Fechar
Novo
Criação
Aparelhos
Histórias
Popular
fb
0
fb
0
Instruções

Como encontrar o celular perdido?

Perder um celular não é algo que nos deixa feliz, afinal, temos muitas informações pessoais registradas no dispositivo. Porém, existem várias formas de encontrá-lo e aqui você vai conhecê-las. Veja!

Todos sabemos a sensação assustadora que é quando nosso celular não está no lugar em que o deixamos. Viramos a casa do avesso, procuramos em todos os bolsos, refazemos nossos caminhos, mas em muitos casos, nem sinal do dispositivo. E agora? Fique calmo! Siga esses truques e dicas que lhe daremos para encontrar telefone perdido.

Conteúdo:

Seja pelo valor financeiro do aparelho ou pelo valor sentimental das fotos que estavam no dispositivo, sentimos muito quando perdemos um celular. Ele está conosco a todo tempo, contém basicamente nossas vidas nele: agenda, contatos, mensagens, dados pessoais e bancários. Além da falta que isso nos faz, o medo desses dados privados cair em mãos erradas está sempre presente.

gps localizador

Prostock-studio/Shutterstock.com

https://pixabay.com/pt/illustrations/gps-localizador-mapa-localiza%C3%A7%C3%A3o-2798348/

Como prevenir de ter um celular perdido?

Infelizmente não temos como prever se vamos perder o celular ou sermos vítima de furto. Então, não temos como prevenir exatamente, mas podemos nos preparar para caso aconteça.

Seja no iOS ou no Android, os celulares já vêm com um recurso que te permite rastrear celular pela web ou por outro dispositivo. Se atente a deixar esse recurso ativado.

Outra preocupação quando o celular é roubado ou perdido é a quantidade de informações pessoais que aquele dispositivo contém. Um truque que pode ajudar a proteger seus dados é o bloqueio do acesso do aparelho por senha ou por sensor biométrico, recurso que a maioria dos smartphones atuais possuem.

Ao exceder o número de tentativas erradas de senha, o aparelho fica bloqueado, protegendo seus dados. Outra dica para não perder tudo quando você não encontra seu dispositivo é sempre fazer o backup de seus dados.

Hoje, os sistemas têm recursos para fazer o backup automaticamente em um período escolhido para quando você perde ou formata seu dispositivo, poder restaurar todos os dados antigos.

Como utilizar os recursos de rastreamento no meu smartphone?

saco artigos de couro bolas caderno

Prostock-studio/Shutterstock.com

https://pixabay.com/pt/photos/saco-artigos-de-couro-bolsa-caderno-1565402/

No Brasil, a maioria dos smartphones atuais são de sistema Android ou iOS, que foram tornando o Windows Phone e Blackberry obsoletos ou ultrapassados. As empresas de software desenvolvem aplicativos para esses dois primeiros sistemas para agradar a maior parte da população.

Ambos os sistemas já possuem um recurso de fábrica para localizar o seu smartphone ou dispositivo perdido/roubado, com opções de bloqueamento e formatação do dispositivo para preservar seus dados e arquivos pessoais, além de impedir que outra pessoa faça o uso indevido do aparelho.

Embora ofereçam basicamente os mesmos recursos, o rastreamento de celular tem suas particularidades em cada sistema. Veja como rastrear seu celular no iOS e no Android!

Como rastrear o celular no iOS

Para rastrear um iPhone, primeiramente, o dispositivo deve estar com o recurso “Buscar iPhone” configurado e ativado. Ao configurá-lo, o recurso “Bloqueio de Ativação” é automaticamente ativado.

Para localizá-lo, acesse o site iCloud e entre com sua ID Apple. Escolha o dispositivo perdido e a localização aparecerá no mapa, mostrando se o dispositivo está online ou offline.

Você terá algumas opções a partir disso:

  • “Emitir alerta” tocará um alerta sonoro alto para caso seu dispositivo esteja perto e você possa localizá-lo.
  • “Modo Perdido” bloqueia a tela e mostra uma mensagem personalizada para que a pessoa que encontrou te ajude a encontrá-lo.

Você pode também apagar os dados do seu telefone remotamente. O Bloqueio de Ativação faz com que ninguém consiga acessar o seu dispositivo, mesmo que você tenha apagado seus dados remotamente. Ele somente irá ser liberado com a senha do seu ID Apple.

Como rastrear o celular Android

Para que o celular com sistema Android seja localizado ele precisa estar ligado, conectado com uma conta Google, com alguma conexão sem fio (wi-fi ou dados) e com o recurso Encontre meu Dispositivo ativado.

Para localizar, acesse o site Android e faça o login com os seus dados da conta Google. Selecione o dispositivo e veja sua locação no mapa. Se ele não estiver online, você verá o registro do último local onde esteve ligado.

Você terá algumas opções:

  • Tocar som, onde o dispositivo tocará no volume máximo por alguns minutos, mesmo que esteja em modo silencioso.
  • Bloquear, para caso seu dispositivo não esteja bloqueado por algum tipo de código.
  • Limpar, para deletar remotamente todos os dados de seu dispositivo.

Como rastrear um celular básico ou qualquer outro aparelho pelo código IMEI

Se seu celular não é um smartphone, recuperá-lo fica muito mais difícil, quase impossível. Sem nenhum tipo de conexão sem fio, os dados coletados pelo celular como a localização geográfica não são visíveis ao usuário.

O código IMEI (International Mobile Equipment Identity) é único em cada aparelho e não pode ser alterado. Ele fica localizado atrás da bateria, sendo muito indicado anotar esse código. Se o seu celular não é um smartphone ou as tentativas de localização não deram certo, contate sua operadora e informe o código IMEI do seu celular para que seja bloqueado e possa ser rastreado.

Melhores aplicativos para localização de dispositivo

Para quem quer adicionar uma camada extra de segurança, existem vários aplicativos que possuem recursos de rastreamento e bloqueio. Eles são bastante úteis para localizar celular perdido ou até saber a localização de terceiros.

Confira algumas opções para rastrear iphone e localizar celular Android!

  1. Findmykids
Findmykids brazil

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: Findmykids

Um dos melhores aplicativos de uso familiar, que também pode ser usado para o rastreamento de iPhone ou Android, em qualquer dispositivo no caso de perda ou roubo. Você pode ver a localização em tempo real do aparelho, o histórico de movimentos, além de estabelecer uma geofence, limite virtual de localização onde o aplicativo te enviará alertas quando o aparelho entrar ou sair dessa barreira estabelecida.

O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto Android. Embora seja pago, possui planos acessíveis que incluem a cobertura de mais de um aparelho. Isso possibilita o rastrear iPhone e rastrear Android de toda a família, incluindo os relógios inteligentes das crianças.

  1. Glympse
glympse brazil

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: Glympse

O Glympse é um dos melhores apps de rastreamento disponíveis, podendo ser usado em iOS ou em sistemas Android. A localização pode ser rastreada e compartilhada, emitindo notificações sobre a posição do dispositivo e o horário de chegada.

Mesmo tendo como principal objetivo facilitar que um grupo de pessoas se encontre, pode ser usado também para saber a localização do dispositivo. Portanto, é uma opção de como rastrear um telefone perdido. Usabilidade otimizada e interface intuitiva, mesmo só estando disponível a versão no idioma inglês. Aplicativo gratuito.

  1. Wemp Locator
wemp locator

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: Wemp Locator

O Wemp está disponível para smartphones com sistema Android, que possui vários recursos úteis, incluindo um mapa com informações dos locais com maior incidência de roubos e assaltos. Esse localizador Android é baseado em dados fornecidos pelos próprios usuários do aplicativo.

Caso o celular seja roubado ou perdido, você pode localizá-lo em tempo real, enviar alertas para o dispositivo ou apagar todo o seu conteúdo remotamente. O aplicativo também conta com recursos de bloqueio de tela, alarmes, histórico de ações realizadas com o dispositivo e backup automatizado. Tem usabilidade facilitada e interface intuitiva, facilitando seu uso, com a vantagem de ser um aplicativo gratuito.

  1. iHound
ihound brazil

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: iHoud

Disponível para sistemas iOS e no Android, o iHoud exibe informações precisas sobre o local que seu dispositivo se localiza, em caso de furto ou perda. Além da localização, você pode ativar o rastreamento a cada dez minutos, emitindo alertas sobre as informações.

Possui recurso para contatar diretamente quem está com o seu dispositivo, recurso de travamento das funções do celular e a possiblidade de deletar todos os dados e arquivos pessoais remotamente. O iHound também possibilita estabelecer uma geofence, que emite alertas quando o dispositivo entra ou sai daquela barreira virtual determinada.

Mesmo que seja um aplicativo pago, oferece 7 dias de teste gratuito para verificar todas as funções e eficiência, possui também um plano gratuito com funcionalidade restrita, além de contar com propagandas.

  1. Spyzie
spyzie

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: Spyzie

Compatível com Android e iOS, o Spyzie é um aplicativo de controle parental que pode ser útil na hora de rastrear o dispositivo perdido ou furtado. Fornece a localização em tempo real dos dispositivos monitorados, além de um histórico dos lugares visitados.

A plataforma pode ser acessada via web, com a possiblidade de visualizar e apagar os dados do celular remotamente. Oferece tempo de teste gratuito do aplicativo, com pacotes mensais, trimestrais ou anuais.

Por ser um aplicativo com muitos recursos, oferece um pacote mais básico com a funcionalidade restrita, para quem está interessado somente nos recursos de rastreamento de localização.

  1. Cerberus Anti-Theft
cerebrus brazil

Prostock-studio/Shutterstock.com

Imagem: Cerberus

O Cerberus é um aplicativo antirroubo para sistema Android rico em recursos para rastrear o dispositivo perdido ou roubado. Você pode acompanhar a localização em tempo real, emitir um alarme sonoro alto para mesmo com o dispositivo no silencioso, para localizar o aparelho ou assustar quem o roubou.

Tem a possiblidade de exibir uma mensagem na tela ou o aparelho narrar a mensagem determinada para encorajar a pessoa que o encontrou a devolver o aparelho. Além do comando de apagar os dados remotamente, possui recursos que gravam o áudio do microfone automaticamente e tira fotos para identificar com quem seu dispositivo está.

Mostra também as informações de rede wi-fi que o dispositivo se conecta, tudo para ficar mais fácil para encontrar ou bloquear o celular roubado. Possui também a proteção de aplicativo, que dificulta que o ladrão desinstale o Cerberus de seu aparelho.

A plataforma pode ser acessada via navegador para ativar os recursos e rastear a localização. Oferece 6 dias de teste gratuitamente, com planos que variam de acordo com o número de dispositivos que o aplicativo irá proteger, de 1 a 10 dispositivos.

Comparativo entre aplicativos

Confira uma lista com comparativo do aplicativo de rastreamento para iPhone e Android!

Localização em tempo real Função alerta sonoro Função limpeza de dados Função Registro de fotos/aúdio Sistemas Operacionais Valores
Findmykids Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores. Emite alerta sonoro mesmo com celular no modo silencioso. Possui apenas recursos para monitorar os dados. Registra o áudio em volta do dispositivo. iOS e Android Planos que variam de U$2,99 a U$ 25,99
Glympse Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores, além de compartilhamento de localização e estimativa de tempo de chegada. Não possui alerta sonoro. Não possui função para limpeza de dados. Não possui registro de fotos/áudio. iOS e Android Gratuito
Wemp Locator Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores, além de relatórios sobre as regiões com maior incidência de assaltos. Emite alerta sonoro mesmo com celular no modo silencioso. Possui função para a limpeza de dados remotamente. Não possui registro de fotos/áudio. Android Gratuito
iHound Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores, além de monitoramento de localização com alertas. Emite alerta sonoro mesmo com celular no modo silencioso. Possui função para a limpeza de dados remotamente. Não possui registro de fotos/áudio. iOS e Android Plano gratuito com funcionalidade restrita. Planos premium de U$2,99 por dispositivo para até 50 dispositivos e U$ 3,99 por dispositivo para até 100 dispositivos.
Spyzie Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores. Emite alerta sonoro mesmo com celular no modo silencioso. Possui função para de monitoramento e limpeza de dados remotamente. Não possui registro de fotos/áudio. iOS e Android Planos que variam de R$ 30 a R$ 170 mensais.
Cerberus Possui localização em tempo real e registro de localizações anteriores. Emite alerta sonoro mesmo com celular no modo silencioso. Possui função para a limpeza de dados remotamente. Possui registro de áudio, fotos e vídeo de quem tenta desbloquear o aparelho. Android Planos que variam de acordo com o número de dispositivos, de R$20 a R$170 anuais.

Conclusão

Por mais que os smartphones já venham com sistemas de localização, adicionar um aplicativo específico para esse fim pode trazer recursos mais avançados. Como a maioria desses aplicativos exige um plano pago, analisar o melhor custo-benefício também é importante nestes casos.

  • Melhor aplicativo para localização dos celulares das crianças: Findmykids, que além de localização possui ótimos recursos de controle parental.
  • Melhor aplicativo de localização gratuito: Wemp Locator, que além de localização do dispositivo te mostra as áreas com maior número de assaltos, reportados pelos próprios usuários do aplicativo.
  • Melhor aplicativo com funções antirroubo: Cerberus, com vários recursos para bloqueio e alertas, além de registro visual do ladrão.

Além disso, mantenha sempre guardado o código de IMEI do seu dispositivo, para caso nenhuma solução funcione, entrar em contato com a operadora de seu celular para localizar ou bloqueá-lo para uso.

Agora você sabe como localizar um iPhone e Android, opte pelo melhor aplicativo!

brazilian banner fmk

Prostock-studio/Shutterstock.com

Получите чек-лист подготовки к школе на свою почту
0
Conversar sobre o artigo
Leia mais
Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «FindMyKids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X