Como criar seu filho de uma maneira positiva em relação ao seu corpo | FindMyKids Blog
Fechar
Dicas parentais, Educação

Como criar seu filho de uma maneira positiva em relação ao seu corpo

2
tw vk fb copy
2
fb vk tw
Link copiado

A confiança do seu filho pode ser arrasada se não forem educados para desenvolver uma atitude positiva em relação ao seu corpo. Nesta era moderna, a TV, as revistas e as mídias sociais podem mascarar nossa percepção do que é considerado um tipo de corpo «normal», o que pode afetar diretamente a percepção que nossos filhos têm sobre si mesmos.

Vivemos em uma sociedade atormentada por imagens retocadas de homens e mulheres. Assim, muitas pessoas sentem que precisam copiar essas imagens para se sentirem valorizadas na sociedade. No entanto, tentar atingir esse visual «impecável» pode ser uma tarefa quase impossível e isso pode ter um impacto extremamente negativo na autoestima em geral.

A positividade corporal é algo crucial atualmente e a idade é um conceito que precisa ser introduzido na cabeça de seus filhos desde cedo, para ajudá-los a se tornarem indivíduos confiantes e evitar quaisquer problemas que possam surgir no futuro.

Neste artigo, discutiremos a positividade corporal, por que ela é essencial e como você pode ajudar seu filho a se tornar positivo em relação a seu próprio corpo.

Conteúdos:

O que é Positividade Corporal e o movimento por trás dele?

Qual é a definição de positividade corporal? É o estado de se sentir confortável dentro do seu próprio corpo, não importando qual seja a sua aparência, seu peso etc.

A positividade corporal é muito importante, especialmente para nossos filhos crescendo nesta era digital. Se a criança não se sentir confiante em seu próprio corpo, isso pode ocasionar uma pluralidade de problemas, conforme crescem e progridem ao longo de sua vida.

Ter uma percepção positiva do seu corpo pode te ajudar a remover quaisquer entraves ao sucesso em muitas áreas da vida, incluindo oportunidades de carreira, amizades e relacionamentos.

O movimento da chamada «positividade corporal» cresceu muito nos últimos anos. A adoção de modelos de tamanho plus size e com deficiência foi um grande passo no sentido de abraçar os diferentes tipos de corpos dentro de muitas culturas.

À medida que este movimento cresce, as crianças podem se aceitar como são e pela aparência que tem, o que leva a uma educação mais positiva, que não é afetada pela necessidade de parecer «perfeita».

Positividade corporal em crianças modernas

дети

A idéia de ser aceito na sociedade apenas caso você seja alto e magro ou se tem músculos definidos, é muito difundida. Esses estereótipos podem fazer com que as crianças cresçam com complexos a respeito de sua aparência, o que pode levar a algo muito pior, desde dietas exageradas, distúrbios alimentares e uso de remédios para emagrecimento.

Além dos distúrbios alimentares, muitos outros problemas podem aparecer em seu filho se você não incentivar a positividade corporal desde cedo. Uma baixa confiança em seu corpo pode levar à depressão e quadros severos de ansiedade, especialmente à fobia social.

A era das redes sociais está mostrando ter um impacto negativo na confiança que temos em nosso corpo. Pesquisas indicam que 53% dos adolescentes não se sentem satisfeitos com seu corpo, atingindo a impressionante marca de 78% quando esses jovens completam 17 anos.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido constatou que 79% das crianças de 11 a 16 anos disseram que sua aparência é importante para elas e mais de 50% se preocupa com a aparência com frequência.

Os problemas das crianças usando a tecnologia moderna são evidentes. Não apenas para sua saúde mental e física em geral, mas também impacta na forma como nossos filhos percebem a si mesmos e a seus colegas. É por isso que você deve criar seu filho de uma maneira positiva em relação ao corpo.

fmk_05_andr_1024_preview Instale o aplicativo Find My Kids
Para conferir quais aplicativos seu filho usa todos os dias!
snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-53-51 snimok-yekrana-2017-11-07-v-19-54-01

Como criar um filho positivo em relação ao seu corpo

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para educar seu filho passando uma maior positividade em relação ao corpo.

#1 Elogie Sua Aparência

Não importa qual seja a aparência dos seus filhos, o que vestem ou a ocasião do dia, sempre fale como estão bonitos. Ainda que pareça um comentário inocente, ele tem um impacto significativo na forma como a criança cresce e percebe seu corpo.

Desde cedo, você deve incentivar que tenham confiança em sua aparência. Ao elogiá-los regularmente, você ajudará a solidificar sua confiança em seu próprio corpo.

#2 Evite Fazer Comentários Negativos Sobre Si Mesmo

As crianças aprendem muito, senão quase tudo, com seus pais, inclusive hábitos, comportamentos, visões de mundo etc. Por isso é essencial estar atento a confiança que você tem em seu corpo e aos comentários que faz sobre si mesmo.

Se você continuamente fala sobre estar acima ou abaixo do peso na frente dos seus filhos, eles inevitavelmente perceberão isso e poderão começar a formar essas percepções negativas sobre si mesmos.

#3 Estimule um Estilo de Vida Saudável

Tentar evitar os problemas corporais, por exemplo, sugerindo que o excesso de peso precisa ser evitado, deve ser descartado quando você está tentando educar seu filho de uma maneira positiva para o corpo.

Em vez disso, você deve incentivar seu filho a viver e se alimentar de maneira saudável. Incentive a prática de exercícios regulares e oferece uma alimentação saudável, não direcionada a perda de peso, mas sim com o objetivo de permanecer saudável. Focar nos aspectos positivos (ser saudável) terá um impacto muito mais benéfico na percepção que seu filho tem sobre o que é uma vida com saúde do que se concentrar em evitar os «problemas» (estar fora de forma).

#4 Questione Crenças Negativas Sobre Si Mesmo

Sempre que você ouve seu filho falar negativamente sobre sua aparência, como seus traços faciais, partes do corpo ou seu peso, você deve questionar imediatamente.

Refutar alegações de que está fora de forma ou de que não é bonito ao mesmo tempo em que passa a segurança de que seu filho tem uma aparência incrível também ajuda a reduzir um padrão de pensamentos negativos em relação à sua imagem corporal.

#5 Afaste os Estereótipos

Como a mídia está sempre presente, a criança é bombardeada com 1001 estereótipos diferentes frequentemente exibidos na TV, em filmes, nas redes sociais etc. Sempre que estiver assistindo a um programa de TV ou filme com seu filho, aponte esses estereótipos óbvios, como é o caso de homens e mulheres com corpos perfeitos.

Explique ao seu filho que esses estereótipos nem sempre são realistas e que a sociedade não deve esperar que alguém se pareça com atores e modelos.

#6 Procure Por Sinais de Bullying

O Bullying é um grande problema, especialmente na era dos smartphones e das redes sociais. Você precisa estar atento a quaisquer sinais de bullying que seu filho possa estar sendo alvo.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é estimular conversas francas entre vocês sobre a rotina escolar e os momentos de lazer com os amigos. Pergunte como é o seu relacionamento com os amigos e se eles estão tendo problemas na escola.

Outra maneira de garantir que agressores não façam seu filho de vítima é utilizar um aplicativo de controle parental que o alerte caso seu filho esteja sofrendo cyberbullying.

#7 Estimule Seu Filho a Compartilhar Suas Preocupações

Um canal de comunicação aberto entre você e seu filho é fundamental. Certifique-se de que ele saiba pode conversar sobre qualquer preocupação que tenha com você, a qualquer momento.

Incentivar conversas sobre o bem-estar físico e mental permitirá que seu filho fale abertamente sobre suas experiências e sobre preocupações em relação ao corpo ou com sua aparência, o que deve ser tratado com seriedade.

#8 Reduza o Uso de Redes Sociais

A rede social pode ser um catalisador potente para crianças que não têm confiança em seu corpo. Ao limitar o tempo que seu filho passa nas mídias sociais ou, caso prefira que ele use mídias sociais, a exposição a imagens perfeitas e estereotipadas de pessoas será significativamente reduzida.

Isso ajudará seu filho a não se comparar com os outros e, em vez disso, passar tempo fazendo atividades que aumentam a confiança que tem em seu corpo.

Atividades de Positividade Corporal

Há muitas atividades de positividade corporal que você pode incentivar seu filho a fazer e que o ajudará a melhorar a percepção que tem de si e sua confiança geral.

Afirmações Positivas

As afirmações positivas são uma maneira fantástica de aumentar a autoconfiança de seu filho. Ao fazê-los reafirmar continuamente que seu corpo é perfeito e que são dignos de mais confiança em sua aparência e em seu corpo.

As afirmações também ajudarão seu filho a amar tudo o que é único sobre si próprio, sejam suas características faciais, tipo ou certas partes do seu corpo etc.

Aqui estão alguns exemplos de afirmações positivas em relação ao corpo que ajudarão seu filho a se tornar mais confiante em relação a sua aparência:

  • «Meu corpo é perfeito».
  • «Eu adoro como o meu corpo é único».
  • «Eu pareço perfeita não importa qual seja a minha aparência».
  • «Eu sou amado pelos meus amigos e parentes».
  • «Eu aceitei totalmente quem eu sou como pessoa».
  • «Eu e meu corpo somos merecedores».

Afirmações positivas também podem ser usadas durante a prática da meditação, o que também é uma ótima maneira de ajudar a melhorar a confiança que seu filho tem em seu corpo. Incentive seu filho a falar cada afirmação em voz alta diariamente.

Diário de Positividade

Usar um diário de positividade também pode ser uma ótima forma de ajudar seu filho a desenvolver uma relação saudável com seu corpo e sua personalidade em geral.

Faça seu filho escrever 3 coisas que ama sobre si e sobre seu corpo, todas as noites, antes de ir para a cama. Com o tempo, isso o ajudará a redefinir a percepção que tem de si mesmo, concentrando-se apenas nos aspectos positivos de seu corpo e de sua personalidade, em vez dos negativos.

Meditação

Acalmar a mente e focar nos aspectos positivos da vida pode ajudar bastante não apenas a melhorar a confiança em seu corpo, mas também ajuda a melhorar nossa vida em geral. Por isso é uma boa ideia introduzir a meditação na rotina de seu filho desde pequeno.

Faça com que seu filho pratique técnicas simples de meditação regularmente, como limpar a mente e se concentrar no presente.

Como já mencionado, as afirmações positivas podem ser incorporadas às sessões de meditação, o que irá melhorar sua experiência e ajudará a fortalecer ainda mais uma mentalidade positiva em relação ao corpo.

Estimule a Prática de Esportes e Atividades de Lazer

A prática de esportes aumenta drasticamente a confiança do seu filho, o que, por sua vez, irá lhe ajudar a se sentir melhor consigo mesmo e com seu corpo.

Incentive seu filho a praticar um esporte ou atividade de lazer de seu interesse, seja futebol, dança, esportes ao ar livre ou artes marciais, pois isto terá um enorme impacto positivo.

O exercício físico também é uma excelente maneira de manter seu filho em forma e aumentar sua confiança.

A Confiança do Seu Filho em Seu Corpo É Importante

Como discutimos, a positividade corporal é muito importante, especialmente durante esta era moderna onde há grande presença da TV e das redes sociais.

Estudos mostram claramente os efeitos que a sociedade moderna está exercendo sobre os nossos filhos, fazendo com que muitos estejam insatisfeitos com sua aparência.

É crucial incentivar seu filho a se tornar mais confiante em relação à sua aparência e ao seu corpo. Deixar esta tarefa de lado pode levar ao surgimento de diversos problemas, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Criar seu filho para se tornar mais positivo em relação ao seu corpo definitivamente é importante no longo prazo. Muitas das etapas deste artigo, como a limitação do uso das redes sociais, o elogio de sua aparência, o questionamento de crenças negativas e a explicação do que são os estereótipos, ajudam seu filho a se sentir bem por estar em ser quem ele é.

Práticas positivas em relação ao corpo, como repetir afirmações positivas, manter um diário de positividade e a meditação, ajudarão seu filho a ver a si mesmo e a seu corpo de maneira positiva, o que contribui para o aumento de sua confiança em geral.

Caso queira saber mais sobre como os diferentes estilos parentais afetam seu filho, confira este post no blog aqui: Estilos Parentais: Explicando os Tipos Eficazes de Criação.

brazilian banner fmk

email

Assine agora!

Enviamos artigos que auxiliam os pais.Só vantagens!
Leia mais

Faça o download gratuito para iOS e Android
iphone-X
Aplicativo móvel «Find My Kids»
Veja a movimentação do seu filho no mapa, ouça o que está acontecendo ao redor do telefone quando você não estiver por perto. Envie um sinal alto quando a criança não ouvir sua ligação.
Faça o download gratuito para iOS e Android
Baixar aplicativo
iphone-X
Assine o blog subscription