Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Dicas parentais

Ensinando seu filho a andar de bicicleta de forma rápida e fácil

O ar fresco, a adrenalina e a interação com os colegas – a criança vivenciará tudo isso ao andar de bicicleta. Passeios regulares melhoram o bem-estar físico e emocional, desenvolvem os principais músculos e fortalecem o sistema cardiovascular e respiratório.

Este não é apenas o primeiro meio de transporte para uma criança, mas também o seu companheiro de aventuras de duas rodas. Assim que aprendem a andar de bicicleta, ela os acompanha por toda a vida. Para sentar no banco e começar a pedalar em frente, não é suficiente apenas manter o equilíbrio. Lembre de você nesta idade: é improvável que você conseguisse ter reflexos rápidos ou que fosse capaz de avaliar o trânsito nas ruas. Ao ensinar uma criança a andar de bicicleta, os pais evitam algumas preocupações com a saúde e a segurança do filho.

Conteúdos:

Qual a melhor idade para a criança começar a aprender a andar de bicicleta?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Em geral, os pais podem ser divididos em dois grupos: os adeptos do ensino precoce ou tardio. No entanto, forçar a criança e compará-la aos seus colegas nunca é uma boa saída. Perceba que é muito mais fácil ensinar uma criança que demonstra o desejo de aprender a andar de bicicleta do que uma que não tem vontade alguma. Uma bicicleta não é escolhida pela idade da criança, mas pela sua altura e desenvolvimento físico.

Como escolher a bicicleta certa para o seu filho em termos de altura e diâmetro da roda? Quais modelos você deve prestar uma atenção especial? Leia sobre todos esses assuntos em nosso artigo Começando cedo: como escolher a bicicleta ideal para uma criança.

As crianças não demonstram muito interesse em bicicletas de equilíbrio e cadeirinhas de bicicletas. Esse meio de transporte é adequado para as crianças mais novas, mas não se parece em nada com andar de bicicleta sozinho. Enquanto uma bicicleta de equilíbrio faz surgir o amor pela direção, os modelos com puxadores para os pais, pelo contrário, podem ser desanimadores. As crianças vêem as bicicletas com puxadores como um carrinho de criança no qual elas simplesmente sentam e olham ao redor sem fazer qualquer esforço para andar.

As crianças começam a andar de triciclos entre 1 ano e meio e 3 anos de idade e uma bicicleta de duas rodas com rodinhas por volta de 5-6 anos. As rodinhas são removidas depois que a criança aprende a manter o equilíbrio.

Vale a pena comprar um triciclo para o seu filho?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Subir em uma bicicleta e andar perfeitamente sem nunca ter caído é impossível. Para uma criança de cinco anos que nunca usou esse meio de transporte antes é bem difícil dominar uma bicicleta de duas rodas. Já tendo aprendido a andar em um triciclo, a criança estará familiarizada em direcionar o guidão e entenderá a finalidade dos pedais e da buzina. Tendo esse conhecimento adquirido, será mais fácil passar para um modelo de duas rodas.

A maior vantagem do triciclo é a estabilidade. Crianças de 2 a 4 anos vão achar essas bicicletas confortáveis. Além disso, poderão fazer o seguinte durante o passeio:

  • fortalecer a musculatura;
  • melhorar a orientação espacial;
  • trabalhar o sistema vestibular;
  • melhorar a resistência;
  • aprender a coordenar melhor seus movimentos.

Andar de bicicleta melhora a circulação sanguínea e a saturação do oxigênio. Esse hobby pode estabelecer a base para um estilo de vida mais ativo. A habilidade de direção adquirida não só permanecerá com a criança por toda a vida, mas também trará um grande número de emoções positivas. Os cientistas americanos Yingling Fan, da Universidade de Minnesota, e Jing Zhu, da Northwestern University, chegaram à conclusão de que a bicicleta é o único meio de transporte que traz alegria durante o trajeto rotineiro para o trabalho. No transporte público, as pessoas se estressam, mas um passeio de bicicleta antes de iniciar o dia de trabalho enche de boas energias.

As atividades físicas ao ar livre provocam o aumento das taxas de adrenalina e endorfinas. Andar de bicicleta desenvolve a determinação na criança, o que posteriormente aumenta sua autoestima. O ciclista iniciante terá a oportunidade de definir e alcançar suas metas. A vitória não importa, o que importa é o próprio caminho. Com a idade, a criança irá passear pela vizinhança, testará a si mesma a longas distâncias e em terrenos acidentados.

Na Holanda, foi feito um estudo que comprovou que andar de bicicleta por 1 hora é capaz de prolongar a vida, em média, pelo mesmo tempo. Concluiu-se também que o ciclismo prolonga a vida em uma média de seis meses em comparação com as pessoas que não o praticam.

Triciclo ou bicicleta de equilíbrio – qual é melhor para o seu filho?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Antes de andar em uma bicicleta de duas rodas, a criança já deve ter alguma experiência de direção. Ainda que a compra de um triciclo seja plenamente justificável, você precisa descobrir se seu filho precisa ou não de uma bicicleta de equilíbrio.

Uma bicicleta de equilíbrio é uma alternativa simplificada de um triciclo.

Ela não possui transmissão nem pedais, por isso é mais leve. É muito mais fácil aprender a andar em uma bicicleta de equilíbrio do que em uma bicicleta. A criança não precisa pedalar, manter o equilíbrio ou se distrair com os ruídos. Basta acelerar e frear empurrando com os pés no chão. Durante o passeio, as crianças aprendem a controlar a direção de seus movimentos.

As vantagens de uma bicicleta de equilíbrio: 

  • é leve;
  • o assento é baixo;
  • pouca necessidade de direção;
  • fácil e rápido de aprender.

Toda a atenção da criança estará concentrada na rua e seus pés estão tocando no chão. Quando se inclinam para um lado, eles não caem nem se machucam, o que não ocorre no caso de uma bicicleta.

Apesar de seu design simples, um triciclo é mais difícil de dominar do que uma bicicleta de equilíbrio. É maior e mais pesado, portanto, não é tão fácil de manobrar. Uma criança pequena não consegue carregar e levar um triciclo sozinho, sem a ajuda de adultos. Durante o passeio, os pés estarão nos pedais e, se for necessário frear bruscamente, nem todas as crianças são capazes de reagir com rapidez e colocar os pés no chão.

As vantagens de um triciclo infantil:

  • experiência de direção autônoma;
  • aquisição de habilidades de controle geral da bicicleta – velocidade, coordenação e frenagem;
  • construção estável.

A desvantagem do triciclo está no posicionamento inconveniente dos pedais da roda dianteira, o que complica sua rotação. Além disso, andar em uma superfície esburacada será cansativo, portanto, esteja preparado para levar tanto a bicicleta quanto a criança de volta para casa.

As especificidades de aprender a andar de triciclo

Prostock-studio/Shutterstock.com

Quando as crianças andam de bicicleta, elas são forçadas a prestar atenção a todos os detalhes do ambiente. Elas se interessam em tudo: como e por que os pedais giram, por que é necessário um guidão e o que acontece quando ele é movimentado. Não perca o momento certo, use o interesse da criança para iniciar o processo de aprendizado. Em um triciclo, é possível dirigir primeiro dentro de casa e só então sair para a rua.

Explique o princípio da direção logo. Mostre claramente que, quando o guidão gira, a direção do movimento muda. Coloque a criança no banco e deixe-a dirigir alguns metros, empurrando-a. Depois disso, coloque seus pés nos pedais e explique pra que servem.

Se por um lado, não é difícil explicar como funciona o guidão e os pedais, mas, por outro, pode ser um processo bastante estressante. As crianças têm dificuldade em se concentrar. É difícil captar a atenção delas, e mais ainda, garantir que estejam envolvidos com a aprendizagem por um certo período de tempo. Para garantir seu interesse neste novo meio de transporte, leve seu brinquedo favorito para o passeio. Não exija tudo de uma só vez do seu filho. Passe de um estágio para outro de maneira gradual. Até que a criança aprenda a andar de triciclo, ela não precisa necessariamente pedalar. Mas assim que isso acontecer, mostre como os pedais funcionam:

  1. Coloque a roda dianteira em uma posição ligeiramente elevada.
  2. Posicione os pés da criança nos pedais.
  3. Gire os pedais com as mãos algumas vezes.

Alguns movimentos assim vão despertar o verdadeiro interesse na criança. Elas tentarão girar os pedais por conta própria.

Como ensinar a criança a andar de bicicleta de duas rodas?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Ciclistas iniciantes deixam os triciclos por volta dos 5 anos de idade. Andar em uma mini bicicleta é uma opção para crianças que ainda não cresceram o suficiente para uma bicicleta de tamanho normal. Se seus músculos ganharam força, também ganharam controle sobre a bicicleta e o triciclo começou a parecer “muito pequeno” para eles, é hora de comprar uma bicicleta de duas rodas equipada com rodinhas.

Vale a pena começar com a bicicleta com rodinhas?

Um par adicional de rodinhas laterais oferece estabilidade e permite um movimento mais seguro. As bicicletas infantis geralmente são vendidas com as rodinhas. Caso não venham no conjunto, elas podem ser compradas separadamente.

O modelo com rodinhas é usado para uma transição entre um triciclo e uma de duas rodas. Isso tem suas vantagens e desvantagens. Sua principal tarefa é proteger a bicicleta de tombar, o que não ensina a criança a manter o equilíbrio. Ao pender para um lado, o peso recai sobre as rodas laterais; portanto, a criança não aprende a se equilibrar. É aqui que está a vantagem e a desvantagem de uma bicicleta com rodinhas.

Por um lado, é mais fácil para uma criança administrar o modelo com rodinhas mas, por outro, é difícil abandonar um recurso de segurança extra. Quando chegar a hora de remover as rodinhas, elas podem estar com medo.

Lembre-se do seguinte:

  • não posicione as rodinhas no mesmo nível da roda traseira;
  • fixe-as entre 1 cm e 1,5 cm acima do solo;
  • ajuste as rodinhas e mova-as para cima gradualmente. A criança não precisa saber disso. Para que não se assustem, mantenha isso em segredo. Quando chegar a hora, conte-lhes e mostre que eles já podem andar sem as rodinhas, pois já aprenderam a se equilibrar.

Elogie seu filho com frequência para que ele tenha confiança em suas habilidades.

Como ensinar seu filho a manter o equilíbrio?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Comece a ensinar a criança aos poucos. Treine a andar sem pedais, empurrando-a. Um procedimento semelhante precisa ser realizado na bicicleta de equilíbrio:

  • a criança precisa sentar no banco;
  • segurar no guidão;
  • começar a se empurrar apoiando contra o chão;
  • andar por 2-3 metros com os pés levantados do chão.

É mais fácil manter o equilíbrio quando você não está pensando nos pedais. Se cair para os lados, é necessário apoiar rapidamente os pés no chão. Após um treinamento de uma hora sem pedalar, ensine-os a manter o equilíbrio ao mesmo tempo em que pedalam.

O equilíbrio é uma das três habilidades básicas do ciclismo. Para ensinar isso ao pedalar, siga o seguinte plano:

  1. Explique como entrar e sair da bicicleta.
  2. Deixe seu filho se sentar confortavelmente no assento e, em seguida, incline a bicicleta em direções diferentes para que possa alternar entre os pés apoiados no chão. Dessa forma, eles aprendem que podem usar os pés como apoio e evitar quedas.
  3. Incentive seu filho a colocar os pés nos pedais. Segure a criança em vez da bicicleta. Quando começar a inclinar, diga para eles pisarem com os pés no chão.
  4. Explique as funções do freio. Muitas vezes, as crianças não usam o freio de pé, o que causa inúmeros acidentes e faz surgir o medo de andar de bicicleta. As crianças acham que é mais fácil pular do assento e parar com os pés do que acionar o freio. O freio de mão também não é recomendável para iniciantes, porque eles podem apertá-lo sem querer enquanto dirigem.
  5. Pegue a bicicleta com seu filho e deixe-o acionar o freio. No momento em que tocam no pedal do freio, solte a bicicleta. A criança deve aprender a pisar no freio e, em seguida, apoiar os pés para poder parar.
  6. O processo de aprender a pedalar é realizado depois que as crianças aprendem como parar e pisar no freio com confiança. Em primeiro lugar, elas precisam guiar a bicicleta durante o passeio. Depois disso, deixe a criança pedalar e frear, afastando-se da bicicleta a uma curta distância. Mantenha-se sempre alerta se o seu filho tiver dificuldade em frear, você deve ter tempo suficiente para pegá-lo.
  7. Dê a eles liberdade e faça um pequeno teste. Convide a criança a sentar-se, pedalar alguns metros, frear e descansar o pé no chão. Escolha um terreno plano onde eles possam executar toda a sequência de ações.

Não se esqueça de cuidar de seus filhos e incentivá-los. Não os repreenda por erros e elogie-os pelo seus progressos. As crianças devem sentir seu apoio.

Como ensinar seu filho a pedalar?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Você pode estar pensando, o que há de tão especial nisso? No entanto, seu filho terá dificuldade com os pedais. São apenas algumas crianças que conseguem pedalar logo de primeira, mas muitas se recusam a colocar os pés nos pedais, o que irrita os pais. Instrutores experientes aconselham amarrar as pernas aos pedais, para que a criança não tenha a chance de pular da bicicleta. Isso pode até ser possível no caso de um triciclo, com apoio dos pais e ao andar pela sala, apesar de parecer algo bastante brutal. Mas isso certamente não funcionaria com uma bicicleta de duas rodas. Além do que pode desencorajar a criança de andar de bicicleta para sempre.

Os pais que já passaram pela fase do triciclo sabem como o ciclista iniciante reagiu e como começou a pedalar. No entanto, se você pulou essas etapa, a primeira coisa a fazer é explicar à criança que, quando os pedais estão girando, a bicicleta está em movimento.

Depois disso, ajude seu filho a se sentar corretamente no banco e pedalar da seguinte forma:

  1. Com a perna totalmente estendida, ele precisa alcançar o pedal mesmo quando estiver na posição mais baixa. A planta do pé deve pressionar o pedal e não somente os dedos.
  2. Eles precisam sentar no assento.
  3. O outro pé deve ser posicionado no pedal, na posição superior, e pressionado. Quando baixar, faça com que repitam o movimento rotacional com a outra perna.

Os pais devem segurar a bicicleta durante este exercício. Continue o treino até que a criança aprenda a encontrar o pedal rápida e intuitivamente. Certifique-se de que a criança está apoiando os pés corretamente. Pedalar com o dedo do pé leva os pés a pular do pedal e, como conseqüência, a uma parada ou quedas bruscas.

Como ensinar a criança a usar os freios na bicicleta?

Prostock-studio/Shutterstock.com

A frenagem é a terceira habilidade que não pode ser negligenciada durante o aprendizado. Talvez a criança não aprenda a parar imediatamente. Não desanime, pois nem todos os adultos sabem frear adequadamente; portanto, não é correto exigir isso das crianças.

O ideal é que o ciclista use os freios dianteiro e traseiro, sendo o dianteiro usado com mais frequência que o traseiro. Somente ciclistas mais experientes conseguem distribuir o esforço corretamente e dominar esta técnica. Um iniciante pode se esforçar para isso; no entanto, o mais importante é que eles precisam aprender os conceitos básicos de uma frenagem segura. Para que o seu filho assimile esse conhecimento, use as duas técnicas a seguir:

  1. Desenhe uma linha no chão. Essa será a linha de chegada, que indica a área onde eles precisam frear e apoiar-se com os pés no chão. Aumente a velocidade para ensinar seu filho a parar ao andar tanto de forma rápida como lenta.
  2. Trabalhe a reação deles. Dê ao seu filho a liberdade de ação, marcando as bordas da área onde estão andando de bicicleta. Combine que, no sinal “Pare!”, eles devem pisar no freio imediatamente e colocar os pés no chão e, com “Vai!”, eles podem começar a se mover.

Faça treinos de maneira lúdica para não perder o interesse da criança, mas também para que ela não se sinta em um teste. É melhor treinar os freios quando as duas primeiras habilidades já tiverem sido dominadas, ou seja, quando a criança souber manter o equilíbrio e já tiver aprendido a pedalar. Aproveite para desenvolver a habilidade de reação. Estes 2 exercícios ajudarão a reagir a situações inesperadas na rua e permitem uma resposta rápida em semáforos e cruzamentos.

Como proteger a criança de machucados?

Prostock-studio/Shutterstock.com

Andar de bicicleta pode ser traumático. Eventualmente, quedas vão acontecer e isso é normal. Para proteger seu filho de machucados, verifique se eles têm os seguintes itens:

  • um capacete;
  • um conjunto de joelheiras e cotoveleiras;
  • luvas com abertura para os dedos (caso deseje).

O equipamento será útil para crianças que não têm muita estabilidade ou que têm dificuldade em controlar a direção da bicicleta.

Escolha o kit de proteção de acordo com o tamanho do seu filho. Compre um capacete adequado à circunferência da cabeça, mas opte por um modelo leve, durável e adequado para crianças. Além disso, preste atenção ao calçado. Não é bom andar descalço. Além disso, sandálias e chinelos não fornecem tração suficiente.

Medidas de segurança

As regras de trânsito são a base do aprendizado para os ciclistas iniciantes poderem pedalar sem a supervisão de um adulto. Explique como deve se comportar na rua e fale sobre o respeito aos demais ciclistas, pedestres e carros. Crie um itinerário definido que seja possível pedalar de casa ao parque mais próximo com segurança. Faça um passo a passo junto com a criança, concentrando-se em ruas e cruzamentos com tráfego mais intenso.

Existem métodos alternativos de ensino?

Prostock-studio/Shutterstock.com

O princípio de que deve haver um treinamento é o mesmo, a diferença está na abordagem. Você, como pai, sabe como envolver seu filho. Andar de bicicleta deve ser dividido nas seguintes etapas:

  • aprender a manter o equilíbrio;
  • pedalar;
  • frear;
  • andar com outras crianças;
  • andar sozinho.

Um método rápido para ensinar uma criança destra:

  1. Coloque a bicicleta à direita da criança.
  2. Deixe-a segurar no guidão e guiar a bicicleta, virando para a esquerda e para a direita. Segure a bicicleta, mas não com muita firmeza, para permitir que a criança aprenda a girá-la por conta própria.
  3. Em seguida, a criança deve segurar o assento com a mão direita e o guidão com a mão esquerda.
  4. Faça a criança pisar no pedal com um pé, por exemplo colocando o pé direito no pedal esquerdo, ficando em pé à esquerda da bicicleta. A experiência será semelhante a andar de patinete, já que é necessário pegar impulso no chão.
  5. Chegue mais perto da calçada. Peça à criança que ponha um pé na calçada o outro, no pedal, localizado no outro lado do quadro e no ponto mais alto.
  6. Peça à criança que se afaste da calçada, pressione o pedal e comece a andar.

Treinar uma criança canhota requer a inversão dos lados mencionados em termos da posição da bicicleta e da criança. Passe de uma atividade para outra depois que a criança supera o medo e lida com a atividade.

Para onde as crianças de diferentes idades podem pedalar?

Prostock-studio/Shutterstock.com

O local para a criança praticar não deve ter buracos, ser bem iluminado, sem carros e sem acesso direto à rua. A superfície pode ser de asfalto ou terra. É mais fácil andar no asfalto, no entanto, cair no gramado é muito menos doloroso.

Perceba que crianças menores de 7 anos de idade só podem andar sob a supervisão dos pais. Entre 7 e 13 anos, eles podem andar em parques e ciclovias. Já os adolescentes maiores de 14 anos podem pedalar pelas ruas da cidade da mesma maneira que os adultos.

Mantenha a calma durante passeios de bicicleta e caminhadas do seu filho. Saiba onde a criança está a qualquer momento e qual caminho seguiu usando o aplicativo “Findmykids” disponível na AppStore e GooglePlay.

Dicas para os pais

Não se antecipe comprando meios de transporte “para os próximos anos” ou para o futuro. Escolha conforme a altura, não a idade da criança. Ajuste a altura do conjunto frontal e do assento. Certifique-se de que seu filho tenha o equipamento de proteção necessário.

Leia as instruções passo a passo e aprenda como e qual bicicleta escolher para a criança.

Antes de colocar a criança em uma bicicleta, escolha o modelo apropriado e ajude seu filho a não ter medo. Comece com um triciclo, depois ensine a andar de bicicleta de duas rodas. Use as rodinhas para evitar quedas. Ensine tudo passo a passo: sobre a capacidade de manter o equilíbrio à frenagem brusca em alta velocidade. Encontre uma abordagem especial para a criança, apoie-a e repita todos os exercícios várias vezes.

2
Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X