Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Coisas que ninguém te conta sobre ser pai de um adolescente

Os adolescentes vivem um período de grandes contrastes. Meninos e meninas lutam por sua individualidade, buscando a liberdade e a autoexpressão. No entanto, ao mesmo tempo, esses jovens anseiam pela aceitação dos colegas e questionam a estrutura da sociedade. Sua confiança pode atingir o ponto mais alto de todos os tempos, enquanto a experiência ainda está em baixa. A criação de um adolescente oscila entre um fluxo intenso de aprendizado e de sentimento, o que pode ser complicado. É por isso que estamos analisando as coisas que ninguém conta sobre ser pai de adolescentes.

Conteúdos:

Como lidar com adolescentes?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Antes de nos aprofundarmos nas coisas que ninguém nos conta, aqui estão algumas dicas importantes. Lembre-se sempre dessas dez dicas e você terá um relacionamento muito mais saudável (e leve) com seu filho:

  • Demonstre seu amor abertamente
  • Comunique-se com assertividade
  • Sempre mantenha a calma
  • Lembre-se, você é um modelo para seu filho
  • Estabeleça limites desde cedo
  • Atualize esses limites à medida seu filho cresce
  • Pequenos atos rudes não merecem atenção
  • Considere os sentimentos por detrás do seu comportamento
  • As consequências ensinam a criança a assumir as responsabilidades
  • Permita que seu filho adolescente resolva seus próprios problemas

Coisas que ninguém fala sobre ser pai de meninas adolescentes

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. Prepare-se para ajudá-la a lidar com términos de relacionamento sem transferir a raiva para o ex – Sua filhinha está aprendendo a lidar com os assuntos do coração e o amor à primeira vista geralmente nada mais é do que uma experiência de aprendizado.
  2. Barbies e festas do pijama não serão mais desejadas, mas dias de beleza e compras são sempre um prazer – Formar um vínculo com uma adolescente em desenvolvimento requer algumas adaptações, enquanto aproveita qualquer oportunidade de vivenciar as coisas novas juntos.
  3. Sua filha tem amigos suficientes – Seja uma mãe, não tente ser uma «melhor amiga». Sua filha precisa de você como mãe, sendo seu sistema de apoio, não como uma amiga que está enfrentando as mesmas lutas que ela.
  4. Ela exigirá cada vez mais liberdade. Deixe-a crescer e desenvolver sua maturidade – Todos precisam de espaço, mas isso também não significa que você deve dar a ela toda a liberdade para fazer o que quiser. Avalie a maturidade de sua filha e dê liberdade aos poucos, deixando que sua identidade própria floresça.
  5. Não importa o quanto tente ser justa, haverá dias em que sua filha não irá concordar com você – Existem horas em que os próprios adolescentes não entendem e nem sabem qual é sua opinião de verdade. Estar em sintonia com sua filha não irá levá-la a ver as coisas do mesmo ponto de vista.
  6. Seu estilo será reinventado diversas vezes diante de seus olhos – Seja sua filha antenada às tendências da moda ou esteja apenas experimentando vários estilos conforme descobre sua identidade – você entrará nesta montanha russa com ela como observadora. Seja solidária e livre de julgamento.
  7. «Meninos são estúpidos» se tornarão suas três palavras favoritas – Sim. Sua menina vai começar a gostar de meninos à medida que cresce e se torna uma mulher adulta. Isso não significa que você vai gostar, o que também é bem normal. Deixe-a ir, mãe. Ela sempre voltará para você, enquanto estiver aberta.

    Prostock-studio/Shutterstock.com

  8. Independente do quanto você ache que fez besteira, ela sempre te amará – Não existem problemas que superem o amor entre pais e sua filha. Você sentirá como se tivesse feito besteira muitas vezes. Isso não significa que seja verdade ou mesmo que ela te ama menos.
  9. Ela precisará de espaço e, às vezes, parecerá distante – Introspecção é o nome do jogo, um ritual de passagem comum em uma adolescente em crescimento. Estar perdido em seus pensamentos é uma liberdade que todo adolescente deve ter, desde que dentro de limites saudáveis. Ficar no mundo da lua o tempo todo pode ser um sinal de um problema subjacente.
  10. Ela está sempre te ouvindo, mesmo quando não parece estar – Os pais descobrirão que suas filhas adolescentes, às vezes, tem uma escuta sobre-humana. Ela está sempre te ouvindo, ainda que pareça estar te ignorando.
  11. Os amigos dela não sabem o seu nome – Meninas adolescentes têm assuntos muito mais importantes em sua cabeça do que tentar ajudar seus amigos a conhecer e lembrar do seu nome. Alguns raramente conversam sobre os pais e a vida dentro de casa, sendo os pais conhecidos apenas como «mãe» ou «pai».
  12. Quando ela se tornar adolescente, nada mais a deixará constrangida – Entre todas as mudanças, seu ciclo menstrual e as muitas batalhas emocionais que surgem com os namorados, não há nada que você precise ter vergonha de falar quando ela atingir a adolescência.
  13. Acostume-se a não gostar de como ela se veste ou de seu perfume – A autodescoberta e autocriação requerem experimentação. A única coisa de que ela precisa é do seu apoio e de sua honestidade, não seja crítico e nem assuma que seu estilo pessoal ou sua identidade deve ser a dela.
  14. Ela ainda precisa que você esteja acompanhando – Se perder em um mar de emoções não é fácil. O ciberespaço pode ser um abismo virtual, mas os relacionamentos e as emoções que trazem são bem reais. Sua filha adolescente precisa que você esteja sempre atenta a ela, mesmo quando parecer que está em seu próprio mundo.

    Prostock-studio/Shutterstock.com

  15. Ela quer acelerar as coisas e você quer que o tempo passe mais devagar – Todos os adolescentes querem crescer e ser tratados como adultos. As meninas geralmente buscam mais a independência que os meninos, o que faz com que você deseje que os anos de brincar de bonecas e de faz de conta durem para sempre.
  16. Ela não saberá tanto sobre o comportamento dos meninos como você, que já passou por isso – Ah, a loucura da juventude. Não importa se você a alertou sobre o que está por vir ou não, ela terá um mundo inteiro de descobertas para experimentar e descobrir e, muitas vezes, sofrer. Durante esse belo desenvolvimento, você finalmente entenderá os adolescentes.
  17. Você descobrirá uma variedade de músicas novas que vão ficar presas na sua cabeça, o que não significa que você vai gostar de tudo – Caso você não saiba que é perfeitamente possível ficar com uma música chata na cabeça, criar uma adolescente vai te ensinar. Esteja aberta e tente não reclamar.
  18. Quando ela quiser falar com você, pare o que está fazendo, olhe e ouça – O contato visual e a linguagem corporal são extremamente importantes. Pode demora muito para que alguns adolescentes se manifestem, então dê à sua garotinha toda a atenção que ela deseja e precisa.
  19. Levar sua filha aos lugares é suficiente para se manter informada sobre a cultura pop – Durante as conversas entre amigos no carro, ao telefone, discutindo opções de rota e planejando sua agenda.
  20. Você começará a sentir falta dela antes mesmo que ela saia de casa – À medida que sua filha envelhece, você sente o tempo passar mais rápido. Isso faz com que muitos pais antecipem o momento da saída dos filhos de casa antes dele chegar. Valorize seu tempo em família, mas não se esqueça que mesmo essa difícil mudança é uma bela transição e um passo para o crescimento da sua filha.
fmk_05_andr_1024_preview Instale o aplicativo Findmykids
Oferece um controle leve e proteção à sua filha adolescente
snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-53-51 snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-54-01

Coisas que ninguém fala sobre ser pai de meninos adolescentes

Prostock-studio/Shutterstock.com

  1. Acostume-se a falar sobre a infância dele como se fosse algo super distante, ainda que ele sempre seja uma criança para você – O dia de um adolescente é cheio de tantos momentos emocionais e ideias firmes severas que o tempo parece se arrastar. Todo evento é um acontecimento importante para um adolescente, fazendo com que cada dia que passa pareça muito mais distante do que realmente é.
  2. Só porque ele não compartilha mais as coisas com você, não significa que ele não goste de sua comida favorita ou de outro mimo – Seu menino nunca vai abandonar suas coisas favoritas, mesmo quando ele parecer distante e retraído.
  3. Você precisará pedir um suporte técnico do seu filho para toda e qualquer nova tecnologia e equipamento tecnológico – Seja por falta de conhecimento técnico ou por sua real afinidade com a tecnologia, você acabará recorrendo à sua ajuda repetidamente.
  4. Ele gastará cada vez mais dinheiro. – É perfeitamente normal que seus hábitos de consumo aumentem. Veja isso como uma oportunidade para oferecer bons conselhos financeiros sem ser muito restritivo com seus hábitos. Não há melhor momento para aprender como se ganhar dinheiro, nem o verdadeiro valor do dinheiro.
  5. Ele passará dias inteiros trancado no quarto – Não se preocupe. Há muita coisa acontecendo na vida de um adolescente. Saltos no crescimento e oscilações hormonais levam o adolescente a precisar de muito sono. Combine isso com as pressões da adolescência e você logo entenderá como dormir muito durante esta fase é normal e esperado.
  6. Sua independência se tornará o mais importante – Os pais precisam permitir que seus filhos adolescentes tomem decisões sobre suas próprias vidas. Essa independência não significa que você deve ser totalmente permissivo, mas durante a adolescência, cada jovem precisa começar a assumir a sua vida. Estabeleça limites claros, ajudando o jovem a desenvolver o autocontrole, mas nunca sufoque sua liberdade.

    Prostock-studio/Shutterstock.com

  7. Você é seu porto seguro, o que é algo que ele terá dificuldade em admitir – O desejo de ser totalmente independente, muitas vezes, dificulta a comunicação com um adolescente em crescimento. Embora a maioria dos meninos apresente comportamento diverso do que você gostaria, seu filho sempre precisa de você para amá-lo e apoiá-lo.
  8. Em alguns dias, ele pode acordar furioso e, durante o almoço, já estar tendo o melhor dia de sua vida – As mudanças de humor fazem parte da vida de um adolescente. Seu filho vive intensamente, muitas vezes sendo atropelado por novas emoções e ideias durante esse período de rápido crescimento e autoconhecimento.
  9. A raiva irracional é saudável, portanto não exagere – Nenhum adolescente deve ser dominado pela raiva, mas atacar, desabafar sobre assuntos aparentemente sem sentido e uma frustração geral é normal. Não ser capaz de ter a liberdade total como um adulto pode levar à confusão, que é equivocadamente expressa sob a forma de raiva. Isso abre inúmeras oportunidades para ensinar seu filho a lidar com a raiva, ensinando habilidades críticas de comunicação e raciocínio.
  10. Mesmo depois de passar o dia todo fora, ele ainda espera o jantar pronto – Não importa quão irregular seja sua agenda, pais não podem quebrar a rotina. Veja isso como parte da estabilidade e segurança. Ele sempre precisará de você.
  11. Parece que ele simplesmente não consegue parar de comer – O metabolismo de um garoto em crescimento está sempre aumentando. Acrescente o fato de que quanto mais ativo é o seu filho, mais o corpo está gastando energia, o que aumenta seu apetite, dentro e fora de casa.
  12. Prepare-se para ajudá-lo a lidar com rompimentos sem direcionar raiva para o/a ex – O romance na adolescência é uma experiência de aprendizado e descoberta. Quando os relacionamentos não dão certo, não passa de incompatibilidade. Lidar com suas emoções orientará seu filho a administrar melhor seus próprios sentimentos.
  13. Quando ele chorar, deixe-o – Chorar é saudável. Meninos e meninas choram. Não há nada de estranho em chorar. Cada indivíduo é diferente e as emoções dos adolescentes podem ser superadas. Todo adolescente precisa ser incentivado a compartilhar seus sentimentos, sejam eles felizes, tristes ou de raiva.

    Prostock-studio/Shutterstock.com

  14. Sua agenda estará à sua disposição – A vida de um adolescente é cheia de acontecimentos. Você mudará sua agenda com frequência e com pouca antecedência.
  15. Você será atacado com frequência – Não exagere na disciplina nem repreenda quando estiver com raiva.
  16. O raciocínio dele parecerá ser totalmente diverso do seu – Vocês nem sempre vão concordar, mas sempre leva a opinião dele a sério.
  17. Ele sempre precisa de ânimo e incentivo, mesmo que não pareça – O incentivo diante da decepção dá muito mais motivação e força do que se pode imaginar. É nos tempos sombrios que ele mais precisa das suas amáveis palavras e incentivo.
  18. Desapontamento, ansiedade, depressão e desânimo irão mascarar-se como raiva – Sentir raiva é fácil. Isso a torna a primeira saída para a maioria dos adolescentes que ainda não sabem se expressar corretamente. Depois que aprendem a reconhecer a fonte da raiva, será muito mais fácil se comunicar e pensar com clareza.
  19. Ele vai explodir em público – Isso não significa que você tenha uma desculpa para explodir também.
  20. Ele quer ser querido e, ao mesmo tempo, não quer ser tratado como uma criança – Ser querido não significa ser superprotegido. Só porque ele não atingiu a maturidade plena, não significa que não queira ou precise de respeito dos adultos. Demonstre interesse genuíno e não esqueça o quanto a vida adulta significa para ele.

Mais Velho e Cheio de Ideias? Compartilhe Sua Sabedoria


Ser pai de um adolescente é um verdadeiro desafio, mas viver a própria adolescência também é, isto se não for ainda mais difícil. Isso torna a adolescência uma das etapas mais recompensadoras de todas. É incrível ver seu pequeno bebê florescer e se tornar a pessoa que ele deve ser. Que lições você aprendeu quando adolescente ou criando um? Compartilhe suas dicas sobre parentalidade nos comentários abaixo e transmita essas ideias. A paternidade não é ótima? Sempre há muito o que aprender.

brazilian banner fmk

Prostock-studio/Shutterstock.com

1
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X