Além disso, a variedade de assassinos provavelmente irá perturbar as crianças pequenas. Embora esses jogos possam parecer “inofensivos”, o receio de que a exposição frequente a jogos inadequados possa ter um impacto significativamente prejudicial na saúde mental das crianças, potencialmente causando problemas de controle de impulsos, concentração e dessensibilização à violência. Simplificando, seu filho pode apresentar quadros de ansiedade e pesadelos desnecessários pela exposição a jogos de terror como The Horror Mansion, apesar de muitos sites de fãs listarem este jogo como “NA” em sua classificação etária.

Bloody Battles

Por último em nossa lista de jogos inadequados está o Bloody Battles, descrito em um site de fãs como um jogo de luta “caótico e sangrento”. O conceito deste jogo é simples: os jogadores devem matar outros participantes usando uma variedade de armas, incluindo martelos e facas. Cada vez que um jogador ressuscita, ele recebe três armas aleatórias e também pode usar os punhos para causar dano ao adversário. Os participantes podem impedir que seu oponente ressuscite, por exemplo, decapitando o derrotado.

Pais, cuidado: o Bloody Battles é extremamente sangrento e contém gráficos de sangue e desmembramento, além de efeitos sonoros realistas, que podem causar trauma nos jovens jogadores: abordem com muita cautela.

Como os Jogos Inadequados do Roblox Afetam as Crianças?

inappropriate game

Fonte: fenced.ai

Privação de Sono

Pesquisas consistentemente mostram que as crianças que passam uma quantidade excessiva de tempo na frente das telas têm dificuldade para dormir, além de ter um sono de qualidade muito pior do que as demais crianças. Isso se deve, em parte, à luz azul emitida pelas telas, que confunde o cérebro, fazendo o corpo pensar que é de dia, mesmo que já seja o meio da noite. No caso dos jogos inadequados do Roblox, esse problema é exacerbado pelo fato de que o conteúdo ao qual as crianças foram expostas pode causar pesadelos e ansiedade, dificultando o sono.

Comprometimento do Desempenho Acadêmico

Os jogos do Roblox podem ser muito viciantes e as crianças que passam muito tempo jogando podem facilmente se envolver tanto no mundo online que acabam negligenciando seus estudos. Como já mencionado, esse problema pode ser agravado quando a criança acessa jogos inadequados, o que pode afetar negativamente seu sono e capacidade de concentração, fazendo com que seu desempenho escolar caia. Além dos controles parentais para garantir que seu filho não possa jogar Roblox, é altamente recomendável limitar o tempo que ele passa regularmente na frente da tela.

Sentimentos Negativos e Pensamentos Agressivos

Jogos inadequados podem causar muitos problemas para as crianças, sendo uma das consequências o comprometimento do desenvolvimento de controle de impulsos e uma dessensibilização geral à violência, que pode levar as crianças a reagirem de forma agressiva a situações que normalmente seriam capazes de lidar facilmente de outra forma. Em 2015, a American Psychological Association (APA) divulgou uma declaração concluindo que jogos de videogame violentos provocam estados de espírito e comportamentos mais agressivos e podem prejudicar a capacidade dos jogadores de ter empatia e a sua sensibilidade à agressão.

Questões Sexuais

Existem muitos jogos no Roblox com conteúdo e referências sexuais para adultos e a exposição a esses conteúdos pode causar problemas reais nos jovens, por vezes problemas significativos e sérios que podem afetar sua saúde mental e ter consequências duradouras em como eles veem o sexo e os relacionamentos. Enquanto alguns jogos obscenos se apresentam de forma bastante clara, outros são mais sutis; e o que parece um inocente “encontro” com amigos pode na verdade ter mais a vibe de uma boate para adultos e certamente não deve ser acessado por crianças.

Fenômenos de Transferência de Jogo

Fenômenos de Transferência de Jogo (GTP) podem se manifestar de diversas maneiras. Este é um termo que descreve como algumas pessoas começam a experimentar percepções sensoriais do mundo retratado nos jogos em nosso mundo real. Por exemplo, indivíduos que experimentaram esse fenômeno descreveram ver barras de saúde acima das cabeças de seus amigos e familiares, ouvir músicas do jogo enquanto fazem suas atividades diárias ou ver uma imagem de um jogo acionada por uma palavra ou imagem específica. Este fenômeno pode ter repercussões significativas para quem o experimenta e é importante estar atento aos sinais de que está se manifestando na vida de seu filho.

Como as Crianças Encontram Jogos Inadequados no Roblox?

roblox game

Fonte: gamequitters.com

Crianças são naturalmente curiosas e, se ouvirem o falatório no parquinho sobre os jogos inadequados do Roblox, isso pode ser o suficiente para que muitas crianças fiquem tentadas a procurá-los. Saber que um jogo é proibido é frequentemente uma das maneiras mais eficazes de despertar o interesse de uma criança.

Também é fácil se deparar com esses jogos inadequados, especialmente quando vários têm títulos aparentemente inocentes, como é o caso Poppy Playtime, já citado, ou são descritos como um clube de dança para meninas. Há também jogos como o Fashion Famous, também abordados em nossa lista, que podem parecer inofensivos, mas podem causar problemas em relação à autoimagem e autoestima.

Formas Mais Eficazes de Manter Seu Filho Seguro no Roblox

play roblox

Fonte: gamequitters.com

Informe-se Sobre o Roblox

Uma das melhores maneiras de garantir que seu filho fique seguro na plataforma é se certificar de que você mesmo esteja familiarizado com ela, como ela funciona e os perigos ocultos que pode representar. Ao conhecer esses aspectos, você estará na melhor posição para tomar as medidas necessárias para impedir que seu filho acesse jogos inadequados ou veja conteúdo inapropriado.

Dedique um tempo para conhecer a plataforma, navegue por ela e experimente vários jogos. Se seu filho estiver pedindo para jogar um jogo específico, experimente antes de permitir o acesso.

Converse com Seus Filhos Sobre o Roblox

Falar francamente com seus filhos sobre os perigos do Roblox é fundamental para ajudá-los a permanecer seguros online. Fale que existem adultos na plataforma, além das outras crianças, e que é muito importante que eles não interajam com ninguém que não seja um amigo de confiança ou membro da família.

Diga a seus filhos que eles precisam informá-lo imediatamente se algo aconteceu que os deixou desconfortáveis ou se um estranho tentou entrar em contato com eles. Aconselhe que é crucial que eles nunca compartilhem informações pessoais, mesmo que alguém peça.

Encontrem Jogos de Qualidade Juntos

Dentro das configurações de controle dos pais na plataforma, você pode criar uma lista de jogos adequados conforme a idade, assim poderá ter a tranquilidade de saber que seus filhos só podem acessar os jogos que você já avaliou e considerou apropriados. Converse sobre isso com seu filho e construam essa lista juntos, é uma ótima oportunidade para falar sobre como se manter seguro no Roblox e segurança online em geral.

Quando seus filhos estiverem jogando Roblox, tente jogar com eles, mas se isso não for possível, pelo menos tente ficar por perto enquanto eles jogam, assim você pode ficar de olho em tudo.

Jogue Jogos do Roblox com Seus Filhos

Como já mencionado, jogar Roblox junto com seu filho é uma das melhores maneiras de garantir que os jogos acessados sejam apropriados e que os controles parentais estejam funcionando corretamente para evitar, por exemplo, que estranhos enviem mensagens para seu filho ou que ele tenha contato com conteúdo adulto. Pedir ao seu filho para lhe mostrar a plataforma é uma ótima maneira de ver como eles a usam e a natureza dos jogos que estão jogando.

Agende Horários para Jogar e Dê o Exemplo

É importante limitar a quantidade de tempo que as crianças passam nas telas. Você pode usar um aplicativo de controle parental para definir tanto os horários em que seus filhos podem jogar na plataforma quanto a duração de uma sessão. Isso pode ser realmente útil para garantir, por exemplo, que as crianças não acessem a plataforma muito perto da hora de dormir ou joguem por horas e horas. Dê o exemplo, mantenha hábitos saudáveis em relação às telas, garantindo que os telefones não sejam usados à mesa de jantar e que você fique longe dos seus próprios dispositivos.

Ative Configurações de Segurança e Relate Abusos

A plataforma Roblox possui várias ferramentas de segurança para ajudar a manter os usuários, especialmente os mais jovens, seguros. Quando é criada uma nova conta para uma criança, o sistema filtra, por padrão, quaisquer jogos que sejam classificados como adequados apenas para maiores de treze anos. É importante aprender a denunciar abusos, assim você pode alertar rapidamente os administradores do Roblox se um jogo inadequado escapar ou denunciar outro usuário que esteja agindo ou enviando mensagens inadequadas.

Para ativar as configurações de segurança na conta Roblox de seu filho usando um dispositivo móvel:

  • Faça login na conta Roblox de seu filho pelo aplicativo.
  • Clique nos três pontos no canto inferior direito da tela.
  • Selecione a opção Configurações e toque em Privacidade.
  • Pressione o botão de alternância na seção Restrição de contas para ativar essa opção.
  • O botão de alternância ficará verde, indicando que a configuração de Restrição de contas foi ativada.

Use um Aplicativo de Controle Parental (Kids360, Findmykids)

Um aplicativo de controle parental, como o Kids360, é uma excelente ferramenta para ajudar a manter seus filhos seguros na internet. Ele te permite controlar e supervisionar o conteúdo que seus filhos podem acessar na plataforma Roblox, sendo possível limitar o uso e também monitorar os jogos acessados e as mensagens enviadas ou recebidas. Você também poderá ver quanto tempo seu filho passou jogando no Roblox, para que, se o tempo de tela estiver aumentando, você possa tomar alguma medida.

E para proteger seu filho no mundo real, baixe grátis o aplicativo Findmykids. Com ele, você sempre saberá onde seu filho está, se está tudo bem e o que está acontecendo ao redor.

Fale sobre o Roblox com Cautela

obby games

Fonte: youtube.com

A plataforma Roblox oferece um mundo virtual praticamente infinito de jogos e muitas oportunidades para crianças se divertirem, soltarem a criatividade e interagirem com amigos e familiares. No entanto, a plataforma apresenta perigos e conhecê-los, além de conversar abertamente com seus filhos sobre esses perigos, é uma das melhores maneiras de evitá-los.

Familiarize-se com a plataforma e certifique-se de ter configurado os controles parentais de forma eficaz antes de permitir que seus filhos joguem. Sempre que possível, jogue com eles ou, no mínimo, acompanhe os jogos que estão acessando, aproveitando a oportunidade para conversar sobre os jogos e a experiência do seu filho na plataforma. Ao abordar o Roblox com cuidado e estar ciente de seus possíveis aspectos negativos, você pode garantir que seu filho desfrute de um tempo divertido e agradável na plataforma.

Perguntas Frequentes (FAQ)

roblox sex games

Fonte: youtube.com

Há conteúdo inadequado no Roblox?

Sim, existem muitos jogos na plataforma com conteúdo adulto, sexual ou violento ou qualquer conteúdo inadequado para crianças. Às vezes, esse conteúdo faz parte do próprio jogo, outras vezes decorre da natureza do chat dentro do aplicativo; alguns jogos do tipo “hangout” funcionam quase como uma plataforma de encontros virtuais.

Qual é o jogo mais inadequado do Roblox?

“Shedletsky’s Dirty Place” é frequentemente listado como o jogo mais inadequado que as crianças não devem acessar. Jogos simuladores de chuveiro também estão entre os mais inadequados no Roblox.

Como bloquear jogos ruins no Roblox?

Use as configurações de controle parental na plataforma para garantir que as crianças só possam acessar jogos apropriados para sua idade. Você também pode alterar as configurações para garantir que as crianças não possam enviar ou receber mensagens no Roblox.

“Shedletsky’s Dirty Place” ainda está no Roblox?

Embora “Shedletsky’s Dirty Place” não esteja mais disponível no Roblox, existem jogos derivados que são altamente inadequados para crianças. Isso inclui o “Shedletsky House”. Após garantir que as configurações de controle parental estejam ativadas para colocar restrições na conta, as crianças não deveriam conseguir acessá-los.

O Roblox permite jogos inadequados?

Embora o Roblox afirme que não permite espaços sexualmente explícitos em sua plataforma e tome medidas para remover rapidamente qualquer conteúdo que encontre desse tipo ou que seja denunciado, ele ainda pode ser encontrado. Como pai, é melhor estar ciente dos perigos e ficar atento aos jogos que seus filhos estão acessando.

A foto na primeira página: famisafe.wondershare.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X