Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Educação

Quando, como e por que o dever de casa foi inventado?

A lição de casa faz parte da vida dos estudantes desde o século XIX, tendo sido introduzido pela primeira vez no final de 1800 pelo professor italiano Roberto Nevilis. Seu objetivo era encorajar seus alunos a pensar mais profundamente sobre os assuntos que estavam aprendendo em sala de aula. Desde então, a lição de casa foi adotada por outros países e tornou-se uma prática comum para estudantes de todo o mundo.

Atualmente, a lição de casa é usada como forma de reforçar os conceitos ensinados em sala de aula e auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico. Ela também pode ser empregada para avaliar a compreensão do aluno sobre determinadas matérias e na medição do seu progresso ao longo do ano.

A lição de casa é uma parte importante de qualquer sistema educacional, pois incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por seu próprio aprendizado e a desenvolverem bons hábitos de estudo que lhe serão úteis ao longo de sua carreira acadêmica.

Conteúdos:

Quem inventou o dever de casa?

Fonte: medium.com

O dever de casa existe há séculos, mas apenas no final do século XIX que começou a ser amplamente utilizado nas escolas. Seu inventor chamava-se Roberto Nevilis, um professor de Veneza, na Itália, que teve a ideia de passar tarefas para casa em 1905.

Ele acreditava que a prática regular e a repetição eram essenciais para que os alunos aprendessem e retivessem o conhecimento adquirido em sala. Desde então, a lição de casa tornou-se parte integrante dos sistemas escolares em todo o mundo.

O mito de Roberto Nevilis: quem é ele?

Embora Roberto Nevilis seja frequentemente creditado como o criador do sistema de lição de casa moderno, ainda há muito debate sobre sua verdadeira identidade. Muitos sugeriram que ele era um professor de matemática da Itália durante o final do século XIX, mas há pouca ou nenhuma evidência para apoiar essa afirmação. O que sabemos com certeza é que o nome de Nevilis se tornou sinônimo de lição de casa e seu legado vive nos sistemas educacionais de todo o mundo atual.

As origens da lição de casa

Joa Souza/Shutterstock.com

O dever de casa existe há séculos, com sua origem remontando à Idade Média e seu uso voltado para ajudar os alunos a aprender e praticar o que aprenderam em sala de aula. A ideia de atribuir deveres de casa foi introduzida pela primeira vez nos Estados Unidos em 1845, quando Horace Mann propôs que os alunos recebessem tarefas para fazer em casa. Desde então, a lição de casa tornou-se parte integrante dos sistemas educacionais em todo o mundo.

A prática das lições de casa é uma ótima maneira dos alunos revisarem o que foi ensinado na aula, além de solidificar a compreensão dos conceitos antes de evoluir para temas mais complexos. Ela incentiva o aprendizado independente e ajuda os alunos a desenvolver autodisciplina, habilidades de gerenciamento de tempo e de resolução de problemas.

Uma história do dever de casa no Brasil

Há séculos que a lição de casa é parte integrante do sistema educacional no Brasil. Seu uso ajuda a fixar o que foi aprendido em sala e ajudar na criação de bons hábitos complementares de estudo.

A evolução da lição de casa no Brasil é interessante, cheia de mudanças e adaptações ao longo dos anos. Nos primórdios, era vista como um castigo, mas hoje em dia, muitos já entendem que se trata de uma parte importante do aprendizado. Aqui exploramos como o dever de casa evoluiu no Brasil ao longo do tempo e como ele é usado atualmente nas escolas do país.

Tipos de lição de casa

Joa Souza/Shutterstock.com

Por ser uma parte importante do processo de ensino, a lição de casa é compreendida atualmente como a aplicação prática dos conhecimentos ensinados pelo professor na escola. Existem diferentes tipos de dever de casa, desde tarefas simples, como ler textos ou escrever redações, até tarefas mais complexas, como projetos de pesquisa ou exercícios de resolução de problemas. Em todo caso, seu principal objetivo é auxiliar na obtenção de melhores resultados acadêmicos.

A lição de casa melhora a qualidade da educação?

Presente em qualquer sistema educacional adotado, o dever de xasa ajuda a reforçar e revisar o material que aprenderam em sala de aula, bem como desenvolver suas habilidades de pensamento crítico. No entanto, há quem argumente que o excesso de tarefas para casa pode levar ao esgotamento e ao baixo desempenho acadêmico.

Vantagens do dever de casa

Prostock-studio/Shutterstock.com

A lição de casa pode ser benéfica para os alunos de várias maneiras. Ela dá aos alunos a oportunidade de praticar e reforçar os conceitos que aprenderam em sala de aula, incentiva o aprendizado independente e ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Ela também permite que os alunos explorem tópicos de interesse fora da sala de aula, auxiliar a identificar pontos de dificuldade e pode ajudá-los a se tornarem alunos mais independentes.

Além disso, a lição de casa pode fornecer aos professores um feedback valioso sobre o quão bem seus alunos estão compreendendo o material que está sendo ensinado.

Desvantagens do dever de casa

Ainda que as tarefas para casa sejam tradicionais no sistema educacional há décadas, esta prática foi questionada devido a suas possíveis desvantagens.

A lição de casa pode levar ao aumento do estresse e da ansiedade nos alunos, bem como à redução da motivação e do envolvimento. Ela também pode oferecer um impacto negativo nas relações familiares, pois muitas vezes os pais são obrigados a ajudar os filhos nas tarefas.

Além disso, há quem argumente que a lição de casa pode ser ineficaz em ajudar os alunos no aprendizado caso não seja projetada e implementada adequadamente. Assim, é importante considerar as possíveis desvantagens de atribuir deveres de casa antes de incluí-lo na rotina escolar.

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X